F-5 do Século XXI?
No estande da Korea Aerospace Industries (KAI) em Le Bourget está exposta uma bela maquete de um jato de combate FA-50, fotografada pelo correspondente do Poder Aéreo em Le Bourget, JF Auran. O FA-50 é a variante mais avançada da família T-50. Assim como seu antecessor, ele é impulsionado por um motor General Electric F404.
O radar multimodo é o Elta Systems EL/M-2032 pulso doppler. O FA-50 tem também RWR e NVG. Ele pode transportar até 4,5 toneladas de armas, incluindo as Boeing Joint Direct Attack Munition e Textron CBU-97 Sensor Fused Weapon. O FA-50 também é equipado com um canhão de 20mm e pode levar mísseis ar-ar.
A ROKAF (Força Aérea da Coreia do Sul) deve receber os primeiros oito FA-50 da encomenda de 2012 neste ano, e os outros 12 em 2014. O contrato mais recente vai garantir a produção até 2016. Seoul poderá, eventualmente, adquirir um total de 60 a 100 FA-50s para substituir seus 150 Northrop F-5.
Seria ele o verdadeiro substituto do F-5? E se a crise econômica no Brasil apertasse, as condições políticas fossem desfavoráveis e o programa F-X2 fosse cancelado, poderíamos ter o FA-50 como uma opção mais econômica para a FAB?
FOTO: J F Auran
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