Piloto espanhol alcança a marca de 4.000 horas de voo em jatos F-5
–
Foi a primeira vez que um piloto espanhol atingiu essa marca que, segundo a Força Aérea Espanhola, faz dele o piloto com mais horas de voo em F-5 não só na Espanha, mas em todo o mundo
–
Na última quarta-feira, 11 de julho, um marco importante foi atingido por um piloto da Força Aérea Espanhola: o tenente-coronel Jesús Antonio Caballero, chefe do Grupo de Estudos e Forças Aéreas da Ala 23 da Base Aérea de Talavera cumpriu 4.000 horas de voo na aeronave F-5
Esse feito, obtido individualmente, é um fato único na Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire) e também internacionalmente, segundo a nota divulgada no site da Força no dia seguinte, pois até o momento não se tem conhecimento de algum outro piloto que tivesse atingido a marca, nos países que operam ou já operaram as diversas versões do F-5.
A missão das 4.000 horas realizada pelo tenente-coronel, que é instrutor de F-5, foi de treinamento para professores destinados recentemente à Ala 23. No caso, uma missão de interceptação ar-ar dentro do Plano de Instrução II.
O primeiro voo do tenente-coronel Caballero em F-5 foi realizado em 1987, quando chegou à Ala 23 como aluno. Depois, ele continuou voando esse sistema de armas na Ala 21 da Base Aérea de Morón, no Centro Logístico de Armamento e Experimentação (CLAEX) da Base Aérea de Torrejón e, novamente desde 1993, na Ala 23 como instrutor. Caballero voou as versões A, RF, B e M* da aeronave.
FONTE: Força Aérea Espanhola (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
*NOTA DO EDITOR: “M” é a designação da versão modernizada dos jatos F-5B (bipostos) espanhóis, utilizados para treinamento de pilotos de caça. Para saber mais, clique nos dois primeiros links da lista abaixo.
VEJA TAMBÉM:
- Alphajets franceses e F-5M (B) espanhóis, lado a lado
- Instrutores franceses e seus Alphajets são recebidos em base na Espanha
- Ala 15 da Espanha comemora 150 mil horas de voo de F-18 Hornet / C.15
- Piloto espanhol ultrapassa 1.000 horas de voo em Eurofighter
- Hercules espanhóis completam 10.000 horas de voo no Afeganistão
- Super Puma espanhóis no Afeganistão: 3.000 horas de MEDEVAC
- Caças Eurofighter espanhóis atingem 1.000 horas na Ala 14 de Albacete
- Força Aérea Espanhola: Ala 14 de Albacete começa a operar o Eurofighter
- Ejército del Aire comemora 10.000 horas de voo do C.16, vulgo Typhoon
- Conheça os (prováveis) futuros caças da Argentina
Roberto,
Creio que não é uma questão de tempo em que uma aeronave é operada neste ou naquele país, e sim de rotatividade dos pilotos, progressão na carreira etc.
Mas também me surpreendi com a notícia.
Pode deixar,
Do jeito que vai nosso F-X nossos pilotos se tiverem orçamento vão voar muito mais que isso (infelizmente).
Roberto, muito interessante. Desconhecia esse tailandês, e de fato me parece jovem para isso. Mas como a pesquisa no nome dele só dá texto em tailandês, não tenho como checar… De fato, me parece bem jovem para ter tantas horas, lembrando que o piloto espanhol desta matéria começou a voar em 1987 (provavelmente com cerca de 20 anos de idade, então já deve ter uns 45 no mínimo). Creio que, voando 300 horas por ano só em F-5 (o que é bastante coisa), um piloto levaria 30 anos para chegar a 9.000 horas de voo – assim, começando por volta… Read more »