BAE acredita que ideia de transformar este antigo jato comercial em aeronave de reabastecimento é viável

 

BAE 146M foto BAE
BAe 146M

A BAE Systems disse que está de olho em uma nova variante militar do jato de transporte civil BAe 146/Avro RJ para uso em missões de reabastecimento aéreo.

A aeronave, com sua asa alta e cauda em “T”, é ideal para operações de reabastecimento aéreo (A2R) e a divisão de aeronaves regionais da BAE Systems já realizou ensaios em voo de proximidade com o BAe 146-200/Avro RJ85 e um jato de treinamento Hawk.

“Acreditamos que a versão A2R do BAe 146/Avro RJ é uma proposta interessante para os planejadores militares e forças aéreas que precisam dessa capacidade, mas estão enfrentando cortes no orçamento de defesa”, disse Mark Taylor, diretor de negócios de aviação regional da BAE. “Seja para fornecer capacidade de reabastecimento tático ou, em particular, para fornecer treinamento mais realista em vez de usar os caros meios existentes, a aquisição de uma frota dessas aeronaves pode ser feita por uma fração do custo dos atuais aviões de reabastecimento, enquanto oferece excelente performance. ”

Taylor anunciou a proposta neta terça-feira em Londres, durante a DISEI (Defense Services Equipment International).

A BAe também informou que trabalhou no desenvolvimento do projeto de um sistema completo, incluindo uma unidade de mangueira e cesta (HDU0 e tanques de combustível adicionais para instalação dentro da cabine da aeronave. A capacidade padrão do BAe 146/Avro RJ é de 15.400 libras de combustível para transferência e os tanques na cabine poderiam aumentar a capacidade de transferência de cerca de 39.700 libras.

A ampla gama de velocidades de 146 permitiria o reabastecimento de uma variedade de aviões de asa fixa e rotativa , disse a BAE.

A nova variante da aeronave, equipada com o HDU para ensaios de voo levaria cerca de 18 meses para ser produzida. A produção dos 146 e 146 Avro RJ terminou em 2002, mas a BAE observou há aeronaves usadas disponíveis no mercado a preços que variam entre US $ 1 milhão para $ 6 milhões.

A BAE Systems Regional Aircraft já projetou e entregou dois BAe 146 C Mk.3 convertidos par ao transporte de passageiros/carga para a Royal Air Force.

O custo para converter a aeronave seria competitivo, disse a BAE, e opcionais, tais como proteção contra mísseis , poderiam ser integradosl.

FONTE/FOTO: UPI (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)/BAE

NOTA DO EDITOR 1: o Ministério da Defesa do Reino Unido adquiriu duas aeronaves BAe 146-200QC (Quick Change) da empresa belga TNT Airways S.A. e firmou um contrato com a BAE no valor de 15,5 milhões de libras para converter as duas aeronaves em junho do ano passado. Em abril deste ano elas já estavam operando com a RAF (ver foto acima).

NOTA DO EDITOR2: o BAe 146 chegou a operar no Brasil durante a década de 1980 nas cores da TABA (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica). No entanto, a falta de estrutura da empresa e da região tornaram sua operação um verdadeiro fracasso comercial.

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