F-X2: caças suecos são melhor opção para o Brasil, afirma senador Agripino
Após visita à Suécia na semana passada para conhecer o caça Gripen NG, da empresa Saab, um dos concorrentes que tentam fechar um contrato com o governo brasileiro com o objetivo de reequipar as Forças Armadas, o senador José Agripino (DEM-RN) disse nesta sexta-feira (13) que aquele país está mais apto que os Estados Unidos e a França para atender a demanda brasileira pela compra de 36 caças.
O parlamentar viajou ao país escandinavo a convite do governo sueco em uma comitiva formada por parlamentares integrantes das Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado. O grupo vai elaborar um relatório que será enviado à presidente Dilma Rousseff, a quem caberá a decisão final sobre a compra.
Para Agripino, o avião sueco é o ideal para a realidade brasileira em razão de seu custo mais baixo em comparação com os concorrentes F-18 Super Hornet, fabricado pela norte-americana Boeing, e o Rafale, da francesa Dassault.
– O custo de operação do Grippen (sic) é mais ou menos um terço do custo de operação de um Rafale e de um F-18. O Brasil é um país pacifista. O que precisa é ter aviões supersônicos para se estabelecer no plano internacional como um país que dispõe de mecanismos de defesa – avaliou o parlamentar.
Além disso, o senador destacou a garantia dada pela Saab de participação da indústria nacional no processo de desenvolvimento tecnológico.
– A sensação que trago é de que a operação com o Gripen deve ser vista com lente de aumento tendo em vista o interesse imediato e o interesse permanente que o Brasil pode retirar de uma compra que resultará de uma parceria para a indústria aeronáutica – defendeu.
Também viajaram para a Suécia os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE), Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e os deputados Nelson Pelegrino (PT-BA), Leonardo Gadelha (PSC-PB) e Carlos Zarattini (PT-SP).
FONTE: Agência Senado
VEJA TAMBÉM:
- Parlamentares viajam à Suécia para conhecer caça concorrente de modelo americano
- Novo Gripen: ‘Ainda há tempo para o Brasil participar desde o início se a decisão pelo caça ocorrer em breve’
- Ferraço sobre o F-X2: ‘governo foi indolente e lerdo neste processo’
- Áudio e texto da audiência com o comandante da Aeronáutica no Senado
- Saito espera que Dilma decida o F-X2 no ‘curto prazo’
- F-X2: prefeito de São Bernardo / SP deixa claro que torce pelo Gripen
- F-X2: será que a ‘venda bilionária’ vai ‘cair no colo’ da Saab?
- Saab poderá construir fábrica de aeroestruturas em São Bernardo
- F-X2: prefeito de São Bernardo anuncia favoritismo dos caças Gripen da Saab
- Gripen na Suíça: compra do caça da Saab é aprovada na Câmara
- Força Aérea Tailandesa quer mais caças Gripen e visa se tornar líder regional
- Gripen na República Tcheca até 2029
- Empresa suíça fornece à Saab máquinas para produção do Gripen E
- Indústria suíça será fornecedora única de componentes importantes do Gripen E
- Gripen E terá fuselagem mais longa
- Gripen E: cronograma dos protótipos, certificação e primeiras entegas
- Gripen de volta à mídia na Suíça – parte 2: entrevista com o CEO da Saab
- Saab confirma início da montagem do primeiro Gripen E de pré-produção
- Gripen de volta à mídia na Suíça – parte 1: o caça não é mais ‘de papel’
- Jobim reafirma preferência por caça francês. Senadores querem acompanhar negócios
Certíssimo o senador! 🙂
Cansei dessa novela, por mim podem escolher até aviões chineses, desde que escolham algo!!! a vantagem do Gripen é que podemos comprar uma quantidade maior! bom se bem que acredito eu eles não compraram mais que 36!
Costamarques,
O F-X2 é para 36 aeronaves, eu não contaria (apesar de sonhar ainda ser de graça)com nada mais do que isso, quanto à renovação da Aviação de Caça, por um bom tempo.
Aliás, se o F-X2 um dia sair, na minha opinião já seria até motivo da assinatura do contrato virar um Feriado…
O senador, que nem da base alugada é, disse somente o óbvio ululante; nada de novo portanto.
Mas Nunão gostei da ideia, pois finalmente a aviação de caça teria realmente uma data sua p/ comemorar.
É que o 23/10 soa mto estranho, nossa aviação de caça foi a Itália, não abateu alemão algum e fica comemorando o que na verdade foi uma grande missão de interdição!!!
The Mud Movers Day!!!
Maurício,
Creio que você fez uma pequena confusão entre 23/10 e 22/4…
Mauricio R. disse: 14 de setembro de 2013 às 12:22 É que o 23/10 soa mto estranho, nossa aviação de caça foi a Itália, não abateu alemão algum… Na verdade, oficialmente abateram duas aeronaves tedescas. Mas tratava-se de um TO onde os aliados já gozavam de supremacia aérea total, então os encontros com a aviação de caça alemã – a essa altura muito ocupada em dar combate às ondas de B-17 e Lancaster – eram raros. …e fica comemorando o que na verdade foi uma grande missão de interdição!!! De fato, o 1ºGAC foi responsável por 5% das missões atribuídas… Read more »
Não tenho números em mãos para contestar qualquer coisa.
A única coisa que questiono na FAB é que ela não tenha trazido os três concorrentes para testá-los em ambiente úmido e quente da Amazônia.
Que eu saiba a razão dessa ser a data da caça brasileira não tem nenhuma relação com número de abates até porquê o avião recebido não era o ideal pra função. O Jug se defendia num dogfight mas claramente não tinha as características de um Mustang ou de um BF-109. Ele brilhava mesmo era no que usávamos. De resto, posso estar errado mas esse bendito FX não marca a primeira vez em que a FAB fica nessa lenga lenga pra recebimento de vetores e acaba recebendo vetores inferiores ao que desejava. Que eu saiba, o Gloster Meteor não era superior… Read more »
Senhores esse mesmo Senador foi tirar satisfação com a DIREX da CRUZEX 2004 porque as aeronaves incomodavam o sono do mesmo em seu flat na capital potiguar.
O mesmo foi recebido com pompas pois a direção do exercício pensou que o mesmo tinha ido prestigiar o exercício internacional, mas levou um esporro do mesmo e tiveram que ficar caladinhos e pedir desculpas.
Fugindo um pouco da realidade orçamentária do MD brasileiro…
Declara a SAAB vencedora do F-X2, com a compra de 36 Gripen.
E compra 24 Advenced SH de prateleira pra ontem!
Mas como não sou eu que decido…
Ah! Esse papo de não tem dinheiro, é pura conversa pra “boi dormir”.
Muito coerente da parte dele então, Joker.
O Gripen E, com seu único motor GE F414, deve fazer menos barulho do que o Super Hornet que tem dois do mesmo tipo ou do que o Rafale, com seus dois Snecma M88…
a vitoria do Gripen na concorrência ocorreu a coisa de semanas atrás , muito pouco provável que não ocorra, pois sempre pode ocorrer a doação de 36 unidades do F/A-18E/F pelos EUA ao Brasil.
Amigos, boa tarde. Inicialmente, acho perfeitamente normal que alguém que seja apresentado a uma oferta se entusiasme com a mesma. Certamente somente os pontos positivos foram apresentados. O mesmo aconteceria se o Senador tivesse ido somente aos Estados Unidos ou somente à França. Há algumas condições essenciais para uma avaliação válida: 1. Ter algum conhecimento da necessidade ou dos requisitos do Projeto; 2. Ter boa noção sobre o assunto tratado, ao menos aquela mínima necessária para ter uma postura crítica em relação ao que lhe é apresentado; e 3. Conhecer igualmente as propostas dos outros ofertantes. Se essa Comissão tiver… Read more »
Justin, boa tarde para você também.
Se não me engano, a visita incluía a França. Li isso em algum lugar.
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/pellegrino-discute-parcerias-estrategicas-na-suecia-e-franca
Se bem que, agora, fiquei na dúvida se a visita à França, em especial, era só do deputado Pellegrino (que também é citado na notícia da Agência Senado).
Nunão,
Pelo que li, a Comissão que também iria passar na França nesses dias seria a da Câmara dos Deputados. Acho que a do Senado iria ver, por ora, apenas a proposta da SAA|B/Suécia.
Mas não tenho certeza.
Seria bom que ambas as Comissões se inteirassem de tudo, pois é possível que sejam consultadas no futuro (pelo menos para a aprovação de financiamento, se houver).
Abraço,
Justin
Começou a piruada.
Concordo com o Justin, se tivessem levado o senador a China ele voltaria dizendo que avião bom é o JF-10.
Sou Gripeiro mesmo, defendo essa compra e ficaria felicíssimo se isso ocorresse mas verdade seja dita, o Agripino entrou de vaca de presépio.
No entanto não corrijo meu discurso: Super Hornet, vencedor do FX2……… se sair 😉
Corsario137, Na verdade, não é a primeira vez que o senador Agripino faz considerações sobre o assunto. Esse trecho abaixo é de matéria publicada aqui em 18 setembro de 2009 (link para a notícia é o último da lista ao final da matéria), ou seja, pouco depois da situação criada com o anúncio de negociações com o consórcio do Rafale pelo Lula. A matéria vai fazer quatro anos na semana que vem… “Após declarar sua simpatia pela França, o senador José Agripino (DEM-RN) demonstrou preocupação com a real disposição do governo francês em transferir tecnologia para o Brasil. Ele citou… Read more »
O senador disse o óbvio.
Gripen E/F é a melhor proposta apesar de ter envelhecido um pouco(vale para as outras duas propostas).
O importante é decidir de uma vez por todas.
[]’s
Senhores(as) civis ou militares.
Vocês confiariam ou apoiariam nossos “ilustres” parlamentares no caso dessa decisão se ela fosse soberana e não apenas da Presidente????
Apesar de achar qualquer ajuda em prol da decisão louvável e responsável, temo que no #Brasil presidencialista a opinião de congressistas não tenha o peso necessário. Gostaria, até, que fosse diferente.
Não estou duvidando das intenções muito menos da inteligência dessas comissões que viajam/passeiam para conhecer e ver em loco as propostas dos concorrentes do FX-2, mas acredito que 99% de nossos parlamentares, ministros e o executivo, ao menos ainda, NÃO ENTENDEM NADA do assunto Defesa, que dirá de Tecnologia de Defesa. Na boa, pelos discursos que vejo em entrevistas e matérias desses indivíduos, eles não sabem a diferença entre turbojato e turbofan, delta com e sem cauda, com e sem canard, BVR e WVR, etc… Esse povo poderia convidar os colaboradores e editores da Trilogia a dar um seminário para… Read more »
Excelente escolha,
Vão assinar?
Quanto a distribuição devem deixar 9 caças em quatro esquadrões e só.
O resto completa com F-5M que ainda poderão voar, A-1M e ST.