Robert Sterling

O piloto de testes da Boeing Steve “Bull” Schmidt, é um homem calmo, tranquilo e seguro, características que combinam bem com seu trabalho.

Várias vezes por mês, ele voa um jato que acabou de sair da linha de produção, antes que ele seja entregue ao cliente que o comprou, para determinar se a nova aeronave é capaz de desempenhar com segurança a função para a qual foi projetada.

“Voar uma aeronave pela primeira vez é a culminação de todo o extenso trabalho que o precedeu,” diz Schmidt. “São os engenheiros e os mecânicos em solo quem fazem com que tudo isso aconteça; assim, a alta qualidade é, na verdade, um reflexo de seus esforços e dos esforços da equipe como um todo.“

Schmidt já fez o primeiro voo de mais de 400 aeronaves recém-saídas da linha de produção, entre as quais, os jatos T-45, F-15 e F-18.

Schmidt reconhece o perigo envolvido na operação de um jato que está voando pela primeira vez, mas diz que isso não o preocupa.

“Fomos bem treinados para lidar com as mais diferentes situações; assim, tenho certeza de que os procedimentos utlizados me trarão de volta em segurança, caso o inesperado aconteça.”

Schmidt começou a voar o F-14 em 1984 pela Marinha americana, da qual se aposentou após 20 anos de serviço. Sua formação inclui cursos na Escola de Piloto de Teste Naval e na escola de combate aéreo Top Gun (Naval Fighter Weapons School). Segundo Schmidt, contando seu tempo na marinha e na Boeing, ele já contabiliza 30 anos contínuos de voos, mas isso não afetou o prazer que a profissão lhe traz.

“A emoção de sentir a aceleração da aeronave, de voar a uma velocidade supersônica ou de levá-la a um ponto onde a maioria dos pilotos não consegue chegar ainda não envelheceu”, diz o piloto. “E acho que isso jamais acontecerá.”

Assista ao vídeo no qual Steve “Bull” Schmidt faz o primeiro voo de uma aeronave F/A-18 Super Hornet recém saída da linha de produção.

FONTE: www.boeing.com.br

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Vader

Profissãozinha chata a do cara.

E mais uma vez vimos o Super Hornet em velocidade supersônica. O que não deixa de ser notável, já que para alguns gênios de internet tal aeronave seria incapaz disso.

Clésio Luiz

Se eu não me engano foi num voo desses que morreu um piloto de testes da General Dynamics, o autor do livro Semper Viper, Joe Bill Dryden. Isso serve para lembrar do perigo que envolve o primeiro voo de uma aeronave “0 km”.

Joner

Será que os primeiros voos dos novos SH ainda são feitos com essa pintura de base? Ou devido ao amadurecimento do projeto hoje em dia os SH vão para teste já completamente terminados?

Mauricio R.

Eu acho que o F-22 e o F-35 “cataram” alguma pobre F/A-18 desavisada…
Olhem o resultado:

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2013/07/boeing-fa-28-tiger-hornet-by-kitsune.html)

Fernando "Nunão" De Martini

“Joner disse: 23 de julho de 2013 às 9:27 Será que os primeiros voos dos novos SH ainda são feitos com essa pintura de base? Ou devido ao amadurecimento do projeto hoje em dia os SH vão para teste já completamente terminados?” Joner, o vídeo é recente. O título original “O primeiro voo de um Super Hornet” não se refere ao primeiro Super Hornet que voou na história, e sim ao primeiro voo de testes que toda aeronave Super Hornet faz após sair da linha de produção. Fazer o primeiro voo antes de receber a pintura definitiva não tem nada… Read more »

Joner

Nunão, aproveitando, vc sabe a razão disso? Será que é o fato de que se houver a necessidade de retrabalhos na aeronave pode precisar pintar novamente. Ou diz respeito aos sensores que são instalados para testes?

Vou partir pra outra, essa matéria já esta antiga!!! kkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

Joner, é simplesmente uma questão de ordem lógica das coisas. A pintura nas cores do operador, para que este a receba bonitona, é sempre uma das últimas coisas a serem feitas na aeronave, quando já se sabe que todo o resto está ok.

Pintura de caças é algo que mostra sinais de desgaste muito rápido, conforme o uso em voo, estacionado no pátio sob sol etc. Um caça novo e que custou milhões, com pintura mostrando sinais de desgaste, não fica bonito na foto…