Gripen é o preferido dos pilotos filipinos, segundo pesquisa

11

Gripens taxiando - reabastecimento no solo durou 4 minutos - foto Forças Armadas da Suécia

Pesquisa realizada pela Agência de Notícias Filipinas nesta terça-feira indicou que os pilotos da Força Aérea daquele país preferem o Gripen a outros aviões de combate por causa de suas armas anti-navio de longo alcance, mísseis ar-ar e menor custo.

Eles dizem que essas armas são altamente precisas e podem ser disparadas mesmo se o alvo estiver a 80 km de distância.

Representantes do Gripen estiveram em Manila no mês passado para participar do simpósio anual da Força Aérea, realizado no “Mall of Asia” em Pasay City.

O Gripen custa cerca de 60 milhões dólares, enquanto outros aviões semelhantes podem chegar a 80 milhões dólares cada, ou mais.

A Tailândia, país inserido no mesmo contexto geopolítico  das Filipinas, comprou 12 caças Gripen, enquanto a Malásia está planejando comprar a aeronave.

A Força Aérea Sueca tem mais de 200 Gripens enquanto a África tem 26, a Hungria 14 e a República Checa 14. Também há uma aeronave voando no Reino Unido.

“O Gripen representa o máximo em eficiência operacional e capaz de cumprir uma série de papéis, sozinho ou como parte de uma rede de defesa mais ampla”, disse SAAB.

FONTE: Manila Standard Today (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soldat

““O Gripen representa o máximo em eficiência operacional e capaz de cumprir uma série de papéis, sozinho ou como parte de uma rede de defesa mais ampla”, disse SAAB.”

Concordo:

E que venham o Gripen………

Marcos

Acho que “time” para o Brasil participar de alguma coisa com real transferência de tecnologia com a Saab já passou.

ricardo_recife

Perdemos todos os “times”. Não tem jeito.

O Gripen E/F vai ganhando mais espaço, apesar da torcida negativa.

Abs,

Ricardo

Justin Case

Amigos, Essa pesquisa não me convence. Por que um piloto iria preferir um avião menor, menos capaz? Será que ainda formam pilotos com foco na profissão? Estariam esses pilotos preocupados com o custo, em vez da capacidade de cumprir a missão? Vejam aqui no Brasil. Será que alguém na FAB pensa que, se não for feita aquisição de F-X, os outros aviões vão saltar da disponibilidade de 50% para 80%? Não seriam tão ingênuos. A tesoura percentual vai cortar o orçamento da mesma maneira, mesmo que a FAB só tenha Aero Boero. Ah, mas e as prioridades da Sociedade? O… Read more »

Augusto

Só um Gripen na ETPS! Achei que havia mais.

Fernando "Nunão" De Martini

Augusto,

Pelo que entendi (posso estar errado ou desatualizado), no caso da ETPS os voos são feitos na própria Suécia.

É um contrato dos britânicos com os suecos, estabelecendo x horas de voo, disponibilidade y etc. E basta uma aeronave disponível para a realização da parte do curso que lhe cabe, que aliás é muito prestigiado e, também até onde sei, há grande satisfação com a aeronave.

ricardo_recife

A preferência do Gripen pelos pilotos da Hukbóng Himpapawid ng Pilipinas, como demonstrado na pesquisa da Agência Filipina de Notícias (http://www.pna.gov.ph) ocorre dentro um processo de atualização da capacidade de defesa aérea. Durante vários anos o país deixou de investir em defesa, chegou a ficar sem qualquer caça para a defesa aérea, e agora estão correndo atrás do prejuízo. A HHP tem adquirido vários equipamentos, como por exemplo helicópteros PZL W-3 Sokol, AgustaWestland AW-109 e 12 caças Kai T-50 Goden Eagle. Muito da estratégia de modernização das forças armadas Filipinas tem haver com a expansão militar da China. Como o… Read more »

ricardo_recife

ETPS e o Gripen “We are the only test pilot school to include a fourth generation aircraft in its syllabus, which provides vital training for students who are likely to be involved in testing modern military aircraft for future procurement programmes. The Gripen, which we lease through SAAB Aviation AB, is an advanced combat aircraft that we use as a training platform in aero-systems, advanced flight control systems, and performance testing. The Gripen is captained by our pilot tutors and enables both flying tutors and test pilot students to occupy the front seat. Test pilot and flight test engineer students… Read more »

Baschera

Aumente o volume….. saia da pista….

http://www.youtube.com/watch?v=QJQKCUjcslM

Sds.

Nick

Eu até posso entender a preferência pelo Gripen:

Suíte completa de armas: RBS15, Taurus KEPD, AMRAMM C7, IRIS-T, SDB, bombas guiadas, etc.
radar com bom alcance, sistemas ECM no estado-de-arte, consciência situacional priveligiada e extendida pela sistema de data-link que compartilha os sensores e dados de cada caça interligado na rede.

E que na versão E/F terá radar AESA, IRST, ECM melhorado, maior carga paga e alcance.

Nada mal para um pequeno caça. 🙂

[]’s

eduardo pereira

Excelente caça e com muitos atributos mas, nao faz nada no ar que um F-18 E/F nao faça ou possa vir (se seus idealizadores quizerem) a fazer, porem se o problema fosse arcar com custos de hora/voo sua aquisiçao seria a ideal p/ Brasil. OBS.; estou satisfeitissimo se vierem(tomara que sim) os Vespoes mesmo que tenha torcido e defendido o Rafale e ache o Gripen um pequeno que nao deixa nada a dever aos grandoes e nas maos de um exímio piloto pode abater qualquer coisa em seu caminho (desde que nao seja o Luke na X-wing.rs Sds. Eduardo o… Read more »