“Mini Spectre” em Le Bourget
O C-27 é um bimotor turboélice robusto, capaz de decolar e pousar em pistas curtas, que evoluiu a partir do Alenia G-222. Ele possui capacidades de pousar e decolar em pistas curtas.
O C-27J entrou em produção em 1997 e o número de aviões encomendados até a data é de 83, confirmando o O C-27J é o “best seller” entre as aeronaves de sua categoria. Ele já está em operação nas forças aéreas da Itália, Grécia, Bulgária, Lituânia, Romênia, Marrocos e dos EUA.
Sua variante mais recente é o MC-27J. Esta variante foi apresentada em Fairborough no ano passado e trata-se de um desenvolvimento entre a Alenia e a ATK. O MC-27J é a versão multimissão do cargueiro C-27J Spartan, também capaz de ser artilhado. O MC-27J pode ser equipado com sensores e armas em “palets” (como um canhão GAU-23 de 30mm). Por esse motivo ele poderia ser o irmão mais novo do AC-130 Spectre “gunship”.
FOTOS: JF Auran
VEJA TAMBÉM:
Interessante que a USAF vai se desfazer de todos C-27.
Alegam que o custo operacional é muito alto; sai mais barato utilizar o C-130.
Alguem sabe como chegamos à conclusão de que o CASA-295 era melhor para a FAB que o C-27? E o porquê dos nossos não ter sonda de reabastecimento aéreo? Alguem sabe se aqueles problemas que tanto se falava do CASA-295 foram resolvidos?
O C-27J é uma aeronave maior e mais pesada que o C-295, possuindo também maior capacidade de carga. Mas isso vem acompanhado de maior custo de compra e manutenção. Os dois modelos substituem com folga o Buffalo em capacidade de carga, velocidade de cruzeiro e alcance. Mas nenhum dos dois possui a capacidade STOL do Buffalo. Quando a FAB fez a concorrência que resultou na compra do C-295, ela fez as contas e concluiu que não era mais tão importante a capacidade STOL do Buffalo e optou pela aeronave mais barata que atendesse às especificações. Para se ter uma ideia,… Read more »
Algumas correções se fazem necessárias: A FAB optou tecnicamente pelo C 27 J, mas mais uma vez o lobby nefasto desta chabunca, deste antro de _______ chamado EADS, capitaneado pelo ex governador do Acre, nos enfiou goela abaixo estas m_____destes 295. Ele não transporta 9 tons como o colega citou, não com temperatura acima de 33 º C, este payload cai para 5 tons com teto de vôo limitado. porque ele é SUB MOTORIZADO. Dando sequência ao funeral: Seu painel não tem vedação adequada a úmidade realitava do ar presente no TO amazônico, portanto torna-se um big bug. suas pás… Read more »
Alguém pode me responder;
1-Será que ha a possibilidade de se fazer uma versao artilhada do kc390 agora que talvez até o Tio Sam o compre pra USMC??
2-E será que a FAB se interessaria por adquirir alguns??
Ainda é cedo para pensar nisto, deixa o protótipo voar, depois quem sabe…
grande abraço
Você pode citar uma fonte, juarezmartinez?
Posso! PAMA CM, gerenciador do programa.
Grande abraço
Mas uma fonte que nós que frequentamos o blog possamos consultar?
Clésio! Vai lá e conversa com o pessoal, eles vão te dizer a m…..a que é manter estes aviões.
Grande abraço