Domingo Aereo - AFA 2013 - A-29 Fumaca detalhe do bordo de ataque Domingo Aereo - AFA 2013 - A-29 detalhe do bordo de ataque

Uma das diferenças do A-29 da “Esquadrilha da Fumaça” e os demais A-29 é a ausência de armamento, incluindo as duas metralhadoras orgânicas. Além de não precisar dos armamentos, os Super Tucanos da “Fumaça” ficam mais leves sem as metralhadoras.

Para tapar o ponto de abertura do bordo de ataque da asa, por onde sai o cano da metralhadora, foi feita uma nova carenagem. Compare as fotos acima.

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Clésio Luiz

E será que foi removida a blindagem também? Muita gente fala do aumento da potência de 750 para 1.600 shp, mas tem também a questão do peso, que aumentou de 1.800 para 3.200 kg, mantendo a mesma área alar de 19,4 m².

Marcos

A blindagem foi removida.
Em relação a asa: a área é a mesma, mas a asa é, como dizer… mais “grossa”, o que gera mais sustentação. Tecnicamente: a corda é maior.

Clésio Luiz

Desconheço essa informação da maior espessura da asa. Qual a fonte disso?

Clésio Luiz

Poggio, eu me referia a espessura, não a estrutura interna. Em todas as fotos que pude ver, o perfil (aerofólio) da asas parecem os mesmos, nem mais fino nem mais grosso.

Sobre as cargas externas, me parecem as mesmas, até 250 kg em cada ponto, como no EMB-312, somados ao novo ponto duro central. Os tanques subalares são os mesmos. O tucaninho já era homologado para levar 1.000 kg. O Super Tucano 1.500 kg. Imagino cabide central seja o responsável pelos 500 kg extras.

Clésio Luiz

Poggio, achei uma conta no Flickr muito interessante, com muitas fotos do tempo do protótipo do Tucano sendo construído na década de 70, tem até foto do Kovacs fazendo a barba (aparentemente numa aposta), vale a pena escrever algo sobre:

http://www.flickr.com/photos/31393703@N05/