Domingo Aéreo 2013 no PAMA-SP: quantos ‘Mikes’ você consegue contar?
Além destes, havia mais dois F-5EM que não aparecem na foto: um fora do quadro mas dentro do hangar de revisão dos caças, e outro recém-chegado, na parte externa, e que em breve tomará o lugar de um jato que já teve os trabalhos finalizados.
Em breve, traremos matéria só sobre os “Mikes” atualmente no PAMA-SP. Por enquanto, você pode se divertir contando os que aparecem nesta imagem (clique para ampliar). E aproveite para procurar, em meio aos caças da foto, o único modelo biposto atualmente em revisão no Parque.
Tem certeza?
O biposto é o que está na direita, segundo a matrícula da deriva.
Eu também contei nove aeronaves no hangar.
rsrsrsrs…
Ok, mas o poster não é “pegadinha” não…
São só os aviões “de verdade” mesmo.
Roberto, A pista aqui até que é razoável para pouso e decolagem, mas além do comprimento o que tem que levar em conta é o barulho e os obstáculos em volta. E, por outro lado, não é só decolar depois da revisão: tem uma série de testes com aeronave no solo e decolando depois, para os quais uma pista com mais sobra faz diferença. Sobre o cartaz na parede: na verdade, trata-se de um banner gigante homenageando o Esquadrão Pacau, com fotos de quatro F-5M (dois isolados e um elemento). Mas a bandeira encobre metade do cartaz, com dois deles.… Read more »
É, tirando os do pôster consegui visualizar só 8.
Tb contei 8.
Contei oito!
Eu descobri o biposto não pela matrícula na deriva, mas pela aleta no dorso da asa, exclusivo do F-5F.
Tinha 8 desse lado, acho que 2 cobertos do outro lado e 1 exposto fora ho hangar
Fabio,
Os dois (e não três) do outro lado do hangar não eram “Mikes” (M de modernizado). Eram células ocas de F-5E ex-Jordânia ainda em preparação para, mais pra frente, passar por modernização.
Mas ainda havia um “Mike” mais ao fundo de onde está o F-5FM (biposto) da foto, só que não deu pra enquadrar nessa foto.
E o F-5EM do lado de fora.
Total na foto: 8 Mikes (parabéns aos que contaram certo). Somando com os dois que não aparecem, dá 10 Mikes no PAMA-SP, além de três ex-jordanianos.
Saudações!
Ou seja, atualmente tem quase um quarto da frota de F-5 da FAB no PAMA-SP.
Se imaginarmos mais uma meia dúzia de caças indisponíveis nos próprios esquadrões, temos algo como 2/3 da frota operacional.
Poggio, Na verdade, dos 10 Mikes no PAMA-SP um está acabando de entrar e outro está pronto pra sair, então dá 9 efetivamente revisando. Pensando numa frota de 46, os 9 em revisão nível parque significam praticamente um quinto. Creio que é o natural. No ano passado tinha um pouco menos. Eventualmente pode ter um pouco mais. Na média, tem sido isso, cerca de 1/5 da frota em IRAN (Inspection and Repair As Necessary), as chamadas revisões nível parque. O nosso problema é que a frota que sobra nos esquadrões (46 – 9 = 37) é razoável para três esquadrões… Read more »
Nunão
Os “f”‘s entram nessas contas – embora com todos os recheios – ou nas unidades operacionais destinam-se mais a instruções/ treinamentos?
Vi sete.
“sergiocintra em 29 de setembro de 2013 às 23:17” Sergiocintra, a conta de 46 inclui três modelos bipostos F-5FM, ou seja, atualmente a frota de F-5M da FAB conta com 43 monopostos F-5EM e 3 bipostos F-5FM. Isso deverá ser ligeiramente ampliado quando os primeiros ex-jordanianos modernizados entrarem em operação, talvez nos próximos meses. Os bipostos são utilizados apenas para conversão de pilotos de A-29, quando eles chegam a Canoas e Santa Cruz, para os F-5M. As primeiras missões da maioria das fases de conversão operacional são feitas nos bipostos, e as restantes nos monopostos. Isso se dá no 1º/14º… Read more »
Haja massa…
Apesar de modernizados o problema crítico dos F-5 são suas turbinas que o Brasil não consegue “modernizar” por falta de apoio do fabricante e licença dos EUA.
Para manter os Forever voando até 2025 o problema crítico são as turbinas, ou o Brasil compra em algum lugar um lote adicional de motores ou vai ter que comprar turbinas iranianas se é que os persas conseguiram desenvolver turbinas próprias para os seus HESA Azarakhsh e Saeqeh…
Nunão
Isso mesmo, tinha os ex-Jordânia, valeu pela dica.
Agora coloca mais alguns no GDA que o negócio começa a complicar.
Os caças estão faltando.
Gilberto Rezende,
Que problemas são esses?
A CELMA não faz a manutenção a contento?