Caças Hornet e Super Hornet da RAAF no exercício Aces North 13, na Austrália
Nas fotos divulgadas pelo Ministério da Defesa da Austrália, caças F/A-18A Hornet e F/A-18F Super Hornet da RAAF (Força Aérea Real Australiana) participam de missões do exercício “Aces North 13”, realizado no Norte da Austrália.
Fazem parte das missões os voos do curso de Instrutor de Combate de Caças (Fighter Combat Instructor), que vem sendo conduzido desde 14 de janeiro e vai até o próximo dia 28 de junho. O objetivo é graduar líderes e instrutores especialistas, capazes de desenvolver táticas, além de realizar atividades de validação e instrução.
Neste ano, segundo o Ministério da Defesa, o curso incluiu tanto pilotos dos caças Hornet e Super Hornet quanto operadores de sistemas de armas (Weapon System Officers) deste último.
Nas imagens, também podem ser vistas outras aeronaves modernas da RAAF, como o KC-30A MRTT (Multi Role Tanker Transport – avião de transporte e reabastecimento em voo multitarefa) e o E-7A Wedgetail de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C).
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália
VEJA TAMBÉM:
- Moro… Num país tropical… Tenho um Super Hornet e um violão…
- Super Hornets da USN treinam com Hornets da RAAF na Austrália
- Governo da Austrália decide comprar 12 novos jatos EA-18G Growler enquanto aguarda o F-35
- Hornets e Vipers combatem na Austrália
- Mais Hornets e Vipers na Austrália
- Super Hornets da Austrália: hora de testar a comunicação com o avião
- Cortes na Defesa da Austrália vão adiar compra do F-35 por 2 anos
- Black Dagger, mais um exercício dos Super Hornets Australianos
- Caças Super Hornet da Austrália em boa companhia no ‘Cope North Guam 2012′
- Super Hornets australianos mostram seus AIM-9X de treinamento
- Austrália quer comprar 110 AMRAAMs para seus Super Hornets
- Estudo diz que Austrália pode precisar de ‘planos B e C’ para caças
- Prognósticos sombrios a favor do F-35 na Austrália – parte 1
- Prognósticos sombrios a favor do F-35 na Austrália – parte 2
- Para as pretensões da RAAF, o F-35 é só o começo do futuro
Bacana sera ver uma foto similar a ultima com um R99 pousando e nossos Vespoes taxiando na pista de alguma base da Fab !!
É isso aí, em breve estas imagens serão registradas aqui.
Dilma, desembaça, escolhe logo o Caça!
off topic
Novos Embraer E2: observar as novas asas aos 1’30” do vídeo.
Segue:
http://www.youtube.com/watch?v=uIzkTGsEdzQ
off topic
LM entrega primeiro F-35 para US Navy.
leia-se: F-35C
Seria aquele “alvo” no canto superior direito do HUD na primeira foto o guia para posicionar a aeronave na trilha da sonda?
Imagens espetaculares.
E vemos claramente na primeira foto o tal HUD “colimado ao infinito” que certa feita as rafalechetes anunciaram como se fosse a última bolacha do pacote Rafale.
Vader, bom dia.
O conceito de “colimado ao infinito” já existe há mais de cinco décadas. O Rafale inovou ao aplicar esse conceito em um HLD (Head Level Display) interno, apresentando imagens “raster” e não apenas nas vetoriais de traços e linhas.
E não é a a última bolacha do Rafale. A notícia mais nova é o desenvolvimento de chaffs ativos e de data link tático mais evoluído, já visando à inserção de drones de combate em uma esquadrilha comandada por caças tripulados.
http://www.defense.gouv.fr/dga/actualite-dga/2013/la-dga-au-50e-salon-du-bourget
Abraço,
Justin
Verdade Justin.
Era aquela coisa suuuuuper relevante de ter os display´s do painel também colimados ao infinito…
Vader, Você é muito novo e provavelmente não tem aquele problema de ter que usar óculos diferentes para olhar as placas na estrada ou o painel do carro. Pilotos também não tem esse problema, mas quando focam perto, desfocam longe e vice-versa. Imagine-se numa interceptação, acompanhando um alvo que, pela distância, é só um ponto no espaço com fundo neutro. Mude seu foco para o interior da cabine (mudando o foco) e volte a procurá-lo. A chance de encontrar esse alvo de novo é mínima. Além disso, há um tempo perdido nessa acomodação. Já sei há muito que você não… Read more »
Prezados Justin e Vader,
No livro ‘Fighter Combat: Tactics and Maneuvering’, o autor, Robert Shaw, ensina que pouco antes do piloto de caça entrar em combate visual, é bom que se possível,procure antes algum ponto do no céu à distância , como por exemplo o topo ou ponta de uma nuvem, isso fará que sua visão já se acostume com a distância focal.
Verdade, Roberto. O problema é que nem sempre existem nuvens ou contraste adequado para usar essa técnica. O normal é que, com o foco adequado, um avião de caça possa ser acompanhado até em torno de 12 milhas de distância. Por outro lado, o visual com um caça que se aproxima ocorre em torno de seis milhas, em média, quando se busca na direção correta. É fácil saber se o problema é de acuidade visual ou de foco. Se, ao visualizar um avião, já conseguimos visualizar algumas características tais como asa, empenagem, é porque se estava com foco inadequado. Mas… Read more »
Justin Case disse:
25 de junho de 2013 às 12:25
“principalmente porque isso está no Rafale e não nos outros dois”
Justin, isso é uma solução caríssima encontrada para uma necessidade pra lá de discutível, necessidade esta que, aliás, só existe porque o caça Dassault Rafale não conta com um HMD.
Sds.
PS: ainda não estou trocando os óculos não, mas não estou muito longe disso não.