Emirados encomendam dois satélites militares de observação à França
Segundo o jornal “The National” dos Emirados Árabes Unidos (EAU), o país assinou com a França um acordo para a compra de dois satélites de militares de observação Helios, além de uma estação terrestre. O acordo foi assinado pelo príncipe da coroa de Abu Dhabi e comandante supremo das Forças Armadas, Sheikh Mohammed bin Zayed, e o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian. A informação foi divulgada pela agência estatal Wam na segunda-feira, 22 de julho.
Os satélites serão fornecidos pela empresa de defesa franco-italiana Thales Alenia Space e Astrium, uma subsidiária da EADS (European Aeronautic Defence and Space Company). Segundo a agência France-Presse, vinte engenheiros serão treinados para usar o novo equipamento. Quanto ao valor do contrato, o diretor executivo da Astrium, François Auque, informou que é de “pouco mais de 700 milhões de euros (Dh3.39 bilhões).
Tanto a França quanto os Emirados afirmaram que o acordo era um sinal de boa cooperação entre os dois países, e que o contrato faz parte de um acordo-quadro de parceria estratégica acordado entre o presidente dos EAU, Sheikh Khalifa, e o presidente francês François Hollande, durante visita a Abu Dhabi realizada por este último em janeiro.
O jornal The National afirmou também que, segundo fontes do jornal francês Le Figaro, o acordo marca o maior contrato de defesa da França nos últimos cinco anos, marcando também a volta da França ao Golfo Árabe.
FONTE / FOTO DE BAIXO: The National (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
IMAGEM DO ALTO: Astrium (imagem em caráter ilustrativo de satélite baseado no Eurostar 3000, que notícias anteriores informavam que serviria de base ao modelo destinado aos Emirados)
VEJA TAMBÉM:
- Emirados prestes a fechar compra com os franceses…
- O combate Rafale x Eurofighter continua nos Emirados Árabes Unidos
- Franceses continuam confiantes numa venda do Rafale aos Emirados
- Eric Trapier, que vendeu o Mirage 2000 aos Emirados, vai dirigir a Dassault
- François Hollande tentará emplacar o Rafale nos Emirados Árabes
- Rafale é superior quando influência dos EUA não é o critério, diz CEO da Dassault
- Caças Rafale, Mirage 2000-9 e F-16 Block60 se exercitam nos Emirados
- A missão de Juppé: consertar a venda do Rafale para os Emirados…
- Presidente dos Emirados visita o Reino Unido: Eurofighter Typhoon na agenda
- Em breve, Eurofighter Typhoon terá componente fabricado nos Emirados
- Pista livre para o Typhoon nos Emirados: país anuncia parceria com Reino Unido
- Segundo jornal dos Emirados, conversas sobre compra do Typhoon prosseguem
- Pentágono confirma venda de 25 F-16 Block 60 aos Emirados Árabes Unidos
Le Point.fr – Publié le 23/07/2013 à 15:44
Le contrat Falcon Eye est un enjeu stratégique pour les Émirats. Mais beaucoup de questions demeurent. Premiers éléments sur le dessous des cartes.
http://www.lepoint.fr/editos-du-point/jean-guisnel/les-dessous-de-la-vente-de-satellites-aux-emirats-23-07-2013-1707583_53.php