Paraguai interessado no Super Tucano

20

Super-Tucanos

Declarações de um oficial da “Fuerza Aérea Paraguaya” ao periódico local ABC indicaram que, em função da escassez de recursos, metade da frota de aeronaves EB-312 Tucano da FAP (das seis adquiridas, só três estariam em condições de voo) estão fora de serviço e o Paraguai continua sem ter capacidade de defender seu espaço aéreo.

Em função desta situação, planeja-se a aquisição de dois radares primários e seis aviões Embraer Super Tucano que ficariam baseados em Mariscal Estigarribia (sede de um dos radares que se pretende comprar). Paralelamente se recomenda a instalação de outra unidade em uma base na região Oriental. A “Fuerza Aérea de Paraguay” avaliou várias opções para substituir seus Tucanos, que estão chegando ao final de sua vida útil e que carecem das características necessárias para realizar interceptação de um voo ilegal.

Entre os candidatos estavam o Yak-130 e o L-139 ALCA, ambos aparentemente rejeitados por razões orçamentais. Embora o Paraguai tenha adquirido dois radares ELTA 2106 NG 3D de defesa aérea pontual, o seu âmbito limitado juntamente com a escassez de aviões de combate torna praticamente impossível controlar eficazmente o espaço aéreo nacional.

FONTE: Infodefensa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments