Coreia do Sul elimina Eurofighter do seu F-X3 e F-15SE segue como único candidato

30

EF Typhoon

Caça da Boeing teria sido escolhido como candidato final para o programa de caça da Coreia

 

vinheta-clipping-aereoO Eurofighter Tranche 3 Typhoon da European Aeronautic Defense and Space Company (EADS) teria sido eliminado do projeto multibilionário da Coreia do Sul para a aquisição de novos caças, deixando o Boeing F-15 Silent Eagle como o único candidato final, segundo informe de fontes do governo em Seul, neste domingo.

Mais cedo, a Administração de Programas de Aquisição de Defesa disse que um dos dois finalistas – Boeing e EADS – no programa de aquisição de caças do país no valor de US$7.2 bilhões, foi eliminado da licitação devido a problemas com seus documentos. A EADS seria a empresa eliminada, de acordo com fontes em Seul.

“Nós desclassificamos a empresa em causa e vamos considerar a empresa remanescente como candidata no comitê para projetos de aquisição de defesa”, disse a agência de compras nacional, citando “falhas encontradas no edital de licitação”, como motivos da eliminação. Ela não entrou em detalhes sobre o tipo de falhas encontrado no documento.

A comissão, presidida pelo ministro da Defesa, Kim Kwan-jin, vai trabalhar até meados de setembro, quando finalmente escolherá um modelo de caça para ser introduzido na Força Aérea da Coreia do Sul.

A competição para ganhar o programa sul-coreano de caças afunilou-se para dois competidores na semana passada, depois que as duas empresas aeroespaciais ofereceram seus caças com preços abaixo do orçamento estabelecido pela Coreia do Sul, definido em 8,3 trilhões de wons. Outro competidor, a Lockheed Martin, apresentou um preço para o seu F-35 furtivo, mas ultrapassando o orçamento do Estado.

FONTE: Yonhap News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments