Gripen na República Tcheca: com saída do primeiro ministro Necas, contrato de ‘leasing’ deverá ser renovado
O ministro da Defesa da República Tcheca, Vlastimil Picek, anunciou planos para estender o “leasing” de caças suecos Saab JAS 39 Gripen, em uso no país. A informação foi veiculada na última segunda-feira (15 de julho) pelo site Defense News, a partir de nota da agência tcheca CTK.
O ministro disse que o novo contrato será mais vantajoso para o país, e que a proposta de extensão do contrato será submetida após o gabinete do primeiro ministro Jiri Rusnok receber o voto de confiança do Parlamento Tcheco. O primeiro ministro Rusnok foi indicado pelo presidente Milos Zeman em 10 de julho, após a saída do anterior ocupante do cargo, Petr Necas. Agora, Rusnok tem 30 dias para requisitar o voto de confiança.
O atual contrato de “leasing”, assinado em junho de 2004 entre os governos da Suécia e da República Tcheca, tem validade até 2014 e custo de cerca de 19,6 bilhões de coroas tchecas (aproximadamente (984 milhões de dólares) para o aluguel de 14 caças a jato Gripen, fabricados pela sueca Saab. As possibilidades de extensão do contrato variam entre prazos de três a onze anos e entre 5 e 14,5 bilhões de coroas, segundo a imprensa tcheca.
FONTE: Defense News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca
NOTA DO EDITOR: por diversos momentos, o ex-primeiro ministro tcheco Petr Necas vinha se mantendo como um entrave à renovação do contrato, devido ao mesmo ter sido assinado pelo gabinete anterior, do qual era opositor. Necas chegou a afirmar que os caças eram incompatíveis com a OTAN e que não podiam ser reabastecidos em voo. Com o tempo e as evidências de satisfação dos militares tchecos com o equipamento, incluindo a realização de sucessivas operações no âmbito da OTAN e de operações de reabastecimento em voo, Necas passou a declarar que os tchecos estavam satisfeitos com os caças, porém prosseguia numa postura de difícil negociação (veja links abaixo). É significativo que, logo após sua saída do governo, o assunto volte à pauta. Outro operador de Gripen por meio de “leasing”, a Hungria, já havia estendido seu contrato no início do ano passado, para mais dez anos.
VEJA TAMBÉM:
- Para conseguir desconto no ‘leasing’ do Gripen, tchecos alegam promover o caça
- Offset do Gripen para a República Tcheca chega a 27,4 bilhões de coroas
- Gripens tchecos treinam reabastecimento em voo com A310 MRTT alemão
- Começam as inspeções de 1.200 horas dos caças Gripen da República Tcheca
- Gripen: suecos fazem proposta de ‘leasing’ 10% mais barata para tchecos
- ‘É um grande momento para pechinchar no mercado de caças’
- Apertem os cintos, o Gripen não sumiu parte 2: República Tcheca
- Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais
- Conversações ministeriais sobre o ‘leasing’ do Gripen na República Tcheca
- Gripen: tchecos decepcionados com o desconto sueco
- Caças Gripen da República Tcheca cumprem alerta no Báltico
- Brigadeiro Juniti Saito visita base dos caças Gripen na República Tcheca
- Programa de compensação do Gripen na República Tcheca é um sucesso
- Lá vem a cesta: fotos e depoimento sobre como é reabastecer o Gripen em voo
- Primeiro reabastecimento em voo dos caças Gripen da República Tcheca
- MD da Malásia desmente reportagem sobre ‘leasing’ de caças Gripen
- Cooperação entre países do leste europeu na formação de pilotos de Gripen
- ‘Bom o bastante’: o novo mantra de quem decide as compras de defesa?
- Caças Gripen da Hungria treinam interceptação com Saab 340 sueco
- Motor do Gripen é o mais seguro do mundo: ultrapassa as 150 mil horas de voo sem acidentes
- Gripen supera as 130 mil horas de voo
- Suécia aprova extensão do leasing de caças Gripen para a Hungria
- Hungria deverá estender ‘leasing’ de caças Gripen até 2026
- Assinado contrato que estende o ‘leasing’ dos caças Gripen da Hungria
Nesse caso, um Leasing muito longo , não é melhor comprar?
E o drama do 787 Dreamliner continua!
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/boeing-e-reguladores-orientam-companhias-a-checar-787
Quanto a noticia do tópico, como disse o companheiro nunes neto, seria interessante para a Republica Tcheca iniciar um programa para a escolher e comprar caças de forma definitiva.
Outra noticia relevante para nós!
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/vice-americano-telefona-para-dilma-e-diz-lamentar-caso-de-espionagem.html
Enquanto isto em Puthânfia…com ou sem ministro Necas… “necas” de caça….
Sds.
Foi somente tirar o Neca de pitibiribas tcheco que a coisa andou (o FHC/Lula/Dilma deles) Hungria e República Tcheca renovaram seus leasings. E agora como ficam os super entendidos, by Dassault, que falavam que la jaca já tinha acertado com os suíços? Que diziam que húngaros e tchecos iriam devolver os Gripens por isto, aquilo e muito etc… Queimaram a boca. De novo. Será que agora aprendem, duvido muito. Será que com esta extensão dos leasing existe a possibilidade de mais dois clientes europeus da versão E/F? Seria um resultado final excelente. Abs, Ricardo E mais um país decide, e… Read more »
Fim de novela.
Deu o óbvio na Rep. Tcheca.
Um contrato de leasing como este talvez seja a única forma de garantir o pleno funcionamento da aviação de caça da FAB em curto prazo. O fim do FX-2 com a possível escolha de um dos concorrentes não significará que os mirage 2000-C e nem os primeiros F-5M a dar baixa sejam substituídos de imediato.
A questão seria, o Ministério da Defesa do Brasil e a FAB teriam condições de bancar um leasing desse porte por um período mínimo por cinco anos?
U$$ 984 milhões de dólares em um leasing de 14 caças?
Quais as vantagens desse negocio? Quanto custaria um Gripen, menos de U$$ 80 milhões eu acredito, dava para comprar uns 12 Gripens.
Será que o custo de treinamento, manutenção e operação são tão caros assim?
Alguém sabe dizer o que esse leasing cobria, se a SAAB realizava toda a manutenção das aeronaves e ao cliente cabe só voar?
Quais os gastos que estão fora de um leasing desses???
Joner, as perguntas às suas questões podem ser respondidas, pelo menos em parte, lendo os links ao final da matéria (e os links ao final das matérias linkadas). Num deles, fonte tcheca diz que a solução via leasing de 14 caças custou 1/3 do que custaria a aquisição pura e simples de caças (embora não diga se esse 1/3 é em relação à compra de 14 caças ou de 24, que era o número da concorrência que havia – de qualquer forma, ainda que sejam 24, são 10 caças de diferença frente a 2/3 de economia). Noutro, relativo ao caso… Read more »