“Fase de Liderança Básica” é concluída na Esquadrilha da Fumaça
Encerrou-se na tarde desta quinta-feira (13), a “Fase de Liderança Básica” realizada pela equipe de pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), em Pirassununga (SP).
Esta é a quarta e última fase da primeira etapa de implantação da aeronave A-29 Super Tucano no EDA, chamada de “Etapa de Formação e Adestramento na Aeronave A-29”, que teve início em 1º de abril, com as aulas teóricas de Ground School.
O responsável pela doutrina e instrução no EDA, Capitão Aviador Ubirajara Pereira Costa Júnior, explica que esta fase sobre liderança consistiu em duas missões. A primeira missão foi a execução de acrobacias básicas, como, por exemplo, looping, trevo e barril. Já a segunda foi realizada para que o aluno pudesse liderar outra aeronave em procedimentos de pouso por instrumentos, simulando mau tempo.
O último piloto a participar do treinamento, no dia 13, foi o Capitão Aviador Marcos Mendes Conrado Veiga. “O treino foi importante para compreender as reações da nova aeronave e perceber quais são as diferenças entre o Super Tucano e o Tucano, avião que estávamos acostumados a pilotar”, comentou o Capitão.
A próxima etapa a ser iniciada tem o nome de “Desenvolvimento Operacional da Aeronave A-29 na Missão do Esquadrão de Demonstração Aérea”, com a primeira fase, “Definição de mínimos e parâmetros de segurança”, relacionada ao estudo da definição da altura mínima necessária para garantir a segurança nos voos à baixa altura. Devido aos treinamentos ainda estarem acontecendo, não há uma previsão de retorno da agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.
FONTE: EDA
NOTA DO EDITOR: este editor pôde acompanhar algumas das manobras realizadas pelo EDA. Eram três aeronaves que executavam manobras básicas a grande altura entre segunda-feira e quinta-feira desta semana. A grande diferença mesmo estava no barulho no potente motor do A-29. Na sexta-feira o grupo, já com sete aeronaves, passou em “formação comportada”.
Seria interessante ouvir os pilotos sobre as diferenças das aeronaves na prática, principalmente para o EDA.