Sem dinheiro para voar, África do Sul pode vender seus caças Gripen
As Forças de Defesa Nacionais da África do Sul (SANDF em inglês) estão considerando a venda dos seus caças Saab Gripen e de helicópteros Agusta A109, pois não há dinheiro para operá-los.
De acordo com um relatório “Beeld”, 18 helicópteros Augusta da SAAF (Força Aérea da África do Sul) estão eventualmente disponíveis, mas não voam.
Devido aos cortes no orçamento militar também não estão sendo utilizados todos os 26 caças Gripen adquiridos em um controverso negócio de armas. O relatório disse que o SANDF estava considerando vender a aeronave devido à falta de dinheiro.
O especialista militar Helmoed-Romer Heitman sugeriu que a SAAF está sofrendo de indecisão do Estado em função das suas expectativas militares. “Uma força aérea sem caças é um pato morto no contexto militar da África. Um exército sem helicópteros e aviões de transporte é um dinossauro em um pântano”, apontou ele em um relatório da IOL.
“Um exército sem helicópteros de transporte tático e ataque é um pato manco. Uma marinha sem helicópteros e aviões de patrulha marítima é cega.”
FONTE: iafrica.com (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTO: Denel
NOTA DO EDITOR: a reportagem fala em “vender os caças” e não na venda de parte deles, mas esta última possibilidade é a que parece mais provável pois, como já foi abordado em matérias anteriores (veja link abaixo), a SAAF estocou apenas parte dos seus caças e outros continuam voando (embora com restrições, pois o contrato de apoio ainda não foi renovado)
VEJA TAMBÉM:
- Caças Gripen da SAAF não possuem contrato de apoio desde abril
- África do Sul: com caças armazenados, pessoal de apoio da Denel é demitido
- Com cortes orçamentários ‘até o osso’, África do Sul armazena 12 caças Gripen
- Gripens da África do Sul: faltam pilotos
- Gripens da África do Sul vão voar menos
- Custo operacional do Gripen é o menor entre caças ocidentais, segundo estudo
Olha só mais uma oportunidade de “seminovos”.
Se junta com o “saldão do deserto” então…
http://www.aereo.jor.br/2013/07/25/a-4s-f-16s-e-kfirs-a-venda-em-israel/
…dá uma verdadeira força aérea
Olha a FAB indo às comprars….
Só não compram se não quiserem
Oferta tem… rsrs
Deve ser bem facil negociar esses 12 Gripens que estão armazenados, Anapolis ficaria muito bem com eles. Mas é preciso amarrar um contrato de manutenção com a SAAB, e o valor da compra obviamente bom para o Brasil, pois os juros do financiamento deles quando novos, devem ser recalculados, pois os caças valem menos hoje!
Esses 12 mais uns 36 NG novinhos seriam muito bom para a FAB!!!! 🙂
Se buscarmos nas duas fontes e ainda fecharmos com a Boeing pros Vespoes novos é bacana ,nao podemos perder a oportunidade de sermos amigos de projetos com a mesma e beneficiar o crescimento tecnologico militar aeronautico do Brasil !!
Realmente, independente do futuro do FX-2 (se e que ainda existe um futuro), a FAB nao poderia deixar uma oportunidade dessas passar. Ou quem sabe talvez ate mesmo a MB, criando assim dois esquadroes litoraneos. Mas acho que estou viajando na maionese, pois estamos lidando com o Brasil…
Eis ai o futuro da FAB!
Não estou me referindo aos caças, estou me referindo justamente a falta deles. Brasil e África do Sul com duas Forças Aéreas sem caças.
Vale dizer que os políticos sul africanos vão muito bem, obrigado!!!
“Ou quem sabe talvez ate mesmo a MB, criando assim dois esquadroes litoraneos. Mas acho que estou viajando na maionese…” Concordo, João: Realmente, você viajou na maionese!!! A MB ainda está para receber seus primeiros A-4 modernizados, que são caças navais, compatíveis com operações em porta-aviões. Para quê compraria 12 caças Gripen C/D seminovos que não operam em porta-aviões? Seria o mesmo que dizer que a MB poderia comprar os F-16 cuja entrega ao Egito está suspensa. Não confundir Gripen C/D com o Sea Gripen, que é um projeto interessante e aparentemente de bom potencial, derivado do Gripen E/F, mas… Read more »
SInto muito, Nunao, mas entre A-4 e Grippen eu vou de Grippen… rsrs. Porque nao os dois???
João, independentemente da modernidade ou não dos caças, o negócio é o seguinte:
Caça que opera unicamente a partir de bases terrestres é com a FAB.
Caça para operar em porta-aviões é com a MB.
A MB não precisa de caças que não operem em porta-aviões.
Para isso, já existe a FAB.
🙂
Nesses dois links abaixo tem discussões bem interessantes, nos comentários, a respeito dos caças da MB e o porquê deles, com pontos de vista diferentes para cada comentarista. Inclusive, num dos links você participou da discussão. Vale a pena rever:
http://www.naval.com.br/blog/2013/07/19/marinha-realiza-teste-em-voo-com-aeronave-skyhawk-af-1b/#comments
http://www.aereo.jor.br/2013/07/10/mais-um-lote-de-tres-bombardeiros-su-34-entregue-a-forca-aerea-russa/#comments
Nunão, concordo com quase tudo que vc disse, mas, uns 03 esquadrões de SU-34 não faria mal nenhum.
rsrsrs…
Fábio, continuo discordando, como está em comentário no segundo link que coloquei mais acima…
Saudações!
Ok, all right, entao vou mandar eles pra FAB. Quem dera que os problemas das FAAS podessem ser resolvidos aqui na Trilogia…rsrs.
Saiu da loja já tem desconto de 20%. 🙂
[]’s
Será que ainda estão com cheirinho de novo? sabe aquele cheiro de escape novo quando esta quente? kkkkkkkkkkkkk
Vejam o estouro das nossas contas externas, com um déficit monstruoso de Us$ 43,4 bilhões e que tem que ser financiado…. e depois me digam se o GF vai comprar alguma coisa.
Sds.
Está aí a solução do FX-2, à moda da FAB!!! Compra esses 12 Gripen como Tampão/Definitivo, e depois vai comprando, aos pouquinhos, já que tem Gripen mesmo, uns a mais hoje, mais alguns amanhã, como fez o Chile com seus Falcons… E de quebra fica com o caça que ela quis desde o FX-1… Deixar essa oportunidade passar, aí desisto!!!!!!
Joner, estão até com o plástico nos bancos e os adesivos “ok” no para-brisas… rsrsrsrsrs
E vão proteger o país com quê?
Éééééé… isso ai não é importante. Importante
é que os políticos de lá viraram sócios das grandes mineradoras
de diamantes e os caras estão é cheio da grana.
Nao quero soar mal, mas desda epoca em que o Mandela chegou a presidencia a Africa Do Sul vai de mal em pior…
joao.filho, o que você quer sugerir com este comentário?
Isto se chama “Legado da Copa do Mundo”!
Sei que já vi em alguma materia por aqui, mas alguém sabe dizer se esses Gripens custam mais ou menos que nossos F-5M (para serem operados)?
(manutenção, combustivel, etc.)
A materia abaixo diz que o Gripen esta em torno de U$$ 4.700,00 a hora de voo!!!!!!!!!!!!!!
E nossos F-5M?????????
http://www.aereo.jor.br/2012/07/11/custo-operacional-do-gripen-e-o-menor-entre-jatos-ocidentais-segundo-estudo/
F – 5; Simplesmente quiz dizer que desde aquela epoca, o pais deu um giro a esquerda, tanto politicamente como economicamente, levando a Africa Do Sul e sua economia pro beleleu.
Pena da África do Sul. Acho que eles não devem se descuidar.
Daí vão operar o que?
Logo eles, a potência mais temida da África Sub-Saariana.
Joner disse:
25 de julho de 2013 às 15:13
Joner, consta que a hora-vôo do F-5EM orça por volta de US$ 4.000,00.
Agora, esse custo da hora-vôo do Gripen é meio fajuto. Com certeza ele é mais barato que qualquer outro caça Ocidental moderno, mas não sei se chega a tanto.
Sds.
A Grécia resolveu sediar uma Olimpíada, desde então sua economia foi para o beleléu!
A África do Sul resolveu sediar uma Copa do Mundo, desde então sua economia também foi para o beleléu!
O Brasil decidiu sediar os dois eventos, que ainda não ocorreram, e sua economia já está indo buraco abaixo. Imaginem depois dos dois eventos, onde somente sobrarão restos à pagar.
Os SH com o Gripen seria uma boa pedida.
Seria interessante essa opção para a FAB.
Gripen sul-africano e sueco de segunda mão para substituir os F-5 e Super Hornet novos para os Jaguares, Pampas e Jambocks !!
Fecha a conta e passa a régua =D
Em primeiro lugar tem que acertar com o banco que financiou a operação, que segundo as más línguas esta no cartório.
Em segundo lugar, estas células tem peculiaridades especificas da SAAF, tanque de combustível menor, sem probe, Radios e sistemas de EW caixa preta deles..Acho muito pouco provavel.
Grande abraço
juarezmartinez acaba de tirar a alegria de muitos
Se tivessem optado por algo de prateleira, sem inventar moda, agora seria mais fácil de vender. Obviamente não era a intenção vender.
Esse custo de hora de voo, desconfio, é só o da gasosa, não incluindo ai os custos de manutenção.
Bom mesmo deve ser o Rafale, com custo de hora de voo em torno de E$ 45 mil.
Se tivéssemos embarcado nessa, com o queriam M. Jobã e M. Lulá, hoje estaríamos pondo à venda, como os sul africanos, nossos caças.
Hum….. Essa de peculiaridades particulares realmente não é boa coisa, e sem probe em um país como Brasil, fica cruel!
Eu já estava ficando animado! 🙁 (realidade brasileira!)
Vader,
Esse valor era de 2004, ainda quando voavam o F-5E/F.
Será com a introdução do “M” esse valor não subiu?
E o valor exato era de US$ 4.300!
KC-137 US$ 7.000;
C-130 US$ 4.000.
AT-27 +/- US$ 990.
Vamos todos voltar pra feirinha no deserto que seremos mais felizes !!rs
Seria uma solução perfeita, ao menos 12 ou 16 deles para o GDA, poxa, resolve muuuitos problemas.
Ao menos manteria Brasilia sob defesa ( embora defender o congresso seja questionável…)…
Podemos imaginar um esquadrão misto de de , sei lá, uns dois Gripens, com 4 F 5 e uns 4 AMX… todos modernizados, equipados com ( gripens e f 5) darter…
Nada mal para América do Sul…
Seria um esquadrão de respeito. Em caso de guerra, poderíamos distribuir os 12 gripens por varias bases…
O que eu falei não é sonho impossível, é perfeitamente viável.
é verdade isso ?? hora de vôo do rafale é 45 mil ????
“Em segundo lugar, estas células tem peculiaridades especificas da SAAF, tanque de combustível menor, sem probe, Radios e sistemas de EW caixa preta deles” Não estou por dentro de tudo o que é relacionado à versão do Gripen para a SAAF mas, até onde sei, era para todos os Gripen C/D fabricados para exportação receberem probe de reabastecimento em voo (embora não me lembre, de fato, de ver alguma matéria com os sul-africanos fazendo REVO). Seria estranho os sul-africanos não terem solicitado aeronave com o probe retrátil do Gripen C/D, como fizeram os tchecos que hoje treinam REVO, se os… Read more »
Wágner:
35.000 euros, segundo o Senado Francês:
http://www.senat.fr/rap/r07-352/r07-35210.html
juarezmartinez disse em 25 de julho de 2013 às 19:33
Juarez,
Os gripens da SAAF possuem sistemas de reabastecimento em voo iguais a todos os demais Gripens C/D.
http://www.af.mil.za/news/2005/gripen_boeing.htm
O Barclays Structured Trade & Export Finance e o UK Government’s Export Credits Guarantee Department não estão no cartório.
http://www.simmons-simmons.com/en/News/2000/11-Nov/Hawk-Gripen-Aircraft
Os tanques de combustível internos dos Gripens C/D da SAAF são iguais aos dos demais.
Não acredite muito nas más línguas.
Sabre disse:
Os gripens da SAAF possuem sistemas de reabastecimento em voo iguais a todos os demais Gripens C/D.
Bom. Pelo que foi colocado, os Gripen da SAAF são muito parecidos com os outros C/D que existem por aí. Um belo tampão e bem novo. Parece uma opção melhor que F-16 usado.
Obrigado pelo link da foto de Gripen da SAAF realizando REVO, Sabre, eu realmente não me lembrava de ter visto uma, mas estava achando muito estranha a afirmação do comentário do Juarez de que não tinham o probe retrátil.
Saudações!
Grato, Vader.
🙂
( Nuuunca a FAB conseguiria mantê-los voando…)…
Lembrando que a África do Sul faz parte dos BRICS, isto é, os “Cinco Grandes”.
Prezados Wagner e Vader, Apenas para atualizar informação postada e fugir de eventual interpretação tendenciosa involuntária, vejam que a hora de vôo do Rafale a € 35.000,00 seria dado do tribunal de contas francês calculado a custos de 2006/2007. O mesmo estudo expressava desconfiança quanto aos planos do governo francês para reduzir o valor para €10.000,00 a hora de vôo, para o Rafale “B/C”, da força aérea, e para € 7.000,00 quanto ao Rafale “M”, da marinha deles, a partir de 2012. Mesmo considerando as limitações e imprecisões das fontes, sem falar, principalmente, na falta de definição objetiva dos parâmetros… Read more »
Wagner disse: 26 de julho de 2013 às 15:05 Wagner, boa noite. Você não leu o documento do link, não é? Entendeu que é um documento com dados de 2007, quando o Rafale estava no início de sua operação (com poucas aeronaves e poucas horas realizadas) e existiam grandes investimentos na implantação da logística? Leu, pelo menos, o restante do parágrafo que contém o valor extraído pelo Vader? Está também escrito: “l’heure de vol devrait, selon le ministère, voir son coût de soutien diminuer jusqu’à atteindre le niveau de 10 000 € à l’heure de vol pour le Rafale «… Read more »
e disse: 26 de julho de 2013 às 14:34 juarezmartinez disse em 25 de julho de 2013 às 19:33 Juarez, Os gripens da SAAF possuem sistemas de reabastecimento em voo iguais a todos os demais Gripens C/D. http://www.af.mil.za/news/2005/gripen_boeing.htm O Barclays Structured Trade & Export Finance e o UK Government’s Export Credits Guarantee Department não estão no cartório. http://www.simmons-simmons.com/en/News/2000/11-Nov/Hawk-Gripen-Aircraft Os tanques de combustível internos dos Gripens C/D da SAAF são iguais aos dos demais. Não acredite muito nas más línguas. Leia mais (Read More): Sem dinheiro para voar, África do Sul pode vender seus caças Gripen | Poder Aéreo – Informação… Read more »
Amigos,
SAAF Gripen 3912:
http://www.groundshout.co.za/misc/2012_tfdc/20120421_EOS500D_088517.jpg
Abraços,
Justin
Calma Justin minha cachola está lenta , o frio aqui está demais !! kkkkk !
Mas para a FAB nada que supere demais a hora de vôo de um F5, é viável…
Mas claro, o Rafale eu acho excelente. O problema é o nosso orçamento…
Uma pena, na verdade…
Justin, sabe o que Monsieur Jôban disse do F-35? Pois é! também se aplica ao Rafale….