Voa primeiro Super Hornet equipado com CFT
Segundo o editor da revista Aviation Week, Bill Sweetman, a Boeing não está divulgando oficialmente (ainda), mas um F/A-18F equipado com tanques de combustível conformais (CFT em inglês) e outras modificações fez seu primeiro voo a partir do aeroporto internacional de St Louis nesta segunda-feira (5/8). A empresa também planeja adicionar um casulo de armas central e realizar uma série de testes aerodinâmicos e de RCS (radar cross section) ainda neste mês, em apoio à proposta “Advanced Super Hornet”.
O blog AeroExperience postou algumas fotos do modelo com os CFT (ver imagens neste post). No entanto, eles não são funcionais. Servem apenas para ensaios aerodinâmicos, conforme dito por representantes da empresa anteriormente. Os CFT apresentam algumas diferenças em relação aos mock-up mostrados anteriormente, com um perfil mais profundo para a frente. Em resposta às sugestões da Marinha dos EUA, eles foram feitos um pouco maior, aumentando o total de combustível (em ambos os CFT) de 3000 para 3.500 libras.
Os CFTs e o casulo de armas são parte de um pacote de melhorias que a Boeing e a General Electric estão propondo para a Marinha. Com os atrasos do programa F-35C e a taxa de produção inferior ao esperado, a Marinha terá que estender a carreira do Super Hornet inevitavelmente. A Marinha já tem uma série de programas classificados para melhorias Super Hornet, totalmente financiados.
FONTE/FOTOS: AviationWeek (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)/AeroExperience
COLABOROU: Mauricio R.
VEJA TAMBÉM:
- Super Hornet com CFT produzirá arrasto menor em cruzeiro
- O primeiro voo de um Super Hornet
- Mais uma opção de compra foi exercida pela USN para motores do Super Hornet
- Cinco bilhões por mais 124 Super Hornet/Growler
- Marinha dos EUA de olho no ‘Super Hornet International Roadmap’
- Boeing revela mais detalhes do ‘International Roadmap’ do Super Hornet
- Fumaça 60 anos: um ex-’Silent Hornet’ no Brasil?
Resposta da Boeing pros Rafaletes que dizem que o SH ja está em fim de carreira (imagine se estivesse no começo hein)!!rs
Realmente digno de substituir o F-14 Tomcat o caça dos caças !!
Sds.
Eduardo o aprendiz.
Nao havia percebido as portas serrilhadas dos trens de pouso.
Sds
GC
Os nossos vão vir assim???
Bom para nossas dimensões!!!!!!
Os nossos vão vir assim???
Sim, em 2049.
E esse ano ainda deve sair o tanque/sensor IRST das organizações Tabajaras. rsrrss
O Tanque IRST eu acho que não vai para a frente Bosco…
Galeão
Eu acho que não são serrilhadas, é vazada mesmo. Olhe que o local aonde a porta do trem dianteiro é vazada, quando fechada, fica exatamente sobre uma área com algo preto (veja a segunda foto). Eu acho que isso são sensores instalados junto a baia do trem, e por isso a porta vazada.
Quanto ao SH, falar mais o que!! Maquinaço!! Quem me dera 12, só 12 deles no GDA…
Carcará 01 (pega mata e come)hehehe
acho que são serrilhadas sim, mas veja que uma fecha atras a esquerda e uma na frente a direita, uma sobrepondo a outra.
Cade o Poggio pra esclarecer esta duvida?
Pelo menos isto é o que parece na foto.
abraço
GC
Tireless,
Há muito tempo não vejo nada atualizado sobre o tema. Será que o fueltanksensortabajaras foi cancelado e dispensaram o Dr. Pardal?
Rsrssss
Eu até já tinha me acostumado com a ideia.
Quem sabe faz e põe pra voar. Quem não sabe diz que tem “projetado” mas que só vai fazer se alguém pagar pra isso… Como já disse antes, a Boeing demonstra que o Super Hornet ainda é uma aeronave que tem muito o que avançar ainda e tem espaço para crescer, ao contrário de umas e outras aí que para gerar energia para que o radar fique igual ao de um F-16, precisa que se reprojete a turbina; para se reprojetar a turbina, têm que reprojetar a fuselagem, sem falar no aumento do RCS; e pra reprojetar a fuselagem, tem… Read more »
Galeão Cumbica disse:
7 de agosto de 2013 às 17:11
e
Carcará 01 disse:
7 de agosto de 2013 às 18:55
Caro Carcará-Pega-Mata-e-Come ( 🙂 ), são serrilhadas mesmo para diminuir reflexão radar quando fechadas, não entendi sua colocação.
Sds.
Rapai, esse negocio de pega-mata-e-come… kkkkkkkkkkkk!!! Que fique bem certo que esse Carcará aqui é macho, e só pega fêmea, ok!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Bem, se vcs tão dizendo, ok, eu aceito. É serrilhada. Vader disse: 7 de agosto de 2013 às 20:55 Falo da porta do trem dianteiro. Olhe na segunda foto, logo abaixo do cocar da USN, por sua vez logo abaixo do cockpit, e vc verá uma linha preta, que obvio nao é uma linha, e sim, para mim, sensores ou algo do tipo. Veja a primeira foto novamente. A porta do trem dianteiro, a que fica na perna… Read more »
Senhores
Sinceramente desconheço o motivo daquela “tela” que existe na porta do trem de pouso do nariz que se abre para a lateral esquerda.
Pode ser para resfriamento de uma série de componentes eletrônicos que ficam logo acima do compartimento do trem (como por exemplo o PDP – Power Distribution Panel).
As Rafaletes estão literalmente pirando amigos…..rs!
Meu padim padi Ciço! Compra logo Dilma …………………………………….