EC725: Eurocopter busca ‘contrato europeu da década’ na Polônia
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Em caso de sucesso na concorrência de 70 aeronaves, Eurocopter e Turbomeca deverão instalar duas linhas de montagem em Lodz
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Segundo reportagem publicada no jornal La Tribune na semana passada, após perder anos atrás para os parceiros italianos da AugustaWestland a oportunidade de promover o helicóptero NH90 na Polônia, a Eurocopter vem conseguindo seduzir os poloneses com o modelo EC725. A empresa concorre na Polônia com a citada AugustaWestland e a norte-americana Sikorsky por um contrato de 70 aeronaves, estimado em 3 bilhões de euros.
Caso a Eurocopter ganhe a competição, tanto ela quanto a Turbomeca (fabricante dos motores da aeronave) deverão instalar duas linhas de montagem do EC725 em Lodz, onde está baseada a WZL polonesa. Fonte da Eurocopter disse que “este é o contrato da década na Europa”. Espera-se o lançamento da concorrência no final do segundo semestre de 2013, com escolha do vencedor prevista para meados de 2014.
Porém, a Eurocopter somente tem o apoio de autoridades francesas. Foi buscado apoio em Berlim, mas sem sucesso. Isso provavelmente se deveu a uma disputa por submarinos, onde a DCNS francesa tenta reverter uma preferência polonesa pela oferta alemã da ThyssenKrupp. A estratégia francesa de sedução dos poloneses, segundo o La Tribune, incluiu um voo em abril do ministro da Defesa polonês, Tomasz Siemoniak, num EC225 da Marinha Francesa. A surtida, realizada durante visita de Siemoniak à França, incluiu o sobrevoo de uma base de submarinos.
FONTE: La Tribune (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
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Se é o contrato da década na Europa, onde é o mercado natural dessa empresa, imaginem o que significou para a Eurocopter vender 50 desses ao Brasil.
Daqui a pouco vão instalar uma fábrica de Kombi em Moçambique também….
Vamos ficar de olho no VALOR desta proposta….. para ver se realmente somos ou não mais trouxas que os poloneses !
Sds.
Linha de montagem completa do helicóptero e dos motores.
Por aqui, somente o rabo da aeronave.
“Êita” transferência de tecnologia boa essa!!!
conta de padaria:
3 bilhões de euros / 70 unidades = 42.857.142,86 milhões por unidade
isto por 3,04 (cotação neste momento do euro) = R$ 130.285.714,30
os nossos: US$ 60.000.000 x R$ 2,29 (cotação de momento do dolar) = R$ 137.400.000,00
ainda estamos pagando mais caro pelos nossos…
Convenhamos que os poloneses não são, pelo menos no papel, assim tão “bobinhos” qnto nós. Os caras tem tradição, mesmo sob influência soviética desenvolveram tecnologia própria, empregando-a de início modificando o “Hoplite” e depois criando desings próprios. O S-70 International é integrado lá e ainda assim eles tem o SW-4, que seria um dos concorrentes a substituição dos Bell 206 da MB; o Sokol e o Kania. É mta torcida do jornal francês pensar que um simples voo, justamente em um modelo envolto em meses de controvérsia qnto a sua integridade estrutural e segurança de voo, vá alterar tanto assim… Read more »
Só quero ver se vai ficar na mãos de uma filial da EADS, ou de fato uma empresa polonesa vai assumir a montagem e talvez, a produção de alguns componentes.
E mais, com essas vendas sendo feitas, porque não a EADS de Itajubá não exporta partes (ao menos) desses helis?
[]’s
A função da Eurocopter Itajubá não é exportar nada, mas somente garantir empregos bem remunerados, lá na França.