P-8A - foto USN

Com o novo pedido, chega a 37 o número de jatos de patrulha marítima P-8A encomendados até agora, de uma previsão total de 117 aeronaves

A Boeing informou em nota divulgada na quinta-feira, 1º de agosto, que recebeu da Marinha dos EUA (USN) um contrato para mais 13 aeronaves P-8A Poseidon. Com o contrato, que inclui financiamento de longo prazo previamente aprovado pela USN, passa para 37 o número de P-8A encomendados, de um total esperado de 117 aeronaves. Até o momento, 10 já foram entregues.

Rick Heerdt, vice-presidente da Boeing e diretor do programa do P-8, afirmou: “Estamos dentro d0 orçamento e do corronograma e a Marinha deverá alcançar a capacidade de operação inicial (IOC) da aeronave por volta do final do ano.”  O P-8A é montado nas mesmas instalações da Boeing que produzem todos os jatos 737, incorporando o sistema de produção introduzido com a nova geração do jato comercial. Após a montagem inicial, o P-8A parte para uma instalação separada, onde são modificados e equipados com os sistemas de missão.

P-8A Poseidon lança torpedo - foto USN

O P-8A é uma aeronave de patrulha marítima destinada à guerra antissubmarino (ASW) e de superfície (ASuW), assim como missões de inteligência, vigilância e de reconhecimento.

O avião é baseado na plataforma do jato comercial Boeing 737-800 de nova geração, e destina-se a substituir os turboélices quadrimotores P-3 em serviço nas mesmas funções na Marinha dos EUA. Na foto abaixo, aeronaves P-3C Orion e P-8A Poseidon compartilhando o mesmo pátio da Estação Aeronaval (Naval Air Station) de Jacksonville, na Flórida.

P-8A e P-3C no pátio em Jacksonville Flórida - foto USN

FONTE: Boeing (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: USN

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Guilherme Poggio

Coitada da Boeing. Um contrato atrás do outro.

P-8, V-22, KC-46…

Joner

Isso, devem estar desesperados para que fechemos um contrato de 36 SH com eles!

Mauricio R.