Ala 15 da Espanha comemora 150 mil horas de voo de F-18 Hornet / C.15
Em nota divulgada na última sexta-feira, 19 de julho, a Força Aérea Espanhola informou sobre um marco atingido recentemente pela Ala 15: 150.000 horas de voo em caças F-18 Hornet, que na Espanha têm a designação C.15
A marca foi atingida na quarta-feira, dia 17, às 8h57 da manhã, exatamente 27 anos e 7 dias desde o pouso dos primeiros quatro caças do modelo na Base Aérea de Zaragoza, em 10 de julho de 1986, a partir de um voo direto de St. Louis (EUA). Entre os pilotos que contribuíram para atingir essas 150 mil horas de voo, estão os atuais chefes do Estado-Maior da Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire) e do Comando Aéreo de Combate.
O piloto deste voo histórico do dia 17 foi o capitão Bernal, que após o pouso foi fotografado junto ao mecânico, sargento Fuertes, e ao armeiro, primeiro sargento Martín. A Ala 15 também realizou uma foto comemorativa com mais integrantes da unidade junto a um caça C.15 e produziu uma “bolacha” comemorativa da ocasião.
A Ala 15 herdou as tradições da antiga Ala de caça número 2, acumulando assim uma história de 57 anos sob o emblema do tigre.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Espanhola (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
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Bela foto a primeira.
Então essa aqui vai para o Poggio: o que é a abertura na LERX do Legacy da primeira foto? Spoiler? Speedbrake? “Spoilerbreak”, como no Super Hornet? 🙂
Vader, permita-me responder no lugar do Poggio. Não é nenhuma das alternativas que vc colocou. Décadas atrás, antes mesmo do primeiro avião a jato, já se sabia que uma tomada de ar junto à fuselagem teria mais eficiência na captação do fluxo de ar se não estivesse “colada” à superfície, e sim ligeiramente afastada. É a tal da “camada limite” do fluxo de ar da aeronave em movimento, acompanhando suas formas, porém, distanciando-se também dessas superfícies. O Messerchmitt Bf-109 alemão, por exemplo, aplicou esse princípio a partir da versão “F”, na entrada de ar para o supercompressor, localizada do lado… Read more »
Hehehe Nunão, uma explicação meio longa, mas irreparável. Obrigado. Então, já que você matou a primeira coloco mais três questões, desdobradas em seis: 🙂 1. Esse “duto de escape do espaço entre o separador da camada limite da tomada de ar e a fuselagem” (ufa), no F/A-18, é fixo ou escamoteável? Funciona a todo o tempo ou só em altos ângulos de ataque, como parece ser o caso da foto? 2. Existe no Super Hornet ou é uma exclusividade do Hornet “Legacy”? Foi substituído pelos spoiler´s sobre a LERX? (A próxima é de fundir o cabeção, rsrs): 3. Levando-se em… Read more »
Vader, agora estou sem tempo… Vou deixar para o Poggio!
A única pergunta que eu posso responder é a 1: pelo que já vi em fotos, é uma “fenda fixa”, se é que se pode chamar assim. Porém, também há outras aberturas escamoteáveis sobre a LERX para sangria do ar das próprias tomadas, quando é necessário diminuir o fluxo de admissão para o motor.
O papo aqui ta tecnico pra chuchu hein nem vou tentar entrar no meio, só vou ler e aprender!!rs
Sds
Eduardo o aprendiz!
Essas fendas eram em maior número no YF-17, mas no F/A-18 foram reduzidas para minimizar o arrasto. No Super Hornet foram eliminadas, provavelmente para reduzir o RCS. Mas a entrada de ar e o LERX deste é bem diferente.
http://www.nationalmuseum.af.mil/shared/media/photodb/photos/060810-F-1234S-032.jpg
É…. Estou alguns niveis abaixo no quisito conhecimento comparando os temas abordados nas perguntas e respostas! Parabéns, vou só assimilar o conteudo. kkk
Putz, virou a página e ninguém me respondeu, rs.