Coreia do Sul fará nova rodada de ofertas para o programa F-X3
Segundo reportagem da Reuters publicada nesta quinta-feira, 25 de julho, a Coreia do Sul realizará no mês que vem uma nova rodada de ofertas para seu programa F-X3, que visa a compra de 60 caças de nova geração. O processo havia sido suspenso no início deste mês após 55 rodadas em que todos os ofertantes excederam o orçamento de 8,3 trilhões de won (cerca de 7,4 bilhões de dólares). Concorrem a Lockheed Martin com o F-35, a Boing com o F-15 Silent Eagle e a EADS com o Eurofighter Typhoon.
A nova rodada deverá ocorrer na terceira semana de agosto, porém analistas acham pouco provável que o valor desejado pelos sul-coreanos seja atingido. Por sua vez a DAPA (Defence Acquisition Program Administration), organização responsável pelo programa de aquisição, revelou por meio de seu porta-voz Baek Youn-hyeong que, “caso nenhuma oferta esteja dentro do orçamento do projeto após a retomada das ofertas, prosseguiremos com o projeto por meio de revisões ou aumento no orçamento total.”
Outras opções para viabilizar a compra incluem uma aquisição dividida em partes, mas esse tipo de modificação implicaria numa reescrita do programa. Críticas sobre o governo ter acelerado demais as coisas, assim como a eleição presidencial do ano passado, acabaram desacelerando o processo, e analistas acham que a previsão de início de entregas em 2017 não será possível. Cerca de 150 caças F-4 e F-5, que a Coreia do Sul pretende substituir parcialmente com as novas aeronaves, deverão dar baixa a partir de 2015.
FONTE: Reuters (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: USAF, Boeing e Eurofighter (conforme a ordem em que os caças são citados no texto original)
NOTA DO EDITOR: é sempre bom relembrar que o F-X3 (ou F-X III) sul-coreano é a terceira fase de um programa chamado F-X, cujas duas fases anteriores resultaram em compras de caças F-15 norte-americanos, que vêm sendo entregues e postos em serviço ao longo dos últimos anos. Parte da frota de caças F-5 será substituída, segundo o planejamento, pela FA-50, derivado armado do treinador supersônico T-50 Golden Eagle. Para saber mais sobre esses programas, clique nos links abaixo.
VEJA TAMBÉM:
- Coreia do Sul quer comprar 260 mísseis AMRAAM por US$ 452 milhões
- O fim do F-X3 poderá chegar na semana que vem…
- Ofertas do F-X3 da Coreia do Sul foram suspensas temporariamente
- F-X3 da Coreia do Sul: mais uma semana de recebimento de ofertas
- F-X3 da Coreia do Sul: faltam poucos dias para acabar o leilão ‘quem dá menos’
- Lockheed Martin promete F-35 à Coreia por menos de US$ 125 milhões cada
- Delegação sul-coreana faz avaliação do Eurofighter Typhoon na Espanha
- FX-III da Coreia do Sul: três concorrentes submetem suas propostas
- Os programas ‘F-X’ na Ásia, no mundo e na revista Forças de Defesa 4
- F-35 pode estar acima do orçamento do F-X III da Coreia do Sul
- F-15SE avança sobre o F-35
- Typhoon deverá ser o único competidor europeu do F-X3 sul-coreano
- Europa convida Coreia do Sul a se juntar ao programa Eurofighter
- Coreia do Sul retira requerimentos de furtividade da concorrência F-X III
- Mais informações sobre o F-X-III, de quinta geração, da Coreia do Sul
- Vem aí o FX-III… da Coreia do Sul