Boeing recebe contrato de US$ 1,98 bilhão para mais 13 aeronaves P-8A
–
Com o novo pedido, chega a 37 o número de jatos de patrulha marítima P-8A encomendados até agora, de uma previsão total de 117 aeronaves
–
A Boeing informou em nota divulgada na quinta-feira, 1º de agosto, que recebeu da Marinha dos EUA (USN) um contrato para mais 13 aeronaves P-8A Poseidon. Com o contrato, que inclui financiamento de longo prazo previamente aprovado pela USN, passa para 37 o número de P-8A encomendados, de um total esperado de 117 aeronaves. Até o momento, 10 já foram entregues.
Rick Heerdt, vice-presidente da Boeing e diretor do programa do P-8, afirmou: “Estamos dentro d0 orçamento e do corronograma e a Marinha deverá alcançar a capacidade de operação inicial (IOC) da aeronave por volta do final do ano.” O P-8A é montado nas mesmas instalações da Boeing que produzem todos os jatos 737, incorporando o sistema de produção introduzido com a nova geração do jato comercial. Após a montagem inicial, o P-8A parte para uma instalação separada, onde são modificados e equipados com os sistemas de missão.
O P-8A é uma aeronave de patrulha marítima destinada à guerra antissubmarino (ASW) e de superfície (ASuW), assim como missões de inteligência, vigilância e de reconhecimento.
O avião é baseado na plataforma do jato comercial Boeing 737-800 de nova geração, e destina-se a substituir os turboélices quadrimotores P-3 em serviço nas mesmas funções na Marinha dos EUA. Na foto abaixo, aeronaves P-3C Orion e P-8A Poseidon compartilhando o mesmo pátio da Estação Aeronaval (Naval Air Station) de Jacksonville, na Flórida.
FONTE: Boeing (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: USN
VEJA TAMBÉM:
- P-8A para a USN: entregue última aeronave do LRIP
- P-8A Poseidon na Operação ‘Bold Alligator’
- US DoD: encomendado segundo lote de P-8A
- Quase 2 mil peças falsificadas chinesas encontradas em aviões militares dos EUA
- Primeiro P-8A de série
- Mais quatro P-8I para a Índia
- MPA: Índia fecha com a Boeing por US$ 2,1 bilhões
- Índia será o primeiro operador internacional do P-8 Poseidon
- P-8A Poseidon: Austrália assina memorando de entendimento
- Voou o primeiro P-8A Poseidon
- Sauditas negociam aquisição de patrulheiros P-8 ‘Poseidon’
- Entregue à USN o primeiro P-8A de produção, o sucessor do P-3
- Dois P-3AM cobrem mais de um milhão de quilômetros quadrados no mar durante Operação Albacora 2013
- O P-3AM da FAB pousando pela primeira vez no Brasil
- Mais uma foto do ‘glass cockpit’ do P-3AM da FAB
- Chegou o primeiro P-3AM Orion da FAB
- O raio de ação do P-3AM Orion
- P-3AM da FAB completam 1.000h de voo
- FAB divulga primeira foto do interior do P-3AM
- Fumaça 60 anos: público conhece o P-3AM pela primeira vez
- Nem P-3C, nem Atlantique 2, nem AWACS. R-99 é a solução
- Coreia do Sul recebe seu primeiro lote de P-3CKs
- P-3 de Taiwan com o pé na estrada
- P-3CK da Coréia do Sul serão entregues sem equipamento de guerra eletrônica
- Do deserto ao cliente: vídeo da Lockheed mostrando a reconstrução de um P-3
- Com entrega da quinta aeronave, frota portuguesa de P-3C CUP+ está completa
- AP-3C da RAAF e P-3C da USN no exercício Talisman Saber 2013
Coitada da Boeing. Um contrato atrás do outro.
P-8, V-22, KC-46…
Isso, devem estar desesperados para que fechemos um contrato de 36 SH com eles!
E F-15 e mais um ano de C-17:
(http://www.flightglobal.com/news/articles/Boeing-approves-one-more-year-of-C-17-production-on-anticipated-demand-388983/)