Governo deve adiar decisão sobre caças da FAB para 2015

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Por Daniel Rittner e Leandra Peres | De Brasília

vinheta-clipping-aereoA não ser que haja uma reviravolta no escândalo de espionagem eletrônica protagonizado pelos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff está praticamente convencida a adiar para 2015 a compra de novos caças à Força Aérea Brasileira (FAB), deixando o capítulo final da novela em torno do projeto FX-2 para um eventual segundo mandato.

Segundo auxiliares diretos da presidente, a decisão já estava muito perto de ser tomada, a favor da americana Boeing. Mesmo com as manifestações de junho e com as dificuldades orçamentárias, Dilma ainda estava disposta a fechar negócio para adquirir um lote inicial de 36 caças F-18 Super Hornet, avaliado em pelo menos US$ 5 bilhões. A revelação de que ela teria sido alvo direto de espionagem pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos mudou completamente o humor de Dilma, que já confidenciou a assessores sua intenção de não assinar nenhum contrato nos próximos meses.

Nas palavras de um auxiliar, se o presidente Barack Obama “tivesse entregado uma pasta com todas as escutas e emails interceptados” de Dilma e da Petrobras, teria sido mantida a visita de Estado a Washington e ainda havia possibilidades reais de levar adiante o negócio. Apenas uma mudança radical de postura da Casa Branca seria capaz de reabrir imediatamente a última fresta para um acordo com a Boeing, mas a chance de avanços em 2014 é “zero” porque “não se anuncia compra de caças em ano eleitoral”, segundo fontes do Palácio do Planalto. Com isso, a decisão fica automaticamente para 2015, em um segundo mandato da petista ou cabendo a quem lhe suceder.

O novo cenário do FX-2, no entanto, não inverte a balança para o lado dos franceses. No governo Lula, a escolha dos caças Rafale chegou a ser cantada pelo ex-presidente brasileiro, quando recebeu o colega francês Nicolas Sarkozy no país, em 2009. De lá para cá, o favoritismo da Dassault – fabricante do jato – se esvaiu, diante da proximidade cada vez maior entre Boeing e Embraer.

O Palácio do Planalto recebeu relatos de que já houve um mal-estar entre a francesa DCNS e a Marinha envolvendo a transferência de tecnologia no contrato para a construção de quatro submarinos de propulsão convencional. O contrato abrange também a parte não nuclear – como o casco – do primeiro submarino nuclear brasileiro. A percepção de problemas recentes desestimula a equipe presidencial a apostar em uma nova parceria de longo prazo com a França, com os caças, numa encomenda inicial de 36 jatos, mas que pode chegar a 124 unidades no longo prazo.

Dilma também recebeu a informação de que o governo indiano, após um acordo para adquirir até 126 caças em um período de dez anos, enfrenta dificuldades na absorção de tecnologia pela Dassault. Essa foi a primeira venda dos caças Rafale a um país estrangeiro e a experiência da Índia é acompanhada com atenção pelos assessores presidenciais.

Os caças suecos Gripen, terceira opção entre os finalistas do FX-2, são vistos no Planalto como um “projeto” e ainda não convenceram o entorno político de Dilma. Até agora, a ofensiva da fabricante Saab não foi capaz de desfazer a percepção de que sua escolha seria uma espécie de tiro no escuro, embora o próprio governo da Suécia já tenha encomendado 60 unidades do Gripen NG (New Generation) – a Suíça adquiriu outros 22 jatos. Os caças têm entrega a partir de 2018.

A Saab busca usar a seu favor o fato de que o caça ainda está em desenvolvimento. Caso Dilma se decida pelo Gripen NG, a fabricante sueca promete a produção de 80% da estrutura do avião no país. Também oferece o financiamento integral para os equipamentos, de forma a aliviar o orçamento da FAB, com o início do pagamento seis meses após a entrega da última das 36 unidades – ou seja, daqui a cerca de 15 anos.

Um dos fatores citados no governo contra uma decisão imediata é a falta de espaço fiscal para encomenda desse porte. O financiamento a longo prazo resolve uma parte do problema, ao evitar desembolso da Aeronáutica nos próximos anos, mas pode ter efeito no cálculo da dívida.

As manifestações populares de junho são apontadas por alguns observadores como mais um complicador, que ajudaram no adiamento do leilão do trem de alta velocidade Rio-São Paulo-Campinas. O Planalto, entretanto, não aponta os protestos de rua como elemento-chave na decisão de Dilma sobre os caças.

O novo adiamento cria um problema concreto para a proteção do espaço aéreo: a FAB conseguiu prolongar a vida útil dos caças Mirage 2000 C/D usados que comprou da França, em 2005, mas o ciclo operacional dos jatos termina inevitavelmente no fim deste ano. Eles serão desativados, em definitivo, e não há mais nenhum caça de interceptação disponível na frota da Aeronáutica.

Para remediar o problema, a Embraer está modernizando e adaptando caças F-5, usados tradicionalmente para defesa aérea e ataque ao solo. Eles complementam, mas não eliminam a necessidade de compra dos novos aviões, que são de múltiplo emprego e de geração superior.

Em 2005, após sepultar a primeira versão do projeto FX, o governo Lula decidiu comprar um lote de 12 Mirage usados para não ficar unicamente na dependência dos caças F-5. É esse o dilema que reaparece agora, fazendo surgir novamente especulações em torno da compra de outro lote de aviões usado, como solução “tampão” até o desfecho da concorrência.

A compra dos novos caças se transformou numa novela que já dura mais de 13 anos e atravessou governos de três presidentes diferentes. Alegando que sua prioridade de gastos era com o Fome Zero, Lula extinguiu o primeiro processo de disputa, batizado como FX. Na época, a Dassault era favorita, oferecendo os caças Mirage 2000/BR. Corriam por fora os russos da Sukhoi.

O sepultamento da primeira concorrência foi até bem vista pelos militares, diante da constatação de que surgia uma nova geração de caças. Isso permitiu, na reabertura da disputa em 2008, quando passou a ser chamada de FX-2, a apresentação de propostas com aviões mais modernos.

Dilma, assim que assumiu, desacelerou o processo de decisão e evitou dar um desfecho nos dois primeiros anos de mandato. Nos últimos anos, havia grande expectativa de que finalmente o martelo fosse batido. Em agosto, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, o comandante da FAB, tenente-brigadeiro Juniti Saito, havia declarado que a decisão da presidente seria tomada “em curto prazo”.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, também vinha dando indicações de que a escolha final estava prestes a ser feita. Depois do anúncio, ainda há negociações até a assinatura do contrato.

FONTE: Valor Econômico

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André Sávio Craveiro Bueno

Adiado está o governo!

Por que não adiam a compra ou aluguel de carros oficiais ou qualquer outra ação de conforto para os “legisladores” e séquito do executivo?

Não há o que dizer. À imprensa cabe mostrar que a postergação da compra de caças traz prejuízo gigantesco para a defesa do território nacional e é uma perda de oportunidade industrial. Mas a imprensa…

Corsario137

E pra quem ainda acredita numa alternativa russa…

http://www.valor.com.br/agro/3283976/russia-barra-mais-dez-frigorificos-do-brasil

…um baldinho de gelo 😉

Guilherme Poggio

Mas que coisa!

Quer dizer que os outros veículos da imprensa andam lendo as opiniões do editor-chefe do “Poder Aéreo”?

http://www.aereo.jor.br/2013/09/20/espionagem-nao-devera-afetar-venda-de-cacas-ao-brasil/

Fighting Falcon

Adiar?
Como vão as coisas eles vão cancelar e quando assumir o novo governo (mesmo que o que está seja reeleito) vão ver as novas prioridades e replanejar. Seja tucano, Democrata, petista etc
Como as propostas estão desatualizadas e vencidas, vão reabrir a licitação ou atualização das propostas.
Contrato na melhor das hipoteses, fim de 2015 ou inicio de 2016.
Caças com status de POC lá para 2020.
Ou seja, a quinta geração já vai estar em operação pelo mundo e os primeiros prototipos da sexta geração ganhando os ceus.
Brasil, um país com dirigentes tolos.
Lamentável

Corsario137

E a propósito: EU AINDA ACREDITO.

Fighting Falcon

Ao menos o governo agora acordou para ver que a opção francesa não é a melhor. Mesmo depois de 30 e tantos anos sofrendo com os Mirage III (manutenção, operação, não a aeronave em si), viram que não tem essa de transferência irrestrita de tecnologia e coisa e tal. Não são os parceiros que tanto o “Companheiro Lula” acreditava. Sobre o Gripen ainda é uma boa opção. projeto por projeto o governo tem vários e nada sai no prazo esperado. Se eles não acreditam em um país bem estruturado como a Suécia deveriam repensar melhor, se nós que não temos… Read more »

solskhaer

Adiam não, bombardeiem e destruam log esse tal de FX, um câncer de projeto.
Comprem logo qualquer um caça moderninho e ponto final.

Vader

Ora, uma matéria finalmente equilibrada do Valor Econômico. Alguns pontos de destaque, a se crer na veracidade das fontes: 1. A compra ficou para as calendas, o que vale a dizer: o FX2 ACABOU! O governo do PT teve 12 anos para resolver a questão e foi INCAPAZ de fazê-lo. Como aliás era previsível de um governo que quando põe as patas no chão a grama morre; 2. A compra vai acabar caindo no colo do próximo presidente, Dilma, Aécio, Marina ou Eduardo Campos (minha opinião pessoal é que tem tudo para ser este último, não que eu goste disso… Read more »

Vader

Ah sim, a se confiar na notícia, vem tampão aí.

Minha aposta é a mesma do Aéreo: F-16 dos estoques da USAF.

Nick

Como acreditar que vai haver decisão em 2015, se as propostas vencem daqui 4 dias??? 😀

No mais, também acredito que compraremos células usadas de F-16 que passarão por modernização/revitalização e se tornarão o principal vetor da FAB para os próximos 30 anos.

[]’s

eder albino

Se ficar pra 2015 a decisão, é caso seja eleito o Eduardo Campos…
é Boieng na certa!

eder albino

ops. boeing

Guilherme Poggio

É o “Desert Falcon” cada vez mais perto do Brasil.

Mais uma informação adiantada aqui pelo Poder Aéreo.

http://www.aereo.jor.br/2013/08/29/f-x2-sem-perspectivas-de-definicao-fab-pode-comprar-cacas-f-16-usados/

Guilherme Poggio

A minha interpretação da matéria é de que o Planalto não gosta de nenhuma das três propostas do F-X2 (na verdade o Planalto não gosta e do programa como um todo).

Então vai ter que se contentar com sobras do deserto ou tampão a cada cinco anos.

Na verdade falta visão de longo prazo para o governo.

Leonardo

De 2015 adiam para 2019, depois 2023 e daí por diante…..

É está difícil enxergar alguma luz no fim do túnel!!!!!

André Sávio Craveiro Bueno

Guilherme Poggio disse:
26 de setembro de 2013 às 10:41

Concordo com você, mas eu usaria outra expressão ao invés de “falta de visão”. É falta de interesse e/ou de competência.

O governo governa pelo governo. Ele [governo] é o início, meio e fim. Governar é agir, doa a quem doer, desde que as ações sejam pautadas pelo interesse público consideradas as leis, digamos assim, de modo simplificado.

Marcos

Se existe uma desconfiança por parte do governo em relação aos EUA, tal desconfiança, que é mutua, continuará em 2015, 2016, 2017… Assim, esse pretexto da espionagem, é só para empurrar a coisa com a barriga.

eduardo pereira

Corsario , somos dois a continuar acreditando, vi e ouvi a Dilminha dizendo(no jornal Bom dia Brasil em reportagem) que os interesses comerciais estratégicos entre as duas naçoes prevalecem sobre estas questoes de espionagem ,creio que ela ,assim como o desgoverno federal como um todo, sabe que o Brasil tem muuuuuito a perder ficando de beicinho pro titio Sam.
HORNET Eu Acredito !!!!!
Sds. Eduardo,agora de smart novo!rs

Edcarlos Prudente

Bem, então fica quase certa a compra de 24 células de F-16, de outra forma não há como a FAB garantir a capacidade de defesa minimamente. A não ser que essa seja a verdadeira vontade do atual governo, que fiquemos sem uma Força Aérea!

Com a misericórdia de Deus teremos um Governo de verdade em 2015!

eduardo pereira

Creio que pra frentemente terei a oportunidade de ver de perto e nas cores da FAB o segundo caça mais bacana pra mim( atrás do aposentado,nao no Irã, Tomcat) o F-16 e tomara que já que vai segurar a onda por trocentos anos ,comprem logo uns 60 ,modernizem a os moldes de Israel e ficaremos “”bonitos na fita”” até aparecerem os novinhos que sabe lá se ja nao serao nacionais de tanto que podem vir a demorar .
Creio na vinda dos Hornets, mas, nao por agora pois o FX2 está a ir a óbito !

Guizmo

De onde vocês estão tirando F-16 do deserto? A matéria diz claramente que não serão adquiridos aviões até 2015!!! Não importa se são Mig-15, F-22 ou 14 Bis. Avião só a partir de 2015.

Outra coisa que pra mim ficou claro é que o Gripen NÃO está correndo por fora, pelo contrário! É bem capaz que logo após a posse do 2o mandato (sim, creio que vai acontecer isso), a Dilma vai anunciar os Gripens

Guilherme Poggio

Caro Guizmo A matéria sugere que a escolha não será feita antes de 2015. Isso significa que o governo só definirá um vencedor em 2015 e a distância entre escolher um vencedor e ter o avião vencedor com as cores da FAB é muito grande. Se a escolha ocorrer em 2015, o contrato seria firmado somente em 2016 e o primeiro avião dificilmente chegaria antes de 2018. Até lá metade da frota de F-5 já deu baixa. O problema de adiar a decisão é este. Qual o avião que fará o papel de interceptador na FAB até lá? Só o… Read more »

Max

E como sempre, nosso governo seja ele qual for, gasta horrores em propaganda para enganar , convencer o povo que somos uma potencia em todos os sentidos, e na hora de provar ao menos em parte a afirmação, não dá conta de uma compra de 3 dúzias de aviões que estarão completamente obsoletos nas próximas décadas.
O Brasil come mortadela de 5ª e arrota caviar Beluga, depois são os outros que são arrogantes.

Marcos

Qual usado?
Existem F-16 estocados? Sim, lógico, mas quais as condições dessas células e da eletrônica embarcada?

Marcos

Pobre fica na frente da concessionária por dez anos. Desconfiado, o gerente da concessionaria manda investigar quem é e o que quer. Indignado com a “espionagem”, o cidadão diz que não vai mais comprar o BMW, pelo menos não agora.

Rogério

Não vai fechar com o SH por ser americano mas vão pegar F-16 em Tucson!!!, rsrsrs então tah né!!!!

Baschera

Tipico de países bananeiros e ditatoriais…. que tomam decisões baseados no “humor” do dirigente. No mais, mesmo a parte do PROSUB, nada que aqui mesmo não houvéssemos discutido e predito. Perdemos o bonde mais uma vez…. já que com mais este enrola a FAB possivelmente só vai ver aviões 4g ++ lá por 2020 e olhe lá !! Mas em 2020 o cenário sera outro, totalmente diferente do que se apresenta hoje, onde vetores de 5g já se farão presentes e aparecerão os primeiros projetos da 6g. Ou seja, por indecisão, prevaricação e má gestão… perderemos o bonde novamente…. com… Read more »

Baschera

A propósito, dão (ad eternum) esta desculpa esfarrapada sobre a eterna falta de verbas…. e aí gastam R$ 1,2 bilhão com caminhões de pobre, ônibus, centenas de caçambas e ambulâncias… que o Exército nem motoristas têm.

Transformaram a FAB numa empresa de táxi aéreo e agora estão transformando o Exército em transportadora e empresa de ônibus !

Há brindes em Havana…..

Sds.

Fighting Falcon

É bem provavel que vamos ter umas 3 duzias de tampão para operar e suprir a lacuna do 2000 e dos 5-M que iniciaram a baixa em breve.

thomas_dw

a FAB não deve comprar mais aviões de combate novos – isto não deve ocorrer nem em 2015 ou em 2025 ou 2035, quando chegar a hora de aposentar os F-5, eles irão dar baixa sem substitutos, gradualmente ocorrendo o desmonte da Aviação de Combate, como ocorreu nos anos 60. O próximo governo encontrara uma conjuntura econômica delicada, uma conjuntura desfavorável que deve perdurar por um período de muitos anos. Do mesmo jeito, a Marinha deve dar baixa nas Fragatas com sua substituição por Corvetas. Manteremos nossa forca de Submarinos, com 4 Scorpenes e … mais nada. A ilusão acabou… Read more »

Guizmo

Caro Poggio,
Não acho que isso ocorra, mais provável é termos uma frota minguada até recebermos os primeiros f-x’s….caso haja um tampão, o mesmo também só vai ser anunciado em 2015, esse é meu ponto! Não existe diferença ao publico de caça tampão, f-x, etc, etc. Do ponto de vista eleitoral, político, é tudo a mesma coisa!!

O mais provável é o seguinte cenário:
Fev 2015 – Gripen é anunciado vencedor e, para suprir a frota até o recebimento das primeiras células, a Suécia/Saab desenvolvem uma solução tampão com Gripens usados, ou sul-africanos, ou sei lá de onde……

Abs

joao.filho

Amigos, ja deixem de falar de “opcoes” no FX-2. Essa piada de mal gosto acabou!!! Da ate vergonha ainda ficar teclando sobre essa porcaria. Duvido muito que nesse pais de mrd*a ate mesmo F-16 do deserto cheguem para a FAB. Nem corvetas usadas de 40 anos de idade para a MB. Nao vai haver e nada!!! Agora, se o tenente-brigadeiro Juniti Saito tivesse o minimo de vergonha na cara, renunciaria imediatamente seu cargo e publicaria uma carta aberta a sociedade brasileira. Chega de morder o travesseiro!!!

Antonio M

E isso de alegar orçamento é mentira mesmo, 2014 é o ano em que tratam de eleger e se reeleger, não há tempo para trabalhar de verdade, são muitas viagens para ir tomar cafezinho em boteco, replicar discursos em palanques, ir aos palanques de outros, abraçar e beijar os pobres e criancinhas, almoçar buchada, arroz e feijão em restaurantes populares e ir vomitar logo depois para poderr jantar em restaurantes 5 estrelas regados a Romanée-Conti com puxa-sacos e financiadores de campanha então, onde vão encontrar tempo para tratar do que realmente interessa ?

eduardo pereira

F-16 na cabeça !

Baschera

Como disse um amigo,

Não vão escolher é nada… nem tampão (que nome ridículo…. só em Puthânfia mesmo se nomina “caças” com produto intimo feminino).

Em 2014 vem a copa e as eleições…depois em 2016 vem a olimpíada…em 2017 vem a bancarrota e por fim novas eleições em 2018 !!

Sds.

Baschera

Quanto ao quadro econômico…. leiam:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/09/revista-britanica-questiona-se-brasil-estragou-tudo.html

O Brasil e seu eterno voo de galinha manca, com artrite e cega….

Sds.

joao.filho

O Brasil e seu eterno voo de galinha manca, com artrite e cega….

rsrsrs!!! Quase cai da cadeira de tanto rir!!! Mas falando serio, esta deprimente a coisa no Brasil, nao?

Wagner

Eu quero os F 16 do Arizona, mas… anotem aí…

DAQUI A UNS MESES, VIRÃO UNS 20 ou 30 F5 SUÍÇOS.

É assim que vai ser…

Por isso eu curto a Força Aérea Russa, para ter esperanças e alegrias, pq, se eu basear meu bom humor na FAB, meu deus, pior que torcer para meu Verdão !! ( e eu torço…) KKKKKKKKKKK !! 🙂 🙂

DrCockroach

“ain’t no grave can hold me (FX-2?) down”

http://www.youtube.com/watch?v=fZRbH5aSuIw

[]s!

thomas_dw

um detalhe, o Super Hornet sai de producao nos proximos anos, apenas o Growler deve continuar, em 2015, a linha ja deve estar sendo fechada para novas encomendas com os ultimos lotes ja em producao.

Guilherme Poggio

caro thomas_dw

Muito bem lembrado. Sem novas encomendas a linha do Super Hornet pode ser fechada por volta de 2015-2016.

André Sávio Craveiro Bueno

Um off topic
————————————————————–
Miami Herald

Why we spy on Brazil
Carlos Alberto Montaner

http://www.miamiherald.com/2013/09/25/3650784/why-we-spy-on-brazil.html

joao.filho

Nao se preocupem, nao. O SH sair de producao e noticia boa para o Brasil. Historicamente, o Brasil so compra avioes que acabam de sair de producao, ou estao prestes a sair. Vide Mirage, F-5, A-4, P-3 e etc. Isso pode ser um bom sinal para os super fans do SH. Talvez la por 2025 o Brasil compre uma duzia…

Gilberto Rezende

Não acredito na fonte valor econômico, jornal de economia do grupo Globo, e como disse se tem gente que não acredita em ToT francesa eu não acredito em parceria americana. Esta notícia estruturada para renovar o favoritismo do F/A-18 Super Hornet e se baseia na “informação” inédita que estaria havendo problemas na ToT dos submarinos franceses para o Brasil e nos conhecidos problemas dos contratos do MMRCA indiano com a Dassault para desqualificar uma volta de favoritismo ao Rafale. Primeiro parece que as organizações globo CORRE para apagar o incêndio que ela mesma iniciou. Ao reconhecer que sua cruzada contra… Read more »

Wagner

Preparar… apontar…

Gilberto Rezende

Em relação aos problemas levantados da ToT francesa, o único problema de monta conhecido no Prosub é das baterias dos Scorpènes que o fabricante francês usa um componente de tecnologia americano que (surpresa, surpresa) o governo dos EUA não libera a reexportação para o Brasil… Portanto o PROBLEMA com os franceses é na verdade um problema com, com, com os AMERICANOS !!! Até onde sei o problema que causou atrasos foi resolvido com o reprojeto do componente da bateria usando tecnologia francesa e brasileira (da Saturnia empresa receptora da ToT e fabricante das baterias da MB). Quanto ao “problema” indiano… Read more »

ricardo_recife

K, K, K, K, K, K, K, K, K, K, K, K, K.

Esse Gilberto é ótimo. No stand up ele é imbatível.

Foi-se o FX-II. Agora ou é deserto ou mais F-5. Contudo, ainda acredito em jatinhos. Longa vida ao GTE.

Abs,

Ricardo

ricardo_recife
Control

Srs Em 2009, muitos torcedores do Rafale e seguidores fiéis de nosso líder iluminado comemoraram à larga. Graças a ação de alguns, o Brasil escapou de aumentar sua dívida em alguns bilhões de dólares para ter o duvidoso prazer de ver Rafales sobrevoarem o desfile de 7 de setembro em Brasília. Agora em 2013, parece que teremos a sorte de escapar de uma situação parecida com os F18. O fato é que o orçamento da FAB não comporta o custo de operação do F18, apesar deste ser menor que o do Rafale. Ou seja, se for comprado o F18, parte… Read more »

AlexJ

Gilberto Rezende disse:
26 de setembro de 2013 às 16:21

“Se vai comprar da Boeing compre o que PRESTA…”

Gilberto,

Se o SH não PRESTA como vc diz, quer dizer então que a US Navy, a mais formidável máquina de guerra do mundo, usa o que não presta? Que os EUA venderam porcaria para um aliado de primeira hora como a Austrália (que até recebeu cópia das interceptações sofridas pela gerenta)?

Antonio M

O Gilberto é um personagem, não pode ser de verdade …..

André Sávio Craveiro Bueno

Off topic

Why we spy on Brazil
Miami Herald
Carlos Alberto Montanero

http://www.miamiherald.com/2013/09/25/3650784/why-we-spy-on-brazil.html

Edgar

Muito interessante essa matéria André!

O M.A.G. deveria traduzi-la para comandantA…

Talvez ela volte atrás dessa decisão de não decidir e decida pelo Gripen.