Indonésia procura substitutos para
os seus F-5
O comandante da Força Aérea da Indonésia, brigadeiro Ida Bagus Putu Dunia, espera que o país possa substituir os seus velhos caças F-5 por aeronaves mais avançadas tanto em termos tecnológicos como em relação ao armamento transportado.
“Estamos analisando as opções, pois é importante que nós encontremos substitutos mais sofisticados”, disse Ida no mês passado quando o país recebeu mais seis caças Sukhoi SU-30 MK2.
O Ministro da Defesa, Purnomo Yusgiantoro, confirmou os planos do governo de substituir a atual frota de F-5. Ele disse que paralelamente aos caças Sukhoi, a Força Aérea já começou a receber os seus jatos T-50 da Coreia do Sul, estacionados na Base Aérea de Iswahyudi, em Madiun, East Java.
A Indonésia adquiriu um esquadrão com 16 F-5E/F, além de outro equipado com 12 caças F-16A/B. Ambos sofreram muito com o embargo imposto pelos EUA durante as violações dos direitos humanos no Timor Leste. Dos 16 F-5 iniciais, oito foram modernizados na década de 1990 na Bélgica pela SABCA. A Jordânia ofereceu vender alguns F-5 usados para a Indonésia em 2005, mas a oferta foi recusada e o país decidiu investir os recursos na compra de caças Su-30 novos. Anos depois estes mesmos F-5 foram adquiridos pela FAB.
FONTE: com informações do The Jakarta Globe
VEJA TAMBÉM:
A aeronave em primeiro plano deve ser a versão dedicada a reconhecimento, não?
Eles estariam procurando compradores também?
Será que vão enviar os deles pra FAB.
GC
Mercado há….. falta é um novo F-5 modernoso e barato….. nada de aeronave de Us$ 35 milhões….
Agora o nome do oficial brigadeiro…..
Sds.
Falando em F-5…. uma das mais belas fotos de um elemento de F-5 que já vi…..
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/1/7/7/1225771.jpg
Sds.
Baschera que foto linda hein, e tomara que os carinhas da Fab que foram pra feirinha do deserto nao vejam esta reportagem senao vao esvaziar o estoque de F-5 deles.
do jeito que a coisa ficou, já estou me tornando partidario da tese que o Brasil deveria esquecer que uma vez existiu o FX, partir para um projeto nacional de um caça substituto do F-5/AMX, utilizando as tecnologias atuais, dar um perfil semi stealth, manter o bicho barato para um LOW possivel de ser incorporado em 10 anos…
Esquece compras com promessas de tot.
Compra mais alguns F-5 como estes aí e modernizam os mesmos já os utilizando como um laboratorio de tecnologia para este modelo novo nacional….como por exemplo implementar a versão AESA do Grifo que estava em desenvolvimento….
Carvalho assino embaixo de seu comentario simples,direto e objetivo.
Srs Se a idéia é evoluir um F5, compra alguns usados e clona a idéia do F20, trocando os motores por um F414. O salto em desenpenho seria enorme e, com algum refinamento aerodinâmico poderia ser até supercruise. Falando como engenheiro, não é tão complicado assim. Aliás, financeiramente, talvez acabasse sendo um negócio bem atraente, se a célula básica pudesse ser equipada com diversos níveis de aviônicos com preços compatíveis e ao alcance da turma pobre. Uma séria conversa com a Northrop poderia dar um ótimo resultado porque ela deve dispor de todos os dados do F20, o que eliminaria… Read more »
Essa foto do início do post é de quando os aviões ainda estavam na Northorp nos Estados Unidos.
O avião em primeiro plano era um protótipo do RF-5Ee não tem nada com os F-5 da Indonésia.
Opa,
Falou dizer o mais importante.
Esse protótipo é o 71-1420 que pertencia à USAF, mas foi arrendado pela Northrop pára transformá-lo em Tigereye.
Ele ainda voa e nas cores da FAB com a matrícula 4858.
Baschera – Sobre teu comentário das 16:48. Realmente a foto é linda; ainda que, talvez, tenha sido uma passagem arriscada!
Um ajuste: Elemento é um conjunto de dois aviões. Era a menor fração da caça em voo. Dois elementos compunham uma esquadrilha. 3 ou 4 esquadrilhas formavam um esquadrão.
Forte abraço – Franco Ferreira
“ainda que, talvez, tenha sido uma passagem arriscada!” Franco, certamente uma passagem de uma esquadrilha completa de jatos, com essa separação entre as aeronaves, envolve riscos. Mas a distância real do “morrinho” visível na foto pode enganar um pouco e dar a impressão de que estão a baixíssima altura. Na verdade, esses F-5 da bela foto colocada pelo Baschera estão nos Alpes Suíços, sobrevoando um profundo vale no estande de tiro de Axalp, em que os fotógrafos ficam posicionados na mesma altura ou até acima das aeronaves que passam no vale / ravina (se bem que a própria região traz… Read more »
Baschera
Existe um F-5 dos atuais tempos (JF-17), o problema é ser produzido pelos chineses.
A EMBRAER tem condições técnicas de produzir um caça, e vai faze-lo na hora certa, o projeto já foi encomendado, público não vai ser ainda por um bom período pelo menos 5 anos o tempo de consolidação do ST e do KC-390, depois disso o conheceremos o comentário de (carvalho2008 4 de outubro de 2013 at 19:09) é super coerente ao meu ver, fechar os esquadrões de F-16 modernizados como tampão mesmo consequentemente parceria com outro país cujo interesse incomum em produzir um caça seja, outro país que agregue ao saber da EMBRAER, apesar das frequentes decepções com nosso desgoverno… Read more »
Amigos, boa tarde. Em complemento ao que disse o Franco Ferreira: – Dois ou três aviões também são considerados uma esquadrilha e só podem ser conduzidos por um Líder de Esquadrilha. – Uma esquadrilha normal, com quatro aviões, tem dois elementos. Para conduzir esse grupo, o líder do primeiro elemento é um Líder de Esquadrilha, e o líder do segundo elemento (nº 3) não necessita ter essa qualificação. – Um esquadrão pode ser assim considerado mesmo com número menor de esquadrilhas, desde que sejam de aviões diferentes. – Para conduzir esquadrilhas de aviões diferentes, o piloto deve ser qualificado como… Read more »
Não gosto nem de ler essas notícias sobre outras Forças Aéreas desativando os seus F-5 que já começo a imaginá-los na FAB em 2050…
Manda a resposta do RFI deles oferecendo o ST como substituto do F-5, o Brasil já começou fazer.
Eu acredito que ja podemos construir um 4++ nacional, porem sem encomendas de peso a EMBRAER não iria nem começar!!! o FX ajudaria nesse sentido pois abraçaríamos tecnologia que teríamos de desenvolver do zero, aos que criticam dizendo que esses F5 virão para o Brasil, eu só digo uma coisa!!! porque não? esse avião pode ser velho, porem modernizados acredito que na América do sul não temos equivalentes em combate, os F16 chilenos são os únicos que nos podem fazer frente, os SU30 da Venezuela são excelentes maqunas, mas acredito que eles ainda não sabem operar! e o F5M é… Read more »