Parlamentares viajam à Suécia para conhecer caça concorrente de modelo americano
Relatório recomendará a compra dos caças até o final deste ano e indicará desconfiança da proposta dos Estados Unidos, baseada em modelo fabricado pela Boeing
Por Luciana Lima – iG Brasília
Um grupo de deputados e senadores integrantes das comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado foi à Suécia na semana passada para conhecer o caça Gripen NG, da empresa Saab, um dos concorrentes para fechar um contrato com o governo brasileiro com o objetivo de reequipar as Forças Armadas.
A viagem fez parte de uma missão especial do Congresso. Se depender do relatório a ser fechado pelos parlamentares e enviado à presidente Dilma Rousseff, tanto a Suécia, quanto a França – com o seu Rafale, fabricado pela Dassault –, estão mais aptas que os Estados Unidos para atender a demanda brasileira pela compra de 36 caças.
“Não acreditamos na proposta norte-america de transferência de tecnologia. Quem manda lá é o Congresso. Caso o Congresso americano decida que não vai mais repor peças, nós é que ficaremos na mão”, ponderou o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), um dos integrantes do grupo.
Também viajaram para a Suécia os deputados Nelson Pelegrino (PT-BA), Leonardo Gadelha (PSC-PB), e os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE), Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e José Agripino (DEM-RN).
O relatório também vai recomendar que o governo decida até o final do ano pela compra já que a o contrato descrito no projeto FX-2 prevê uma carência de oito anos para se começar a pagar pelos caças.
A decisão caberá exclusivamente à presidente Dilma Rousseff, que tem ouvido, em reservado o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, também defensor da compra até o final deste ano.
Os dois ministros defendem que o governo brasileiro leve mais em consideração o critério da “confiança mútua” entre países que as vantagens técnicas do modelo norte-americano F-18 Super Hornet, fabricado pela empresa Boeing. Esta ideia ganhou força no governo principalmente após as denúncias de que a própria presidente Dilma foi alvo de monitoramento pelo governo norte-americano.
FONTE: iG
Será que “por vias tortas” o GF acabará comprando o Gripen mesmo ???
1) “Não acreditamos na proposta norte-americana de transferência de tecnologia. Quem manda lá é o Congresso. Caso o Congresso americano decida que não vai mais repor peças, nós é que ficaremos na mão”. – Os EUA vem fazendo justamente isso, transferindo tecnologia para nós, a mais tempo de que qualquer outra nação do Globo. —– 2) Se depender do relatório a ser fechado pelos parlamentares e enviado à presidente Dilma Rousseff, tanto a Suécia, quanto a França – com o seu Rafale, fabricado pela Dassault –, estão mais aptas que os Estados Unidos para atender a demanda brasileira pela compra… Read more »
É importante também que os deputados levantem embargos contra a própria Boeing, pois se o Congresso resolver suspender a venda de peças de aeronaves Boeing 737, por exemplo, estamos f…
Idem para Ford, Chevrolet, Abbott, Gillette, Nike, Raytheon, P&W, GE, Microsoft, HP … e por ai vai!!!!
E se a lógica é essa, não dá para comprar o Gripho porque usa componentes estadunidenses.
Tá!
E não vão visitar os outros proponentes. Só esse?
Qual a lógica?
Vou trocar minha impressora HP, estadunidense, por uma norte-coreana, cubana ou russa, totalmente independentes. Vai que…
Só por curiosidade: quem pagou a viagem????
É isso. A coisa não tá russa!
Ficarei feliz se escolherem o Gripen, na verdade ficarei feliz se escolherem qualquer um!!!! estou cansado dessa novela!
Ma o Gripen é o melhor custo beneficio!
Mais uma vez espanta a demora de ir “conferir o produto” depois de tanto tempo e tanta discussão gasta. Apesar de ainda acreditar que o Griphen seria um ótimo avião para FAB (meu preferido) o medo que da que a recusa do F-18 azede relações entre Boeing e Embraer e dificulte venda de possíveis super tucanos e apoio ao KC-390. Lá vai o governo botar tudo a perder por pouca coisa.
Primeiro ponto: estão chovendo no molhado, fazendo “retrabalho”. A FAB já produziu seu relatório e obviamente delineou problemas e virtudes das propostas.Esse é o documento que vale e foi produzido por profissionais da área. Segundo ponto: se a questão é ficarmos “na mão”, tanto Rafale, como Gripen E/F, possuem forte ligação com os americanos, seja por laços de interesse ou por equipamentos existentes nas aeronaves. Terceiro ponto: a espionagem não é exclusividade americana e nem é o fim do mundo. Ninguém gosta ou quer ser espionado e, por isso mesmo, toma medidas suficientes para coibir tal ação. Fizemos a lição… Read more »
Repetirei pergunta e resposta.
Qual é a utilidade de deputados ficarem viajando para se informarem sobre o FX-2 e não resolverem nada? Vou contar: viajar é bom demais, mas com o dinheiro dos outros é muito melhor!
PRETEXTO PARA UMA VIAGEM À SUÉCIA ! APENAS ISSO, E SÓ !
SE QUEREM SE AFASTAR DOS EEUU ENTÃO COMPREM CAÇAS DO IRÃ, DE CUBA, OU DA CORÉIA DO NORTE, VÃO LÁ VER SUAS PODEROSAS INDÚSTRIAS AERONÁUTICAS E FIQUEM POR LÁ…
AHHH ! VÃO VER TAMBÉM A INDÚSTRIA AERONÁUTICA DA _______________! LÁ DEVE SER BOM E É INIMIGO DOS EEUU… VÃO PRA LÁ, VÃO, PRA ____________ !!!!!!!!!!!!!
COMENTÁRIO EDITADO.
NÃO ESCREVER USANDO SÓ MAIÚSCULAS E NÃO USAR PALAVRAS DE BAIXO CALÃO, MESMO “DISFARÇADAS”.
VAMOS MANTER ESSE ESPAÇO LIMPO.
O FX-2 Caiu do telhado
Um bando de colarinho branco, que não sabe a diferença entre um Paulistinha e um Mig 29, querendo “refazer” um serviço que foi realizado por especialistas.
E como já disseram, no mínimo, é preciso verificar junto aos outros fabricantes também!
Parem logo com esse lenga lenga e compra logo!
Precisa viajar para a Europa para fazer relatório recomendando compra de caças?
Isso se chama “cara-de-pau”. É o que são esses sangue-sugas de Brasília que, a pretexto de mostrar que estão trabalhando, vão fazer suas viagenzinhas de reis, na Europa, com o dinheiro dos outros.
Concordo plenamente com asbueno e com o joner
hahaha, Marcos, muito boa, Boeing 737, etc, eu pensei a mesma coisa,
E sabe quem vai pagar a viagem, os lobistas da Dassault e Saab.
O pacote da Boeing é de longe o melhor, a FAB nunca ficou sem peças de reposição para os F-5, já para os Mirages….
Estão usando o pretexto da espionagem para melar o negócio.
Aliás, alguém sabe como anda o contrato de conversão dos Boeings 767 pela IAI, a FAB está sem nenhum KC-137, conforme informou a coluna do Aparecido Camazano na Revista ASAS.
Aliás, alguém sabe como anda o contrato de conversão dos Boeings 767 pela IAI,
Parado em função de “forças ocultas”. Mais informação no link abaixo (sugiro ler comentários da matéria também)
http://www.aereo.jor.br/2013/07/02/esquadrao-corsario-no-chao/
a FAB está sem nenhum KC-137, conforme informou a coluna do Aparecido Camazano na Revista ASAS.
Isso também nós já falamos
http://www.aereo.jor.br/2013/07/02/esquadrao-corsario-no-chao/
Só para completar, dos dois KC-130 que a FAB tem, só um está operacional no momento.
Quando um pais cai em desgraça com os EUA nem os russos vendem armamentos de ponta para o infeliz. E é uma grande estupidez achar que a França continuaria nos apoiando em caso de uma rusga com os americanos. É outra estupidez achar que não existem componentes americanos no caça sueco. Proponho aos deputados que deixem a hipocrisia de lado e que boicotemos TODOS os produtos americanos , a começar pela internet e que paremos de vender para eles também! Que tal cancelar TODOS os acordos comerciais,políticos e intercâmbios educacionais? Podemos importar carros de Cuba… xii ! são americanos também… Read more »
O FX-2 Caiu do telhado… rsrs
O FX virou Humpty Dumpty… Caiu do telhado, e agra ninguem mais consegue reunir todos os pedacos…
Independência? Transferência de Tecnologia? Não ficar nas mãos? … acho que devemos começar pela compra da Intel.
Sem comentários
Tudo isso só pra melar a vitória cada vez mais certa do SH !!
Prezado Brigadeiro Baptista Jr, o problema da classe política é que ela vive num mundo próprio, criado por ela e para ela. Para aqueles que vivem fora dele reserva-se o direito (obrigação) de assistir sua performance. Fazem papel de ridículos mas não se abalam, uma vez que a recompen$a compen$a.
Isso está igual ao julgamento do mensalão…
Vai dar em Pizza!!!
Que saudades de De Gaule…
E olha que eu não gosto dos franceses!!!
ST
Amigos,
Acho que entre a independência completa e a dependência total tem uma distância enorme.
Que tal buscar a maior independência possível (ou menor dependência), sem desprezar a capacidade operacional?
Ninguém imagina comprar a IBM para controlar o software da aeronave, nem imagina que processadores PPC tenham pane a cada dez (ou cem , ou mil, ou dez mil) horas.
Abraços,
Justin
OS comentários do asbueno, joker são perfeitos.
Mas…fala realmente quem sabe: Justin.
De uma forma ou de outra estaremos amarrados, a questão é escolher a melhor opção que nos cause a maior independência possível.
Quantos aos comentários de alguns, lamento, mas entendo.
Penso que o problema de um contrato deste tipo, de TOT e afins, no âmbito militar, possui uma grande fragilidade. Escrevo isso porque não há a quem recorrer se o fornecedor se negar a entregar o prometido ou se entregar abaixo da especificação. Então a TOT no papel é apenas uma carta de intenções. Evidentemente um fornecedor de material bélico que atende uma nação compradora amiga, então as chances do negócio ser um sucesso é grande, caso contrário, não. O tempo passa. E rápido. Como todos sabemos, passamos de uma expectativa de substituição de novas aeronaves por novas e agora… Read more »
Será que esses deputados sabem que o recheio e motor( Pratt & Whitney Canada) do Super Tucano são de origem americana ?
Que tal substituir tudo por similares Russos?
Boeing And Saab To Propose Gripen For T-X By Bill Sweetman william.sweetman@aviationweek.com Source: AWIN First http://www.aviationweek.com/Article.aspx?id=/article-xml/awx_09_11_2013_p0-615489.xml September 11, 2013 Credit: Stefan Kalm/Saab Boeing and Saab will announce “in weeks rather than months” that they will team up to offer the JAS 39 Gripen for the U.S. Air Force’s T-X future trainer requirement, according to sources familiar with the deal. Saab is apparently confident that the two companies will be able to undercut the cost of the closest rival contender, the Lockheed Martin/Korea Aerospace Industries T-50. Other details of the deal are being closely held. The T-X program, aimed at acquiring… Read more »
Parece que todo mundo já foi a Suécia visitar as louras escandinavas. 🙂
Como disseram, viagem desnecessária. Mas quem vai perder uma viagem turística na faixa???
[]’s
Vamos economizar nas passagens e financiar os caças.
Se querem conhecer realmente o que é bom para o país, chame a FAB e peça uma apresentação técnica (claro se forem capazes de entender).
Viagem a turismo é Freud.
“Não acreditamos na proposta norte-america de transferência de tecnologia. Quem manda lá é o Congresso. Caso o Congresso americano decida que não vai mais repor peças, nós é que ficaremos na mão”, ponderou o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), um dos integrantes do grupo.”
Esperar o que mais de um PeTralha? 😉
Vader disse:
12 de setembro de 2013 às 11:14
Vader, a lógica do deputado é perfeita. Podem, sim, decidir que não nos passarão mais nada. Mas quando isso poderia ocorrer? Somente em uma situação em que nós não agissemos como aliados. Ou seja, é só não fazer meleka, apoiando de forma estúpida países que vão totalmente contra a diplomacia americana. Ser subserviente é uma coisa, pragmático outra.
asbueno disse:
12 de setembro de 2013 às 11:45
Bueno, tem razão. Mas nesse caso quem não merece mesmo o SH é o Brasil.
Quero dizer: se é para os americanos armarem a FAB pro governo do PT dar seu apoio bélico a tudo quanto é larápio sem vergonha e ordinário ao redor do globo, melhor mesmo que a FAB continue de F-5 ad aeternum.
Tô começando a achar que em prol da paz mundial é melhor que os americanos não vendam mesmo o Vespão para a FAB.
Sds.
Essa novela tá mais comprida e cheia de reviravoltas que Dallas. Muito tempo já se passou e, com certeza, o momento ideal de compra já passou também. Mas, talvez, frustrando positivamente nossas desconfianças, as autoridades com o poder de compra podem estar movimentando peças e articulando o melhor momento e as melhores ofertas. Talvez. O que é visto e acompanhado por todos é que no ínicio era Rafale e aí veio a falta de apoio da França na errônea questão do Irã, depois o Gripen perdeu força com as disputas comerciais e subsídios agrícolas envolvidos na disputa do dirigente da… Read more »
Vader disse: 12 de setembro de 2013 às 16:45 Correto Vader. O problema é que falta aos “líderes” de nossa nação um rumo. Seja lá qual for, defina-o e torne-o público. Na década de 80 Felipe Gonzales fio eleito primeiro ministro na Espanha e lá ficou cerca de 15 anos. Era socialista, não? (Ou me equivoco?). A França teve diversos governos socialistas. Algum deles levantou bandeira anti imperialista? Não, jogaram o jogo pragmático. Ou são lambe botas? Penso que lambem quando precisam. Não estou escrevendo que se deve abrir os braços para a família do Tio Sam, nem que eles… Read more »
asbueno disse: 13 de setembro de 2013 às 12:16 Bueno, essa corja que nos governa não pode nem de longe ser comparada com os socialistas europeus. Porque os socialistas europeus são todos nacionalistas. Passaram por duas guerras mundiais para aprender isso. A PeTralha não. Ela é apátrida. Ela tem mais amor a Cuba do que ao Brasil. Ela vibra com a Internacional e não com o Hino Nacional. Ou você acha que eles esqueceram que o mesmo povo que os elegeu os baniu na década de 60/70? Que o mesmo povo que os elegeu em 2001 em 1964 marchou com… Read more »