Saker lança o jato pessoal S-1
A Saker Aircraft está lançando seu novo jato pessoal Saker S-1 para concorrer no mercado de jatos executivos pequenos e rápidos. O projeto é de Dave Fawcett que projetou o jato pessoal ATG Javelin. O S-1 parece mais um jato de treinamento avançado ou um caça pequeno que um jato executivo. A aparência é bem parecida com o F-15 e F-35, e até mesmo com o projeto MAKO. O projeto ainda está na fase preliminar e está em busca de investidores.
A Saker espera que a aeronave consiga atingir uma velocidade máxima de Mach 0.99, com velocidade de cruzeiro de Mach 0.95. A propulsão será feita por dois motores Williams FJ44-4. A carga de manobras é de 7g e -3g. O peso vazio é de 2.490kg e o máximo de 5.220kg. O combustível interno é 1.893 litros com alcance de 2.570km. Um tanque extra de 757 litros permite aumentar o alcance para 3.516 km.
Seria um nicho mercado interessante, não sei se há alguma legislação que proíbe uma aeronave deste tipo, mas isso aí venderia como água.
Não é a primeira vez que se tenta isso. Quem é já passou dos 30 deve se lembrar da promessa do Bede BD-10, que acabou matando dois pilotos. Esses caras aí pelo menos parecem ter os pés no chão.
A segunda imagem lembra BASTANTE um F-15, como dito na matéria. Seria bem loko ter um desses em?
Agora com a aviônica e IA no nível que estão e no nível vão chegar, em poucos anos (20?) qualquer um poderá ter um desses, com um nível de destreza exigido semelhante ao de uma carteira de habilitação de automóveis.
Se o projeto atingir empresas maiores, como a Boeing, é possível que a Escala torne possível o acesso de classes não tão “abonadas” a este tipo de tecnologia.
Acho louvável a iniciativa. Seria interessante ver algo assim em Escala.
Já estou vendo eles formando o GDA e todos os demais Grupos de Aviação de Caça. 🙂
[]’s
Hummm… …não sei não… Acho que este aparelho tem um mercado restritíssimo. É só um brinquedo caro para bilionários russos e xeiques árabes, ou seja, para quem tem dinheiro de sobra para gastar em extravagâncias e excentricidades. Isto porque quem tem dinheiro para comprar um jato executivo quer ter algo para levar seus amigos para um final de semana em um destino exótico ou impressionar aquela mulher maravilhosa, sempre com o maior luxo e conforto. O sujeito quer mostrar para todo mundo que pode, que chegou lá. E como vai fazer isto em um avião em que cabem apenas duas… Read more »
Observador, você obviamente desconhece o mercado americano de aeronaves leves. Obvio que eles não vão vender 500 exemplares, mas pode apostar que mais de 100 unidades eles vendem sim, só no mercado americano.
Ao contrário daqui, o povo lá além de adorar, realmente pratica a aviação. Dá uma olhada no site da FAA para ver a quantidade de Warbirds supersônicos que eles tem lá. Só de MiG-21 são 44 unidades registradas! E boa parte para particulares. Nem todos voam, claro, mas dá para ter uma ideia de como seria a recepção que um jatinho tipo caça, homologado, teria.
http://registry.faa.gov/aircraftinquiry/AcftRef_Inquiry.aspx
Já pensaram que C a coisa vingar, a FAB terá que mudar a vigilância de fronteiras com uma aeronave mais veloz que o ST, para combater o “Fast delivery”.
Não vinga….. jamais terá escala !
Para ter um é preciso ter muita prata no banco….. gastar uma nota com hangaragem, com manutenção, com taxas e impostos, com combustível, e principalmente com estar habilitado para poder voar… o que demanda tempo, mais prata e muito conhecimento.
Isto se a FAB e a Anac liberarem uma aeronave de cunho quase militar para um civil usar…..
Mas seria legar… ter um grupo de milionários com várias unidades para formar uma força aérea privada desarmada.
Sds.
Digo isto, principalmente porque por certo não custará Us$ 100 ou 200 mil…. biturbina, com tecnologia estado da arte…. deve custar bem mais de Us$ 1,5 mihão…daí para mais.
Sds.
Será que tem assentos ejetáveis? Se tiver, seria mais caro ainda do que podemos imaginar…
Epa….. errei feio….. vai custar BEM mais caro…..
Saker’s already taking “pre-orders” for the jet, which is expected to sell in the neighborhood of $5 to $7 million when deliveries start in 2019.
Mais informações na matéria abaixo:
http://www.flyingmag.com/aircraft/jets/saker-s-1-jet-chases-mach-99-top-speed
Sds.
O custo é o de um Super Tucano se for militarizado. A cabina traseira pode receber um tanque extra e aviônicos extras para a versão militarizada.
Não tem muito espaço para sensores, mas pode levar um radar em um casulo e os dados serem repassados para outros em um datalink. Atua no modo hunter-killer.
O formato geral é furtivo, mas os detalhes não devem ser. Precisaria de um casulo furtivo como o oferecido para o Super Hornet.
Armas pequenas é o que não falta como o projeto do míssil CUDA e Stunner, SDB e foguetes guiados.
Duvido que vá para frente.
O bede caiu ??? nossa, estou sabendo agora !! kkkkkkkkkkkkk !!
é o que dá ficar nos super trunfo…
🙂
Baschera, isso ai é o que o Neymar ganha em um mês, o mundo esta cheio de milhonários ,só não compro um porque só tem 2 lugares 😉
Eu prefiro comprar um tucano antigo
Se eu tivesse grana, claro. Pois nem o financiamento do meu carro eu terminei
Clésio Luiz disse:
23 de junho de 2013 às 13:48
Pois é Clésio. Não é mais barato tentar comprar alguma aeronave militar que esteja sendo encostada por aí e que tenha muito mais história por trás?
E levando em conta a informação do colega Bashera, e o fato de que a falta de escala deste aparelho tornará a sua manutenção caríssima, não é mais barato comprar um treinador militar (como o Yak-130 russo) levando em conta o ciclo de vida completo da aeronave?
Afinal, quem vende para um ditador africano não tem problema para vender para algum multimilionário excêntrico.
Ao futuro do F-X2 aí gente!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Para o FX2, tenho dúvidas, mas para o GTE, poderá ser uma futura opção de deslocamento rápido para nossos competentes políticos incompetentes.
Vamos realizar: O Deputado ou Senador chegando a Brasília para sua rotineira e escassa reunião de trabalho…..