F-X2: será que a ‘venda bilionária’ vai ‘cair no colo’ da Saab?
As revelações da espionagem dos EUA sobre Dilma Rousseff podem ter acertado, como consequência, um alvo caro à indústria bélica americana: a Boieng (sic), que passara a ser a favorita para a venda dos caças para a Aeronáutica, negócio avaliado em 5 bilhões de dólares.
Três anos atrás, os Rafale franceses eram os franco-favoritos – sem trocadilho – para vender os caças. Estava praticamente tudo acertado entre Brasil e França, quando Lula enfezou-se com Nicolas Sarkozy. Lula considerou traição à política externa brasileira o voto da França na ONU a favor de sanções diplomáticas ao Irã.
Do jeito que a coisa vai, o negócio pode cair no colo dos suecos da Saab.
FONTE: Veja (coluna Radar on-line, por Lauro Jardim)
NOTA DO EDITOR: o título original é apenas “Venda Bilionária”. Transformamos em pergunta, acrescentando o que é colocado ao final do próprio texto, para incentivar o debate dos leitores sobre o assunto.
VEJA TAMBÉM:
Prefiro me manter cético a tudo isso!
Se um dia houver um vencedor, 1 mês após recebermos a primeira unidade veremos o Chile anunciar que vai de F-35…nisso eu estou acreditando!
E aí, toda a euforia toma um banho de água de geleira!
Não esquecendo que há muito de americano no Gripen.
Ter muito de americano no Gripen não atrapalha em nada o avião. Há muito de americano na FAB inteira!
Para mim é a melhor opção para a nossa realidade financeira dos três em disputa.
Se tiver uma graninha a mais, levem o SH.
Nautilus disse:
4 de setembro de 2013 às 14:31
Isso eu sei, mas o fato faz naufragar o argumento de que trocar o SH pelo Gripen é trocar material americano por material puramente sueco.
Fighting Falcon disse:
4 de setembro de 2013 às 14:33
Concordo com você. Aí só faltará preencher o gap em AN.
Eu tambem vou me manter cético a tudo isso. A essas alturas do campeonato, melhor seria discutir o alienigina de Varginha, OVNIs ou a vida em Marte.
Mais especulação… mais especulação…
o Gripen ja venceu – a encomenda deve sair logo …
Nem os americanos vão ficar tão tristes assim se escolherem o Gripen, vão faturar com isso também.
Mas concordo que não passa de especulação…só acredito quando sair o resultado.
mais da metade do Gripen eh americano…
se eh pra retaliar, que venham os Su 35-S….
Concordo com o wwolf22..
Pois o Gripen de sueco, só o projeto, e olha lá…..
NÃO vai cair no colo dos mesmos malditos dos submarinos e mais recentemente do satélite geoestacionário…..
Os ODIADOS CROISSANTS FRANCESES…
XUPPPPAAAA !!!!
Parbleu !!!
wwolf22,
Até onde sei, os Su-35 não chegaram à short-list do F-X2.
Então, se me permite a intromissão, sua frase estaria mais correta dizendo:
“se é pra retaliar… cancela o programa F-X2 dando o perfeito recado a todo o mundo de que o Governo Brasileiro não consegue tomar uma decisão mesmo tendo anos para isso e um extenso relatório técnico à disposição, e toma enfim uma decisão para retaliar americanos e europeus comprando um caça que não foi selecionado no programa e …que venham os Su-35S”
Retaliar?
Isso tá mais pra suicídio.
Su-35s nem ao short-list sobreviveu. Kd a vovodka? kkk
Gente não tem muito haver com o tema do POST, porém achei esse documentário muito interessante da concepção do caça T-50 e queria compartilhar com vocês.
http://www.youtube.com/watch?v=427MzHMdX78
E a Concepção dos caças de 5ª Geração.
Nunão, pelo que entendi, o que ele quis dizer é: “não adianta “não” comprar o SH e comprar o Gripen… pois é tudo americano mesmo…”
Fabio ASC, o comentário que respondi não dizia nada disso (ao menos explicitamente), dizendo simplesmente: “mais da metade do Gripen eh americano… se eh pra retaliar, que venham os Su 35-S….” e minha resposta não se referiu explicitamente nem a Gripen nem a Super Hornet, e sim à ideia de “retaliar” comprando Su-35S. Simplesmente acho que colocar retaliação de qualquer coisa nas costas de uma decisão de caças que se arrasta há anos é o cúmulo do amadorismo governamental. Não se faz retaliação (ou pelo menos não se deveria fazer…) com compra de caças. O que se deve fazer é… Read more »
Nunao, exatamente isso.
Faco de suas palavras as minhas…
Santana Denis, forcei uma brecha aqui no estúdio para ver o vídeo… muito bom, e no meu 5% de russo de 3 meses em São Petersburgo, o vídeo não é só pura propaganda não, ele fala dos problemas e das dificuldades que não só encontraram para trabalhar com materiais compostos, mas ainda estão enfrentando, como os problemas para redução do RCS, os experimentos de moldagem das formas da aeronave, falam até das dificuldades que estão enfrentando nos motores para aumentar a potência sem aumentar o peso e conseguir reduzir a assinatura térmica. O bom mesmo é ver os líderes de… Read more »
Isso mesmo vamos retaliar os EUA malvado, já pensou agora se eles resolvem nos retaliar? A FAB fica na chon, a Embraer tb, o Super tucano para de ser produzido,KKKKK, revolta de criança,raciocínio infantil! Devemos aproveitar a oportunidade e ganhar encima, não adianta fazer biquinho, precisamos economicamente deles, e eles precisam de nós, as economias do mundo estão interligadas, eles devem ser o nosso segundo ou terceiro parceiro comercial.
Senhores,
É um dos poucos artigos lúcidos sobre o FX-2 saídos da mídia de massa.
Sobre a questão dos componentes do Gripen, pouco importa: o que importa mesmo é que o avião leva a etiqueta “Made in Suécia” e não “Made in EUA”.
Se a escolha se resumir a um ato de desagrado, será isto mesmo. Se estará comprando um avião sueco e não um “duzamericanu”, e assim marcando um distanciamento geopolítico do “Grande Irmão do Norte”.
Porém, como digo e redigo, o líder desta disputa do FX-2 ainda é o Nada, o Coisa Nenhuma.
Amigos a EMBRAER usa componentes americanos…
A opção SAAB cai como um presente no colo da presidente.
A FAB fica feliz.
O pessoal que não gosta dos americanos fica feliz.
O pessoal que não gosta do caça francês fica feliz.
A oposição não vai poder falar que pagou muito caro no Rafale.
Dá um “tapa” de luva no Obama.
E ainda posa de heroína nacional, com os blogs chapa-branca taxando-a como “estadista”.
Se ela for um pouco esperta anuncia a compra dos SAAB.
Mas como é bem burrinha, depende de quem vai “aconselhar”…
Na minha opinião, o SH é o melhor caça entre os finalistas, mas o NG tem o melhor custo benefício para o Brasil, de que adianta comprar e não ter dinheiro para voar!
Ainda acredito na vitória do SH assim como acreditei na vitória do Galao na Libertadores e este venceu, só espero que no caso do FX2 nao demore mais de 100 anos como no caso do Atlético !!rs
Sds.
O programa FX2 tá a cada dia mais parecido com o tal “pojeto” de um conhecido treinador de futebol de recente passagem pelo Sul do Brasil, fica só nos discursos e não sai deles, rsrsrsrsrs
Não vejo caindo no colo da SAAB mas simplesmente não caindo no colo de ninguém e a concorrência sendo cancelada e a FAB ficando sem caças, em que pese a ________________ levada a cabo pelo Sr Gilberto Rezende em sua ____________________ defesa dos interesses dos franceses e de outros mais que não os brasileiros. E ao que tudo indica também um defesa bem remunerada…
Pena que o cidadão seja ____________ demais para responder…
NOTA DO MODERADOR: EDITADO POR CONTER ATAQUE PESSOAL
a FAB poderia comprar os trinta e seis Super Hornet na Amazon.com – eles entregam bem rapido, mandando via aérea estão entregues em uma semana, e a FAB nao precisa pagar a vista, fatura no Cartão de Credito.
Se não der comprar la, compra no Magazines Luiza ( ou casas Bahia ) e fatura em 12 vezes sem juros – eu acho que seria a melhor comprar aqui no Brasil por causa do cambio desfavoavel, e eles entregam la em
Anápolis.
😉
Talvez a Tia esteja seguindo os passos do cumpanhero bolivariano “Jaiminho” …. que bate, bate no Tio Sam…. mas depois aceita presente de fim de ano….
Os USA estão entregando (de brinde) três aviões Hércules C-130 e um King Air… que serão operados pelos “Diablos Negros”…..
Sds.
Caríssimos,
o martelo já está batido. O vencedor é o PLUNK-PLAKT-ZUM.
Não esperem nenhuma decisão deste governo ou qualquer outro governo desta mesma matriz ideológica.
Talvez, em caso de radicalização bolivariana, sejam jogados fora os estudos do FX-2 e encomenados uns caças xing-lings “LIBERTY FIGHTERS”