DGAC autoriza Helibras a produzir o EC225 no Brasil
Montagem independente da caixa de transmissão dos EC725 e produção de outra versão civil são as novidades no Brasil
A Helibras acaba de receber da Direction Générale de L’Aviation Civile (DGAC) – autoridade francesa que regula a fabricação de helicópteros civis – a autorização para produzir, no Brasil, o modelo EC225. A empresa já está produzindo a versão militar EC725 desde o final do ano passado.
Com isso, as instalações de Itajubá (MG) tornam-se, formalmente, uma extensão de produção da Eurocopter, o que já era intenção do grupo desde a assinatura do contrato com as Forças Armadas brasileiras e da construção da nova planta industrial. O EC225 é um helicóptero civil empregado especialmente em atividades offshore.
Além disso, recentemente, uma equipe formada exclusivamente por brasileiros concluiu a montagem integral de uma caixa de transmissão do helicóptero EC725. Essa autonomia, sem a supervisão direta ou acompanhamento da matriz, demonstra a total capacitação dos técnicos que atuam aqui no país no domínio de toda a tecnologia que já foi transferida pela Eurocopter para a Helibras.
“Estamos cumprindo todas as etapas que havíamos desenhado desde o anúncio do contrato de cooperação tecnológica e estes são apenas mais alguns passos rumo ao domínio tecnológico completo na manutenção e fabricação de helicópteros de toda a gama Eurocopter”, explica Eduardo Marson, presidente da Helibras.
A linha de montagem dos helicópteros médios e pesados da Helibras está completamente tomada pelos EC725 destinados às Forças Armadas Brasileiras. A previsão é de que as próximas unidades comecem a ser entregues entre o final deste ano e meados de 2014. Já o início de produção das versões civis que também deverão ser produzidas localmente ainda depende de contratos comerciais que estão sendo negociados com diversos operadores do mercado oil&gas.
FONTE: Convergência Comunicação Estratégica
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O problema na caixa de transmissão dos EC725/225 não tem solução definitiva, porque esta seria a troca por uma nova unidade, redesenhada e como NOVAS DIMENSÕES e que, portanto, não cabe no local atual.
Vão ficar com as luzinhas.
Notícia muito bacana nossos engenheiros aprendendo a apertar parafuso… E olha que é da excelente, da fantástica, da brilhante transmissão da Kombi da Eurocopter… Muito bom! Parabéns! Vive Le Brésil! 🙂 Quero saber é o seguinte: terminado o contrato de ToT da Kombosa-Voadora os engenheiros poderão abrir uma concorrente da Apertaparafusebrés (sim, em francês, porque afinal a empresa é francesa embora instalada no Brasil), ou a “ToT de mim para mim mesmo” impede até mesmo isso? Trocando em miúdos: nossos engenheiros poderão ser contratados pela Embraer (exemplo meramente ilustrativo), para projetar e fabricar de verdade um helicóptero genuinamente nacional para… Read more »
Ah, esqueci, falha minha:
“Notícia muito bacana nossos engenheiros aprendendo a apertar parafuso E juntar pecinha”
🙂
“A previsão é de que as próximas unidades comecem a ser entregues entre o final deste ano e meados de 2014.” Só não entendi uma coisa: segundo a própria Eurocopter, o eixo reprojetado da transmissão deverá ser certificado em 2014 (vide primeiro link da lista ao final da matéria). Então as próximas unidades de EC725 para as Forças Armadas, a serem “entregues entre o final deste ano e meados de 2014” continuarão a ser montadas com o eixo sujeito a trincas, e que vai ter que ser trocado no futuro? Ou serão montadas com um novo eixo, reprojetado, mas ainda… Read more »
Relembrando trecho da matéria que fizemos a partir de informações da Eurocopter: “O novo projeto permitirá, entre outras coisas, a remoção das medidas preventivas e de precaução implementadas hoje. O eixo redesenhado deverá ser certificado em 2014, com produção iniciando em paralelo ao processo de certificação. A disponibilidade das primeiras partes reprojetadas é estimada para o segundo semestre de 2014, sendo que todos os aviões novos de fábrica receberão os novos eixos.” Ou seja, como o eixo redesenhado só estará disponível no segundo semestre de 2014, pelo jeito as próximas entregas para as Forças Armadas serão com o eixo antigo,… Read more »
Só espero que não haja nenhuma tentativa de reserva branca nos contratos de transporte de pessoal entre o continente e as plataformas.
Algo como uma estatal aparelhada de “cumpanheiros” que pergunta as empresas operadoras que aeronave ira utilizar no serviço e recomende “aquela em especial” que é fabricada por um pessoal amigo da gente.
Talvez seja paranoia demais da minha parte! Por estas terras tudo é possível.
Nunão, é isso mesmo que você entendeu parceiro. Como é que eles vão entregar aeronave com eixo novo se não existe o tal eixo novo? No máximo vão colocar o tal sensor de vibração e um ledzinho no painel do bicho, que é pro piloto pousar em duas horas, pegar o manual da aeronave, achar o telefone da Eurocopter e ligar para a França avisando que bichou a bagaça. Mas como desgraça pouca nunca é demais e nada é tão ruim que não possa piorar, pagamos US$ 60 milhões de doletas por uma Kombi-Voadora que já VIRÁ DE FÁBRICA bichada,… Read more »
Ainda bem que existem os S 92 pra ir pra o trabalho!!!!
sds
GC
É……Então em 2014 vamos ter que olhar mais p/ o céu antes de sair!!!
Hahahahahahahahaha…..
Só no Brasil mesmo !!
Vou lá na concessionária comprar um carro novo com defeito no eixo e na caixa de transmissão…. e sujeito e matar na primeira curva…. nem a seguradora vai querer segurar.
Podem esperar deitados…. sentado pode doer as costas !
Mas que cara de pau !!!
Sds.
E esta agência de marketing deveria mudar de nome….. ficaria melhor:
“Entubation Comunicação Estratégica”
Sds.
Então, pra deixar ainda mais claro tudo que estou questionando, coloco aqui o texto original em inglês da Eurocopter (tirado do link http://www.ec225news.com/investigation.html) “The redesigned shaft is expected to be certified in 2014. Production will commence in parallel with the certification process. The availability of the first new designed parts for retrofit is estimated to be in the 2nd half of 2014. All newly delivered aircraft will be fitted with the new shafts.“ Quando traduzi isso há dez dias, não sei se deixei passar a palavra “retrofit” ou se isso pode ter vindo com alguma atualização do texto (não estou… Read more »
Senhores, tudo isto foi devidamente avisa aqui na Trilogia que iria acontecer, ou seja, uma campanha de marketing muito forte por parte da Eurogolper, pressão política em cima daqueles que “lobiaram” o negócio, e censura total aos militares, quem abrir a boca corre o risco de ser transferido para uma vila militar no interior do Acre, é a democracia petista.
Mas, nem tudo está perdido, tem gente graúda mexendo nisto……
Grande abraço
Já é possível ver as operadoras de offshore que atendem a Petrobrás sendo obrigadas a comprar esses EC-225 da Helibrás, vulgo EADS.
Com ou sem luzinha. 🙂
[]’s
Começou mal e cada vez fica pior
Ainda bem que ele nao irá la pro fundão, eu to a uma hora e meia do Jacarépagua, e ai ele nao alcança aqui, pois sao mais de tres horas de voo, e ai ele ja expirou!!!! so vai pra la o S 92!!!!!
Acho que se ele voltar a voar aqui, entao vai ser somente para plataformas proximas, ainda que eu nao acredite que a Peroba vai aceitar, somente com pressão la da quadrilha A.
sds
GC