Rússia espera assinar contratos de venda do Su-35 em Le Bourget
Em reportagem publicada no domingo, 16 de junho, a RIA Novosti informou que a estatal russa de exportação de armamentos, Rosoboronexport, planeja assinar contratos no Paris Air Show para exportação dos avançados caças Su-35S, assim como de helicópteros de ataque Ka-52 e jatos de treinamento Yak-130.
Segundo a Rosoboronexport, o chefe da delegação da companhia em Le Bourget, Sergei Kornev, afirmou: “Estamos em negociação com todos as três aeronaves e esperando assinar contratos no evento.” Kornev não entrou em detalhes sobre os possíveis contratos nem especificou os compradores em potencial.
O 50º Paris Air Show ocorrerá no centro de exibições de Le Bourget entre os dias 17 e 23 de junho. A mais antiga e maior exibição de aeronaves reúne 2.113 empresas importantes da indústria de aviação mundial, com 45 países neste ano.
A Rosoboronexport promoverá no evento mais de 100 tipos de produtos militares, incluindo aeronaves, sistemas de defesa aérea, equipamentos embarcados e munições.
Quanto às aeronaves citadas, o caça multitarefa Su-35 Flanker-E é propulsado por dois motores 117S com vetoração de empuxo e combina alta manobrabilidade com a capacidade de engajar, simultaneamente, diversos alvos utilizando sistemas de armas guiados e não guiados.
O jato tem sido promovido como de “geração 4++ que utiliza tecnoogia de 5ª geração”, e a Força Aérea Russa deverá receber 50 jatos Su-35S por volta de 2015, de acordo com várias notícias.
Já o helicóptero Ka-52 Hokum-B é uma modificação do modelo básico Ka-50 Hokum, tendo como armamento um canhão de 30mm, mísseis guiados a laser Vikhr, foguetes e bombas. A aeronave é equipada com dois radares, um para alvos em solo e outro para alvos aéreos, assim como um sistema termal Samshite de emprego diurno e noturno para aquisição de alvos. A velocidade máxima é de 350km/h, com teto de voo de 5.500 metros e um alcance superior a 1.000km.
Por fim, o Yak-130 Mitten é um jato de treinamento de alta manobrabilidade com um alcance estendido de aproximadamente 2.000km e velocidade máxima de 1.060 km/h em voo nivelado. Escolhido como treinador para a Força Aérea Russa, seu contrato de aquisição para 55 jatos (com entregas por volta de 2015) foi assinado entre a fábrica Irkut e o Ministério da Defesa Russo em dezembro de 2011. A aeronave também pode levar uma carga de combate de até 3 toneladas.
FONTE: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS (Su-35 durante treinamentos em Le Bourget no final de semana): Reuters (P. Rossignol) via Yahoo
NOTA DO EDITOR: que países você acha que, potencialmente, assinariam contratos de compra do Su-35 nesta edição 2013 do Paris Air Show?
VEJA TAMBÉM:
- Su-35 se preparando para Le Bourget
- Su-35 da HobbyKing
- Além do sistema Pantsyr, Rússia continua oferecendo caça Su-35 ao Brasil
- Su-35 fará sua primeira aparição pública internacional em Le Bourget
- Su-35 da HobbyKing
- Sukhoi Su-35S deverá roubar a cena em Le Bourget
- Força Aérea Russa recebe seus primeiros caças Su-35S
- Do Su-27SK ao Su-35, em três vistas
- Rússia perde mercado na Ásia e no Oriente Médio, mas ganha novos na África e na América Latina
- F-X2: russos querem voltar à disputa
- Dilma e a esperança do caça multifuncional Sukhoi 35