Calendário ‘Portões Abertos’ de 2013
- 29/9 – Domingo Aéreo no PAMA-SP, São Paulo capital
- 05/10 – 06/10 Portões Abertos da BAAN (Anápolis, GO)
- 05/10 – Sábado Aéreo da BABR, em Brasília (DF)
- 06/10 – Portões Abertos em Barbacena, na EPCAR
- 12/10 – Portões Abertos da Base Aérea de Canoas (RS)
- 13/10 – Portões Abertos da Base de Porto Velho (RR)
- 26/10 – Portões Abertos da EEAR, em Guaratinguetá (SP)
- 09/11 – Portões Abertos da Base Aérea de Natal (RN)
(*) Todos os eventos acima devem ser confirmados com antecedência junto à FAB
Faltando Anápolis ai. 05 e 06/10!
Prezado Juliano Lisboa
Muito bem lembrado. Informação adicionada ao post.
Será que até lá, quando abrirem os portões de Anápolis, saberemos quem serão os novos donos da casa ? Falcões ou Vespões ?
Não têm portões abertos na BABE em Belém?Alguém sabe algo?
Caro nunes neto,
Assim que tivermos maiores informações sobre este evento em outros locais no Brasil, publicaremos aqui.
Valeu, nunca sei quando é ,me ajuda ai,kkkk
Ozawa:
Quando “lá” chegar, acho que ainda seremos, sei lá, talvez um papagaio, um pato manco, por ai! Nada de “ão” aqui ou ali!!!
Natal não seria no período da Cruzex?
O Sukhoi T-50 já está se apresentando no MAKS:
http://www.youtube.com/watch?v=z3etQeVAdj4
Aqui 3 deles se apresentando juntos:
http://www.youtube.com/watch?v=b7kP7_vViSk
O segundo vídeo á mais interessante. No primeiro o teto estava baixo e só deu para fazer curvas de altar performance. No segundo vídeo você vê porque o F-35 não terá chance no dogfight.
Clésio Luiz disse:
2 de setembro de 2013 às 9:23
Caro Clésio, achei bacanas as piruletinhas, mas me lembro de que já vi Super Hornet´s armados fazendo manobras bem mais radicais do que essas realizadas pelo T-50, com a vantagem das suas GE F-414 não soltarem toda essa fumaceira de campanha da dengue… 🙂
Certamente o F-35, um caça menor e mais ágil, e com uma relação de peso-potência mais alta que a do Su-27, deve manobrar ainda melhor em dogfight.
E isso porque ele não foi feito para isso, mas sim para combater predominantemente no BVR…
Sds.
Mas claro, só saberemos disso quando o F-35 iniciar apresentações em feiras e eventos, etc., o que não aconteceu ainda, embora já haja mais de 100 unidades construídas.
Pra mim o russo está com um pouquinho de pressa em mostrar as supostas qualidades de seus 3 protótipos. Isso para mim traduz um pouco de desespero para encontrar financiadores… 😉
Mas claro, posso estar enganado…
Caro Poggio,
Venho lembrar também do Domingo Aéreo, na Base Aérea dos Afonsos, mais precisamente no MUSAL, por volta do dia 23 de outubro, comemorando o Dia do Aviador, Semana da Asa.
Esse ano infelizmente não teremos o EDA neh..
Abraço!
E quais seriam essas manobras radicais do Super Hornet? Passar de 45° de angulo de ataque? Tem um vídeo no Youtube do Su-35 (o antigo, mais pesado e sem TVC), http://www.youtube.com/watch?v=03dkxAk5Qpc aos 2:15min em plena Farnborough, fazendo uma cobra equipado com 11 mísseis, sendo 3 deles R-27s, que são bem maiores e mais pesados que o AIM-120. A relação peso/potência do F-35A (o mais leve deles), na melhor das hipóteses, se compara a do Su-27 inicial, e é muito inferior ao atual Su-35. O Flanker, mesmo sendo o mais pesado dos caças atuais (descontado o MiG-31), é o detentor da… Read more »
Ficar fazendo pirueta em shows aéreos, feiras e demonstrações é muito legal, muito bonito, aliás, quem dera que fosse essa a finalidade dessas máquinas, seria muito mais nobre.
Contudo, não é, e na prática, no combate, na hora do “vamo ver” mesmo, o tão criticado F-18 em todas as suas versões vão muito bem obrigado, beirando a perfeição em seuas operações.
Estaria então na hora da Rússia participar de alguma intervenção militar e parar de esconder o jogo em demonstrações, shows, etc.??
Estaria então na hora da Rússia participar de alguma intervenção militar e parar de esconder o jogo em demonstrações, shows, etc.??
Caro claudiocalabria
Isso não será possível se os caças russos não tiverem um sistema de comunicação ou troca de dados compatíveis com os da OTAN ou o inverso.
A Suécia, que adota muito do que a OTAN faz (mas não tudo), teve algumas dificuldades na Líbia por não ser um país “padrão” OTAN.
Um avião sozinho não ganha jogo. O que ganha é uma eficiente e completa máquina de guerra, e nisso os Yankees são insuperáveis, queiram os esquerdistas, russófilos, etc…ou não.
Clésio Luiz disse: 3 de setembro de 2013 às 0:08 “Seria interessante se os americanos parassem de brincar de esconde-esconde e tivessem a coragem de levar um F-22 (seu melhor caça) para um mesmo evento onde estão os caças russos” Pra que? Gastar dinheiro do contribuinte americano só pro Clésio Luiz ver quem faz mais piruletinha? 🙂 Como bem disse o Cláudio, acima, também seria interessante se os russos parassem de brincar de piruletinha e de campanha da dengue em show aéreo e praticassem um pouco de combate, que é o motivo de existência de aeronaves de guerra. Essa frase… Read more »
Caro Poggio,
Entendi meu camarada, obrigao por mais uma boa informação.
Porém, o que eu quis provocar com a frase, foi uma reflexão dos russófilos, pro fato de que avião bom, é aquele que é eficiente em combate, e não em demonstrações e shows aéreos.
Deixo bem claro aqui que adoro shows aéreos e todas as demos, além disso sou grande admirador da aviação russa, e mundial como todo. Porém contra fatos não há argumentos.
Fantástica aeronave o T-50. Uma pena o Brasil não ter ingressado no projeto quando ainda era possível. Que a Índia aproveite bem essa oportunidade, merecem.
Sobre a matéria, entre outras situações, foi um “portões abertos” em Canoas/RS, décadas atrás, um dos incentivadores da minha paixão pela aviação, quando infante. Mas ficou só no terreno do hobby, a vida caminhou para outras áreas…de qualquer forma, isso faz muito tempo, hoje sou apenas um idoso entusiasta da aviação.
Que continuem essa prática para sempre, encantando a criançada Brasil afora.