Ex-pilotos do EDA transmitem conhecimentos sobre o Super Tucano
Dois ex-integrantes do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) que voam a aeronave A-29 Super Tucano estiveram na Academia da Força Aérea para transmitir conhecimentos sobre os limites de voo da aeronave à baixa altura. O intercâmbio aconteceu entre os dias 22 e 26 de junho e fez parte do programa de implantação operacional do A-29, que teve início em abril.
Piloto de ensaio em voo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), o Tenente-Coronel Ricardo de Lima e Souza, integrante da Fumaça de 1999 a 2003, falou sobre o trabalho. “A forma como o programa de implantação está sendo realizada, de maneira gradual e com foco na segurança, demonstra que a equipe não terá dificuldades em sua formação. Voos isolados, com uma aeronave, e em formação, com seis, foram feitos para que pudéssemos passar confiança à equipe que já se mostra totalmente adaptada a nova aeronave”, disse.
O Tenente-Coronel da reserva Glen Peach voou pela Fumaça entre 1985 e 1987. Atual piloto de ensaios da Embraer, ele também destacou a preparação do grupo. “Percebi que os pilotos já estão bem preparados para estudar os limites mínimos de manobras realizadas à baixa altura. O programa de implantação é bastante completo e seguro. Nunca vou me esquecer dessa experiência com o EDA. Fico muito feliz por estar participando desta fase e ver o Super Tucano na Fumaça”.
A fase de “definição de mínimos de altura e parâmetros de segurança” contou com dez voos de cada um dos dois pilotos convidados junto com a equipe do EDA. A fase seguinte, chamada de “acrobacia à baixa altura”, já teve início em 1º de julho e tem previsão de término de três semanas.
Como a equipe da Fumaça ainda está em treinamento, não há data determinada para o retorno das demonstrações.
FONTE / FOTOS: FAB (EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea – Esquadrilha da Fumaça)
NOTA DO EDITOR: será que, após terem sido alocadas doze aeronaves A-29 “excedentes” à Esquadrilha da Fumaça (das 92 atualmente na dotação da FAB) ainda haverá alguns exemplares de Super Tucano disponíveis para entrar em serviço no 1º GDA de Anápolis, quando for preciso dar baixa nos seus caças F-2000?
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Nunão,
Excelente nota.
A FAB vai dar um jeitinho de alocar essas aeronaves no GDA.
Caso o esquadrão mude para Núcleo, como um comentário que tivemos ontem, nem vai precisar…