Chuck Yeager foi o primeiro a quebrar a barreira do som sobre o Brasil
Notícia publicada no “O Estado de São Paulo”, em 03.11.1954, informou que o primeiro homem a quebrar a barreira do som em céus brasileiros foi Chuck Yeager, num jato F-86 Sabre sobre a Base Aérea do Galeão. O famoso piloto americano que também foi o primeiro homem a bater a barreira do som, realizou a proeza no Brasil mergulhando com o F-86 (que era subsônico em voo nivelado), atingindo assim a velocidade supersônica e produzindo o estrondo sônico.
LEIA TAMBÉM:
COLABOROU: Vicente Vazquez
Muito legal!
Não conhecia essa reportagem.
Reza a lenda que o piloto de testes da North American, George Welch, teria sido o primeiro a bater a barreira do som, em um mergulho com o XP-86. Sem contar claro com os inúmeros relatos de pilotos de P-47, P-51, Spitfire, Me-163 e Me-262.
Amigos,
Legal a reportagem.
Mas devemos lembrar que é possível obter algum estrondo sônico mesmo que o avião não consiga “voar” supersônico. A onda se cria ao alcançar essa “barreira” do som.
Abraços,
Justin
“Por telefone” e o tipo de linguagem são bem característicos da época.
Vale lembrar que o equivalente ao telex já existia a mais de uma década antes.
Outro fato pouco conhecido é que o sobrenome da família “Yeager” foi “norte-americanizado” (adaptado para o inglês) para ser mais aceito.
Na verdade, eles eram descendentes de alemães, cujo sobrenome era Jaeger (pronuncia-se “ieger”. Significa “caçador” – coincidência interessante essa…).
O próprio General Chuck Jaeger conta isso no livro “Voando nas alturas”.
Uma correção: a grafia correta é Jäger, e se pronuncia “iêga”, em alemão, caçador.
Do jeito que está caminhando em breve isso só será notícia.
Em breve com a retirada de serviço dos F-5M só sobrará A-1M e ST.