F-5 do Século XXI?
No estande da Korea Aerospace Industries (KAI) em Le Bourget está exposta uma bela maquete de um jato de combate FA-50, fotografada pelo correspondente do Poder Aéreo em Le Bourget, JF Auran. O FA-50 é a variante mais avançada da família T-50. Assim como seu antecessor, ele é impulsionado por um motor General Electric F404.
O radar multimodo é o Elta Systems EL/M-2032 pulso doppler. O FA-50 tem também RWR e NVG. Ele pode transportar até 4,5 toneladas de armas, incluindo as Boeing Joint Direct Attack Munition e Textron CBU-97 Sensor Fused Weapon. O FA-50 também é equipado com um canhão de 20mm e pode levar mísseis ar-ar.
A ROKAF (Força Aérea da Coreia do Sul) deve receber os primeiros oito FA-50 da encomenda de 2012 neste ano, e os outros 12 em 2014. O contrato mais recente vai garantir a produção até 2016. Seoul poderá, eventualmente, adquirir um total de 60 a 100 FA-50s para substituir seus 150 Northrop F-5.
Seria ele o verdadeiro substituto do F-5? E se a crise econômica no Brasil apertasse, as condições políticas fossem desfavoráveis e o programa F-X2 fosse cancelado, poderíamos ter o FA-50 como uma opção mais econômica para a FAB?
FOTO: J F Auran
VEJA TAMBÉM:
- KAI fecha contrato de 1 bilhão de dólares para fornecer jatos FA-50 à ROKAF
- KAI pretende abrir fábrica no DF
- Primeiro voo do FA-50 da Coreia do Sul
- KAI TA-50 aponta suas armas para fora do hangar
- Quatro propostas para o futuro jato de treinamento polonês
É um belo projeto, mas acredito que seria a “última” opção ao FX2 pois o FA50 não seria páreo para aviões mais modernos, ou mesmo os F16… ele poderia vir desde que houvesse a compra de algum meio mais capaz, algo como o F35-A e os FA50 como complemento.
Ainda assim acredito que o Brasil, na parceria Boeing e Embraer, poderia desenvolver algo, se não semelhante, melhor.
Há outra hipótese… Compra e refaz as sucatas deles!
Melhor a FAB manter os F-5EM do que comprar esses FA-50.
[]’s
Fico com o Nick.
Chega de “caça-nádegas”, precisamos de um vetor de gente grande.
O F-5 do século XXI era o Mako.
Esse não passa de um F-20.
É um belo aviao e substitui(na minha visao) muito bem os F-5, pra mim é realmente um F-20 melhorado e atualizado (e pra quem ja achava o F-20 bacanaço)!rs
Substitui os F2000 com os SH e monta mais uns esquadroes(100 avioes) e compra uns 60 deste ae pra dar apoio as tropas pois creio ser beeeeem superior ao AMX, além de mais moderno, deixando os A-29 pra contra-insurgencia,Amazonia, apoio a PF contra contrabando e tal.
Respondendo a pergunta: Depende…. quanto custa a versão flay away ??
Se custar pouco menos que um Gripen E/F…. fico com o Gripen.
Sds.
Uma boa (?) opção seria a aquisição desses 150 F-5 que irão sobrar em.
Espero que ninguém do GF leia isso… 😀
Edgar;
Nao brinca com isso cara vai que algum maluco,digo,molusco lê isso!!rs
Eu acho o desempenho do caça coreano muito ruim para o motor que ele usa. Pesando o quase o mesmo que um Gripen, este é muito superior em todos os quesitos de desempenho, é comprovadamente de manutenção fácil e barata e pode operar em locais rústicos, todas característica do caça da Northrop. Outra coisa que o Gripen tem em comum com o F-5 é o uso da mais avançada tecnologia para alcançar seus objetivos, sem que isso o torne complicado ou caro. O F/A-50 não tem nada de inovador, como foi o F-5 foi quando da época da sua concepção.