T-25 Universal atinge marcas históricas de disponibilidade
Mesmo após 42 anos de serviço na Força Aérea Brasileira, a frota do treinador T-25 Universal atingiu um recorde histórico neste mês: até o dia 23 de julho, a média de disponibilidade da frota da Academia da Força Aérea foi de 87,24%. Isso quer dizer que dos 42 T-25 utilizados para instrução básica dos Cadetes, pelo menos 36 estavam diariamente disponíveis para voo. No dia 12, a equipe de manutenção conseguiu o feito de alcançar 93% de disponibilidade, com 40 aeronaves prontas para decolagem.
Com 27 anos de experiência na manutenção do T-25, o Suboficial Ronaldo Legui explica que o avião é fácil de trabalhar, mas houve uma evolução na organização do trabalho. “A logística melhorou. A informática ajudou. Foram implantados sistemas que faz com que os suprimentos cheguem quando são necessários”, conta. O Suboficial diz que são realizadas, em média, 250 inspeções anuais em aeronaves da frota e que agora todos os passos têm um planejamento melhor. “A gente consegue liberar a aeronave em menos tempo, fazer um bom trabalho”, completa.
Com um número cada vez menor de aeronaves nas mãos do pessoal de manutenção, o Tenente Aristóteles Alves brinca: “Acho que coisa parecida só foi possível quando os aviões chegaram da fábrica”. O oficial especialista explica que além do trabalho da equipe de 70 militares diretamente envolvidos na manutenção dos T-25, há ainda a participação do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa e de outras unidades que participam da cadeia logística. “Qualquer avião é fácil de manter desde que você tenha um suporte adequado. E é isso o que a gente está tendo”, explica. Ele ressalta ainda a capacitação dos recursos humanos.
O Tenente Rafael Viana, instrutor de voo da Academia da Força Aérea, explica que a maior disponibilidade de aeronaves significa uma maior quantidade de decolagens durante o dia. “A gente consegue otimizar a instrução dos Cadetes”, resume. O T-25 é o primeiro passo na formação dos aviadores da FAB. Todo ano, aproximadamente 100 Cadetes do segundo ano da Academia realizam na aeronave a etapa primária do treinamento aéreo, com 50 horas de voo. No quarto ano, as etapas avançadas são realizadas nos T-27 Tucano.
FONTE / FOTOS: FAB (AFA e Agência Força Aérea)
VEJA TAMBÉM:
- Treinador IA-73 UNASUR I: imagens com motor a pistão e turboélice
- Avião da Unasul ficará pronto em três anos
- O avião é deles, mas o VANT é nosso
- 5.000 horas de instrução
- Treinador básico latino-americano?
- T-Xc Pilgrim: Novaer Craft dá início a protótipo de monomotor
- Brasil perde um dos grandes nomes da aviação: José Carlos ‘Neiva’
- Aliste-se na VBAF – Virtual Brazilian Air Force
Pelo cronograma da Novaer, o primeiro protótipo do novo treinador ficará pronto no final deste ano. Se estiverem dentro do planejado, até o final do ano deverá ser apresentado o modelo.
Resta saber o que o governo cumpanheiro irá comprar: o produto nacional, feito por engenheiros brasileiros reconhecidamente competentes ou o avião bolivariano que ninguém sabe quando ficará pronto.
Pelo cronograma da Novaer, o primeiro protótipo do novo treinador ficará pronto no final deste ano. Se estiverem dentro do planejado, até o final do ano deverá ser apresentado o modelo.
Resta saber o que o governo cumpanheiro irá comprar: o produto nacional, feito por engenheiros brasileiros reconhecidamente competentes ou o avião bolivariano que ninguém sabe quando ficará pronto.
Caro Marcos
Mais informações sobre este assunto na próxima revista Forças de Defesa
Outra possibilidade, se se comprovar ser eficiente, seria, por exemplo, a remotorização das aeronaves e adoção de novos aviônicos. Uma nova motorização a álcool, claro, barateando a hora de voo
“…o produto nacional, feito por engenheiros brasileiros reconhecidamente competentes…”
Enquanto a FAB não avaliar esta aeronave, de acordo c/ suas necessidades, não há nada que corrobore a adequação do produto.
Já a competência do pessoal envolvido neste projeto, será avaliada somente se e qndo alguma falha grave de projeto vier a ser exposta.
A boa engenharia aeronáutica agradece.
O resto é torcida.
Eita aviãozinho porreta esse T-25.
Poggio: ok. Fico no aguardo!!!
Vader: Bota porreta nisso!
Mauricio: nada a comentar sobre a torcida contra!!!
Vamos ser sinceros: a primeira imagem revela bem a idade da aeronave. Não seria má ideia um convite para a governanta fazer um voo nessa aeronave, talvez uns toneaus, reversos e loopings.
Marcos,
será sem comentários quando ele torcer a favor, “o torcer contra” já é esperado.
Mauricio R. sempre gosto de ler seus comentários, pois sempre tem um ponto de vista diferente.
abraços a todos e boa semana.
GC
Algumas considerações que me vem a mente depois de uma bela noticia de competência operacional como esta. Avião militar é avião militar (como navio, carro de combate e demais hardwares), suas especificações, projeto, lógica de operação e manutenção são diferentes. A história militar esta repleta de casos de projetos digamos que se mostraram “delicados” quando submetidos à exigências reais de operação militar. Este nem de longe parece ser o caso do T-25, um quarentão que esta “inteiro” por assim dizer. Existe uma tendência que não é brasileira e sim um fenômeno mundial de que toda indústria aeronáutica se afirma, projetando… Read more »
Interessante alguns comparativos entre as duas aeronaves:
Especificações: TX / T25
Motor 315 x 300
Altura: 276 x 300
Comprimento: 797 x 860
Envergadura: 914 x 1100
Área alar: 12,46 x 17,20 m2
Peso vazio: 887 x 1150 kg
Peso max: 1555 x 1700
Sempre ouvi falar na caserna que o Tangão iria carregar a alça do caixão do Tucaninho…
Ele é o verdadeiro pau pra toda obra da FAB. Foi feito pra isso mesmo, pra suportar manicaquices (essa é nova)… Pra aguentar pauleira de aluno…
Elephant Walk à brasileira na última foto?