Há oito anos FAB recebia o seu primeiro F-5 modernizado

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F-5EM

No dia 21 de setembro de 2005 o primeiro F-5 modernizado da FAB foi recebido na Base Aérea de Canoas. Era o F-5EM matrícula FAB 4856. Uma das curiosidades do 4856 é que ele foi o primeiro F-5E construído pela Northrop, tendo voado pela primeira vez no dia 11 de agosto de 1972 com a matrícula norte-americana  71-1417. O aparelho foi inicialmente apresentado nas instalações Hawthorne em 23 de junho daquele ano (saiba mais nos links abaixo).

A aeronave foi adquirida usada pela FAB no final da década de 1980 e, no mês passado, o F-5M 4856 completou 41 anos.

PAMA-SP 2012 - F-5EM 4856 em exposição - foto 3 Nunão - Poder Aéreo

PAMA-SP 2012 - F-5EM 4856 em exposição - foto Nunão - Poder Aéreo

O programa de modernização dos caças F-5 abrangeu um total de 46 unidades, sendo 43 monopostos e três bipostos. A entrega da primeira unidade sofreu um atraso de nove meses em função de problemas de integração do software da aeronave. Todo o processo deveria estar completo até 2007, mas atrasos no programa fizeram com que a última aeronave fosse entregue somente no início deste ano.

Atualmente a Embraer está concentrada na modernização dos F-5E/F comprados pelo Brasil, em 2008, da Real Força Aérea da Jordânia (três modelos bipostos e oito monopostos).

PAMA-SP 2012 - F-5EM 4856 em exposição - foto 2 Nunão - Poder Aéreo

F 5 EM 4856 no solo

FOTOS DO ALTO E DE BAIXO: FAB

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Justin Case

Amigos,

Parabéns a todos que contribuíram para o sucesso do Projeto!
Só espero que não seja F5-4U-4Ever.
Abraço e bom fim de semana a todos,

Justin

sergiocintra

Só falta o link (br) para estar totalmente integrado, pois é isso que temos e o que teremos por bons anos.

Fighting Falcon

Sergiocintra,
Ainda não foi integrado?
Previsão?

cristiano.gr

“…não me interessa se ela é coroa, panela velha é que faz comida boa…”

sergiocintra

Fighting Falcon foi matéria aqui mesmo onde mencionaram, que aguardava-se a conclusão dos testes finais do link (datalink Br) para a integração dos F-5 junto aos E/R-99 e A-29. Também fiquei espantado com a menção e depois foi confirmado, que as comunicações/integração do F-5 eram só por radio.

Fernando "Nunão" De Martini

Sergio Cintra,

Você deve estar falando dessa matéria aqui:

http://www.aereo.jor.br/2012/12/07/link-br2-fab-tera-sistema-nacional-de-datalink-para-comunicacao-entre-aeronaves/

Apenas esclarecendo a parte que você escreveu que “as comunicações/integração do F-5 eram só por radio.”

De fato, implementar a comunicação entre E-99 e F-5M por datalink é um dos objetivos do sistema. Porém, apenas para que algum outro leitor não faça a mesma confusão que fizeram na própria matéria do link, o sistema já existente nos F-5M permite comunicação por datalink entre diversos F-5M de uma mesma esquadrilha.

sergiocintra

Perfeito Nunão era essa matéria.
Entre eles se falam, falta o “Br” para ser entre todos os demais.