Na verdade, o segundo mais próximo pegou no sono com a cara virada pra frente (reparem que está com a cabeça ligeiramente abaixada), e os outros estão gritando pra ele acordar.
O líder é o cara que está gritando mais alto e falando os palavrões mais cabeludos pro dorminhoco.
Ops, não tem som, então não dá pra dizer quem é o líder…
Agora, falando sério, dá pra fazer mais perguntas a partir da foto do desafio, pra levar mais adiante o jogo (já que a pergunta inicial foi respondida logo no primeiro comentário):
Esses T-6 armados estão servindo num ERA, num EMRA, ou num esquadrão de “instrução”?
Qual dos quatro pilotos tem o trabalho mais difícil de manter a formação e, provavelmente, terá mais problemas de torcicolo no final do dia?
Alfredo Araujo
Visitante
11 anos atrás
“Qual dos quatro pilotos tem o trabalho mais difícil de manter a formação e, provavelmente, terá mais problemas de torcicolo no final do dia?”
Essa eu acho q sei… E acho tmb q vc se equivocou a falar em torcicolo.. rsrs
Torcicolo vc tem quando fica parado em uma só posição. Acho q vc queria falar do terceiro de baixo para cima, q terá q prestar atenção no líder (a sua direita) e no seu companheiro da esquerda…
O unico a olhar para os dois lados.
Tudo bem, creio que eu errei quanto ao termo torcicolo (qualquer dor no pescoço eu chamo de torcicolo…), mas acho que você também errou quanto a ser o terceiro de baixo pra cima…
Camuflado, não pode ser de instrução.
Entre EMRA e ERA, acho que era ERA. De qual ERA era?
Justin
Nautilus
Visitante
11 anos atrás
No segundo, de baixo para cima. O único que está olhando para frente, ou nos instrumentos, é o líder. Agora, dizer que qual ERA eram os aviões, com essa foto, é difícil… 🙂
Apenas para informação antes que este post vire a página, vou responder à pergunta que joguei para o debate lá em cima: O integrante da formação que normalmente tem mais trabalho é o ala do segundo elemento (ou o número 4 da formação, como queiram), que geralmente não tem ângulo de visão para ver o líder da esquadrilha, ficando de olho apenas no seu líder de elemento. Normalmente é ele quem precisa fazer as curvas mais amplas e corrigir mais a potência para manter a posição durante as manobras, reagindo prontamente às manobras de seu líder de elemento (este sim… Read more »
Em termos de referência, não há grande problema para o nº 4, pois basta ele alinhar o capacete do nº 3 com o do líder.
Para manobrar, no entanto, ele tem problema, pois é a “ponta do chicote”. Qualquer variação de posição do nº 3 requer que sua posição também varie, em amplitude ainda maior.
Abraços,
Justin
Franco Ferreira
Visitante
11 anos atrás
“Fernando “Nunão” De Martini disse: 12 de setembro de 2013 às 11:59″ Nunão – Aguçastes as memórias. Vou trazê-las. Em 1967 operavam, em Fortaleza duas pistas paralelas: A grande e a pista do Alto da Balança (existe até hoje) com 600 ou 700 metros. A aviação miúda, inclusive o aeroclube e os aviões do Estado, operavam no Alto da Balança. A aviação militar e a comercial operavam na pista grande. Quando um caça vinha isolado para pouso, fazia a perna do vento ao Norte da pista e pousava normalmente (perna do vento, perna base e final, tudo em curvas para… Read more »
Franco Ferreira
Visitante
11 anos atrás
P.S. 1- Eu não estou na foto do post!
P.S. 2- As fotografias coloridas eram MUITO caras!
P.S. 3- Esta foto não está colorizada… Está desbotada!
Franco Ferreira – O Velho!
Franco Ferreira
Visitante
11 anos atrás
Amigos – Tentei colocar aqui o manual do T-33, em uso – tanto na hora deste acidente como no ano anterior. Não sei se a minha incompetência informática vai ser o bastante!
Franco, Aparentemente, você fez tudo certo. Acessei e estou baixando aqui os 167 megas do arquivo. Daqui a pouquinho acaba. Sobre o assunto: Obrigado pela correção “formatura”. É coisa de “paisano” hesitar entre formação e formatura: pra mim, líder de formatura é o orador da turma… Sobre o acidente do Castelo: minha intenção era fazer você aparecer por aqui mesmo para comentar. Afinal, outros já tinham “cevado” o rio com a provocação da foto colorizada, então eu coloquei um atarracado presidente na isca pra ver se pescava um coronel! Saudações! PS – Justin, então é por isso que o número… Read more »
Fácil, né? O segundo mais perto. O único em que o piloto olha pra frente.
Pô, como eu vou usar o Google Images para descobrir essa agora? Assim não vale Galante 🙂
Minha impressão é que está no terceiro , de cima para baixo, pois os demais pilotos olham para ele como se aguardassem alguma instrução.
Amigos,
Concordo com o Baptista Jr. É o segundo. Os demais olham para ele para manter a posição relativa.
Abraços,
Justin
Segundo mais próximo, bem entendido.
Justin
Vocês não sabem nada!!!
Na verdade, o segundo mais próximo pegou no sono com a cara virada pra frente (reparem que está com a cabeça ligeiramente abaixada), e os outros estão gritando pra ele acordar.
O líder é o cara que está gritando mais alto e falando os palavrões mais cabeludos pro dorminhoco.
Ops, não tem som, então não dá pra dizer quem é o líder…
(brincadeirinha)
Agora, falando sério, dá pra fazer mais perguntas a partir da foto do desafio, pra levar mais adiante o jogo (já que a pergunta inicial foi respondida logo no primeiro comentário):
Esses T-6 armados estão servindo num ERA, num EMRA, ou num esquadrão de “instrução”?
Qual dos quatro pilotos tem o trabalho mais difícil de manter a formação e, provavelmente, terá mais problemas de torcicolo no final do dia?
“Qual dos quatro pilotos tem o trabalho mais difícil de manter a formação e, provavelmente, terá mais problemas de torcicolo no final do dia?”
Essa eu acho q sei… E acho tmb q vc se equivocou a falar em torcicolo.. rsrs
Torcicolo vc tem quando fica parado em uma só posição. Acho q vc queria falar do terceiro de baixo para cima, q terá q prestar atenção no líder (a sua direita) e no seu companheiro da esquerda…
O unico a olhar para os dois lados.
Correto ? =D
Alfredo,
Tudo bem, creio que eu errei quanto ao termo torcicolo (qualquer dor no pescoço eu chamo de torcicolo…), mas acho que você também errou quanto a ser o terceiro de baixo pra cima…
Saudações! 🙂
Nunão,
Camuflado, não pode ser de instrução.
Entre EMRA e ERA, acho que era ERA. De qual ERA era?
Justin
No segundo, de baixo para cima. O único que está olhando para frente, ou nos instrumentos, é o líder. Agora, dizer que qual ERA eram os aviões, com essa foto, é difícil… 🙂
Putz, ainda ontem assistindo o “Trato Feito” do History, tinha um cara vendendo um T-6. Coisa mais linda.
Preço: US$ 200.000.
Não deu negócio… os caras queriam comprar o T-6 para aprender a pilotar e um Top Gun da Navy recomendou a eles pegar alguma coisa mais fácil… 🙂
O primeiro, de baixo para cima, é o Cel. FF, na época que era cadete.
Marcos, mas na época que o TC FF era cadete já existiam fotos a cores?? 😀
Brincadeira Coronel!! Senhor, Sim, Senhor!!
Edgar
As fotos foram colorizadas!
Apenas para informação antes que este post vire a página, vou responder à pergunta que joguei para o debate lá em cima: O integrante da formação que normalmente tem mais trabalho é o ala do segundo elemento (ou o número 4 da formação, como queiram), que geralmente não tem ângulo de visão para ver o líder da esquadrilha, ficando de olho apenas no seu líder de elemento. Normalmente é ele quem precisa fazer as curvas mais amplas e corrigir mais a potência para manter a posição durante as manobras, reagindo prontamente às manobras de seu líder de elemento (este sim… Read more »
Amigos, boa tarde.
Em termos de referência, não há grande problema para o nº 4, pois basta ele alinhar o capacete do nº 3 com o do líder.
Para manobrar, no entanto, ele tem problema, pois é a “ponta do chicote”. Qualquer variação de posição do nº 3 requer que sua posição também varie, em amplitude ainda maior.
Abraços,
Justin
“Fernando “Nunão” De Martini disse: 12 de setembro de 2013 às 11:59″ Nunão – Aguçastes as memórias. Vou trazê-las. Em 1967 operavam, em Fortaleza duas pistas paralelas: A grande e a pista do Alto da Balança (existe até hoje) com 600 ou 700 metros. A aviação miúda, inclusive o aeroclube e os aviões do Estado, operavam no Alto da Balança. A aviação militar e a comercial operavam na pista grande. Quando um caça vinha isolado para pouso, fazia a perna do vento ao Norte da pista e pousava normalmente (perna do vento, perna base e final, tudo em curvas para… Read more »
P.S. 1- Eu não estou na foto do post!
P.S. 2- As fotografias coloridas eram MUITO caras!
P.S. 3- Esta foto não está colorizada… Está desbotada!
Franco Ferreira – O Velho!
Amigos – Tentei colocar aqui o manual do T-33, em uso – tanto na hora deste acidente como no ano anterior. Não sei se a minha incompetência informática vai ser o bastante!
https://www.dropbox.com/s/rjoyapx4zm7gy9y/Manual%20do%20T-33.pdf
Franco, Aparentemente, você fez tudo certo. Acessei e estou baixando aqui os 167 megas do arquivo. Daqui a pouquinho acaba. Sobre o assunto: Obrigado pela correção “formatura”. É coisa de “paisano” hesitar entre formação e formatura: pra mim, líder de formatura é o orador da turma… Sobre o acidente do Castelo: minha intenção era fazer você aparecer por aqui mesmo para comentar. Afinal, outros já tinham “cevado” o rio com a provocação da foto colorizada, então eu coloquei um atarracado presidente na isca pra ver se pescava um coronel! Saudações! PS – Justin, então é por isso que o número… Read more »
Nunão,
Em vez de corrigir a posição do avião, estica o pescoço e resolve o problema do ego. 😆 Pode acontecer mesmo.
Abraço,
Justin
rsrsrsrs
Verdade, Justin. Melhor um ego desinflado do que um paraquedas inflado!
Aproveitando:
Franco, o arquivo já baixou aqui faz tempo, esqueci de avisar. Adorei o documento, obrigado por compartilhar com todos!