Modernização dos F-5 da Tunísia
A agência DSCA (Defense Security Cooperation Agency) do Pentágono notificou o Congresso dos EUA no último dia 18 de setembro sobre uma possível venda de aviônicos e equipamentos associados para a frota de caças F-5 da Tunísia. A principal contratante dos serviços seria a Northrop Grumman, com sede em St. Augustine, na Florida.
A Força Aérea da Tunísia adquiriu 16 caças F-5E/F na década de 1980. Destes, 15 permanecem no inventário e todos deverão ser alvo do processo de modernização. Atualmente os caças estão baseados em Bizerte-Sidi Ahmed e são operados pelo 15º Esquadrão.
O eventual contrato, através do programa FMS (Foreign Military Sale), está avaliado em US $ 60 milhões. O pedido do governo da Tunísia envolve a compra de Sistemas de navegação LN-260 GPS/Inercial, unidade de controle com display, fonte de energia elétrica, sistema de controle ambiental, inspeção de material, publicações e documentação técnica, treinamento de pessoal e equipamentos para treinamento, apoio governamental e da contratante, serviços de logística e outros equipamentos associados.
Ainda segundo o documento da DSCA, até 23 representantes da contratante deverão trabalhar por cerca de dois anos na Tunísia para apoiar o programa.
FONTE: DSCA (tradução e adaptação do Pode Aéreo a partir do original em inglês)
FOTO: RevolutionTunisie/Google Earth
NOTA DO EDITOR: aparentemente este parece ser um valor bastante elevado (US $ 60 milhões) para a modernização apenas dos equipamentos de navegação de 12 caças. Para uma quantidade de caças semelhante, a FAB pretendia gastar algo próximo de US $107 milhões na modernização completa dos F-5 “jordanianos” (ver primeiro link abaixo), que inclui um painel totalmente novo, aviônicos avançados (incluindo troca do radar), OBOGS, HMD, comandos HOTAS, alerta radar, rádios de comunicação e navegação novos e outras modificações.
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ainda bem que vão modernizar por lá mesmo, senão…
Porque eles nao modernizam aqui?
sds
GC
Opa, a Embraer não mandou nem um representante para fazer propaganda do sistemas que eles aprenderam a instalar?
Pois nossos F-5 receberam mais modernizações, ta certo que o valor é bem maior. 🙂
Depois ainda dizem que a Embraer vive de explorar a FAB.
Galeão, Joner e Corsário137, pensei a mesma coisa: 1) por que não, pelo menos, propor executar o mesmo padrão de modernização já efetuado para a FAB? 2) até que a nossa modernização ficou a um custo razoável pois, além de um ” upergrade” completo na aviônica (que é algo relativo e não muito transparente em termos de comparação devidamente homogeneizada) podemos até imaginar que o trabalho executado por brasileiros seria na parte estrutural (coisa que me parece não foi , ainda, cogitado no programa tunisiano.Na minha opinião já acumulamos experiencia e teríamos escala suficiente para isso. Isso se a RUAG… Read more »
Caro Poggio, esta versão tunisiana parece ser diferente da versão jordaniana. O que lhe parece?
PS: “uppergrade”
Prezado rommelqe
Com exceção da extensão da base da deriva que existe nos “tunisianos”, externamente não vejo muitas diferenças com os “jordanianos”.
O ângulo não ajuda, mas tenho a ligeira impressão de que as extensões dos bordos de ataque são dos lotes mais recentes de produção, de formato um pouco diferente e que conferia uma área ligeiramente maior, como é o caso dos F-5 mexicanos e dos nossos F-5F “ex-aggresssor”.
Nunão, é minha impressão tb.
Obrigado.
Manda para a EMBRAER que fará um trabalho melhor e com menor preço.
Isso pq muitos criticam nossa empresa…