O fim do F-X3 poderá chegar na semana que vem…
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… obviamente, estamos falando da Coreia do Sul, pois aqui no Brasil nem o F-X2 consegue acabar – porém, esse ‘fim’ do programa poderá até se tornar um recomeço, devido às ofertas não chegarem ao orçamento
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Segundo notícia da Reuters veiculada na quinta-feira, 11 de julho, a Coreia do Sul deverá decidir na semana que vem se prosseguirá com seu programa F-X3 (ou F-X III) de aquisição de 60 caças de nova geração, estimado em 7,3 bilhões de dólares, após o fracasso das rodadas de ofertas dos concorrentes. A informação foi dada por um integrante da Defesa do país.
O ministro da Defesa presidirá uma reunião na próxima quarta-feira para rever o processo fracassado até o momento. Várias opções poderão ser consideradas, incluindo reiniciar o processo “do zero”, segundo fonte da DAPA (Defense Acquisition Program Administration – Administração do Programa de Aquisição de Defesa).
Uma outra solução que poderá ser analisada é a divisão da compra. A DAPA suspendeu o processo de ofertas após nenhum dos ofertantes ter atingido o preço requisitado. Concorrem no programa sul-coreano a Lockheed Martin com o F-35, a Boeing com o F-15 “Silent Eagle” e a EADS com o Eurofighter Typhoon.
FONTE: Reuters (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Lockheed Martin, Boeing e Eurofighter (segundo a ordem citada na matéria original)
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a reputaçao da Coreia do Sul ja é bem ruim depois do FX1 ( o Rafale ganhou e o F-15E levou) e do FX2 (so o F-15E participou pois ninguem mais se interessou) se o FX3 for cancelado, nem os Russos se interessam em oferecer algo para eles.
Thomas, discordo. Reputação ruim tem os nossos F-X.
Os dois F-X deles até agora chegaram a compras bilionárias desejadas por qualquer fabricante do mundo, e eles se acotovelaram para ofertar caças à Coreia do Sul nesse F-X3, até mesmo os russos.
Tem politico que é sério….. na Coréia !!
Se eu fosse eles…ficava com o F-15SE….
Mas acho que nenhum vai levar…. todos devem ter excedido o preço máximo.
Sds.
Os Sul Coreanos estão desenvolvendo o KF-X e ao mesmo tempo já entrando em serviço o FA-50 para substituir os F-5E. A solução ideal à meu ver seriam os F-35, que dariam um bom poder dissuasório frente aos J-20/J-31 chineses. E depois os próprios KF-X quando entrassem operação darão conta.
[]’s
OFF TOPIC URGENTE!!
Direto da CCN – Central Carcará de Noticias
Pra quem pensava que os problemas de fogo com o 787 tinham acabado, olha aí… Infelizmente, pq torço muito por esse avião…
http://www.bbc.co.uk/news/uk-23294760
É phodeu para esta aeronave da Boeing….. as ações da companhia estavam caindo mais de 6% na NYSE agora a pouco…..
O valor das indenizações poderá ser monstruoso…
Sds.
Carcaré,
Imitando você…. a notícia é da BBC ….. Baschera Broadcasting Corporation
🙂
Sds.
Sorry….. leia-se “Carcará” e não a besteira que escrevi por engano…..
Sds.
Thomas_DW
Esse papo de que o Rafale ganhou mas não levou é coisa de Rafale ressentida. A questão é que embora tenha se mostrado melhor em Dogfight o Rafale perdeu em todos os outros requisitos, especialmente Radar, capacidade de armas e alcance.
Ganhou mesmo – foi a escolhida e nao recebeu o contrato, no segundo FSX2 nem o Eurofighter foi proposto, pois ninguem quer participar de um jogo de cartas marcada, cujo unico proposito é abaixar o preco do F-15E, desta vez o Eurofighter participou e de novo eles ameacam cancelar.
Alias, com a venda para a India, o Rafale vai estar em producao por mais 15 anos enquanto o Eurofighter esta nas ultimas 100 unidades.
Em relação ao B.787:
1) A aeronave estava parada no pátio já tinha oito horas. Pelo local do incêndio, está com cara que alguém esqueceu de desligar alguma coisa.
2) Em relação as ações… bom, na verdade todas as Bolsas despencaram por conta de noticias da economia americana e chinesa.
Em relação ao Eurofighter x Rafale x F-15:
De fato o Rafale perdeu em vários quesitos, inclusive e principalmente custos operacionais futuros.
O Eurofighter tem cerca de 220 pedidos firmes a serem entregues, já o Rafale tem 65 pedidos firmes da própria França. Quando e se a Índia assinar o contrato, então pode-se incluir ai os números dos indianos.
Fico aqui imaginando: se os ingleses estão canibalizando alguns Eurofighter para reposição de peças, quero ver na hora que se precisar de peças para um Rafale!
, EXTRA, EXTRA!!
Opa, informações vindas direto da redação da CCN dão conta que o incendio no 787 NÃO FOI CULPA DA BATERIA!!! Foi provocado por descuido da comissaria. Menos mal… Pelo menos não vão groundear novamente o Dreamliner…
Basquete, ops, Baschera (kkkk): a da BBC foi boa… Carcaré é a mistura de Carcará com Acarajé??
Falando em caças: estava dando uma olhada nos BRIC’s e andei levantando o número de caças que cada país tem:
India (PIB: US$ 1,676 tri)
Su-30: 170
Mig 29: 66
Mirage 2000: 57
Mig 21: 264
Mig 27: 90
Jaguar: 130
Total: 777
Rússia (PIB: US$ 1,850 tri)
Su-27: 281
Su-30/35: 26
Mig 29: 226
Su-24: 554
Mig-31: 188
Total: 1275
China: (PIB: US$ 7,298 tri)
J-10: 200
Su-30: 99
J-11: 140
Su-27: 76
J-8: 180
J-7: 389
Q-5: 240
Total: 1324
Putanphia (PIB: US$ 2,569 tri)
Mirage 2000: 12
F-5: 57
Total: 69
Kkkkkkkk…
Esse “putanphia” de vcs é o máximo, rsrsrs… 🙂
Marcos, está explicado porque tão de sacanagem com os supersônicos da Aviação de Caça da FAB! A soma dá 69!!!!
69 é sacanagem!
(mas sinto dizer que 57 F-5 só quando terminarem de modernizar os 11 jordanianos – por enquanto é só 12 + 46 = 58)
Mas levando em consideração que os Mirage 2000 darão baixo antes do final deste ano e o número de F-5 que serão modernizados, então Putanphia ficará com 44 caças.
Isso se o F-5 torto não perder o canopi… dai ficarão só 43.
Ops! 46
Os FX estão ficando tão caros que até quem tem dinheiro sobrando anda chiando.
Ainda aposto no F-35. Especialmente com o Japão comprando.
Que fiz teve o Silence Eagle?
Abs,
Ricardo
Marcos, agora falando sério, após a baixa dos F-2000, não há muito mais o que fazer do que se fiar em 46 caças supersônicos F-5M e pronto. Pensemos em 46 caças F-5M por um bom tempo – levando em conta que quando os 11 ex-jordanianos terminarem a modernização, vão acabar substituindo exemplares mais “cansados” da frota atual, então a quantidade total deverá continuar mais ou menos a mesma. É o suficiente para equipar minimamente 3 esquadrões com 12 jatos cada (36 no total), sobrando 10 para a reserva técnica (aeronaves em revisão no PAMA-SP). Pensando de forma similar sobre os… Read more »
Carcará One, você confirma que o fogo no 787 não teve nada a ver com a bateria?
Nunca coloco junto os AMX simplesmente porque são subsônicos. Se você tiver de interceptar qualquer coisa, terá de ser com um F-5. E a conta que também sempre faço: 12 aeronaves para cada esquadrão: Canoas, Rio, Campo Grande, Natal, Brasilia, Manaus e Cachimbo (inexistente), ou seja, sete esquadrões, fechando todo o território nacional, totalizando 84 aeronaves.
E se formos comprar caças, teremos de pensar trinta anos para frente, ou seja, temos de pensar em aeronaves furtivas. Portanto, esses que estão ai, quer seja F-18, Rafale ou Gripen, são são os tampões: 84 somente para fazer policiamento aéreo, no mínimo.
Sim, Marcos, reconheço que seu critério é lógico. Estava completando o comentário anterior quando deu pau na internet aqui e voltou só agora. Assim, acrescentei alguns pontos em relação ao papel que vejo para o A-1M. Também acho que os F-X2 são tampões (mas excelentes tampões) para o futuro com a quinta geração, levando em conta que é uma baita viagem achar que no futuro teremos uma padronização com aeronaves de quinta geração, então deverá haver um hi-lo mix. F-X2 para substituir os F-2000 (na verdade, cobrir mais tarde o buraco deixado pela saída deles) e F-5 Quinta geração para… Read more »
Agora, ver o Eurofighter armado até os dentes, na imagem acima, é o bicho!
Nunão:
Por isso que coloquei aqueles números lá em cima: se comprássemos o mínimo do mínimo, teriam de ser 84 unidades.
Sim, entendi. Apenas o meu “mínimo do mínimo do mínimo do mínimo” é um pouco “mais mínimo”: 72 caças (12×6) em operação.
Porém, como é preciso ter uma reserva técnica, creio que os seus 84 (12×7) seriam um número mais lógico, porém mantendo-se 6 esquadrões e não 7 (isso porque 12 das 84 aeronaves seriam a reserva para as futuras revisões, atrito etc).
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
O JF-17, de um pto de vista indiano:
(http://www.livefistdefence.com/2007/04/pakistans-jf-17-thunder-analysis.html)
HMS TIRELESS
Não há um informe oficial da causa do incêndio no B.787, mas análises preliminares indicam que o fogo começou na galley traseira. A fuselagem ficou bastante danificada. A pergunta é: vai dar para consertar?
Essa informação consta no site da Aviation Week