Voa primeiro Super Hornet equipado com CFT
Segundo o editor da revista Aviation Week, Bill Sweetman, a Boeing não está divulgando oficialmente (ainda), mas um F/A-18F equipado com tanques de combustível conformais (CFT em inglês) e outras modificações fez seu primeiro voo a partir do aeroporto internacional de St Louis nesta segunda-feira (5/8). A empresa também planeja adicionar um casulo de armas central e realizar uma série de testes aerodinâmicos e de RCS (radar cross section) ainda neste mês, em apoio à proposta “Advanced Super Hornet”.
O blog AeroExperience postou algumas fotos do modelo com os CFT (ver imagens neste post). No entanto, eles não são funcionais. Servem apenas para ensaios aerodinâmicos, conforme dito por representantes da empresa anteriormente. Os CFT apresentam algumas diferenças em relação aos mock-up mostrados anteriormente, com um perfil mais profundo para a frente. Em resposta às sugestões da Marinha dos EUA, eles foram feitos um pouco maior, aumentando o total de combustível (em ambos os CFT) de 3000 para 3.500 libras.
Os CFTs e o casulo de armas são parte de um pacote de melhorias que a Boeing e a General Electric estão propondo para a Marinha. Com os atrasos do programa F-35C e a taxa de produção inferior ao esperado, a Marinha terá que estender a carreira do Super Hornet inevitavelmente. A Marinha já tem uma série de programas classificados para melhorias Super Hornet, totalmente financiados.
FONTE/FOTOS: AviationWeek (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)/AeroExperience
COLABOROU: Mauricio R.
VEJA TAMBÉM:
- Super Hornet com CFT produzirá arrasto menor em cruzeiro
- O primeiro voo de um Super Hornet
- Mais uma opção de compra foi exercida pela USN para motores do Super Hornet
- Cinco bilhões por mais 124 Super Hornet/Growler
- Marinha dos EUA de olho no ‘Super Hornet International Roadmap’
- Boeing revela mais detalhes do ‘International Roadmap’ do Super Hornet
- Fumaça 60 anos: um ex-’Silent Hornet’ no Brasil?