Elbit oferece atualização para o cockpit de C-130 antigos
A Elbit Systems desenvolveu um pacote de atualizações para o cockpit do Lockheed Martin C-130H, descrevendo seu projeto C-Suite Tactical como apto a permitir aos clientes atender às condições exigidas em ambientes de operações de baixa altitude.
Por meio da integração de sensores e sistemas da aeronave, os pilotos são capazes de visualizar, em tempo real, informações de vôo projetadas em displays Head-up, Head-down ou Helmet-mounted, resultando em uma maior consciência situacional e maior segurança, informa a Elbit.
Os elementos-chave do pacote de atualizações completo incluem um sistema de acompanhamento e alerta de terreno (terrain following/terrain avoidance) APN-241 da Northrop Grumman e sistemas de visão aprimorada e sintética (SVS). Esta combinação, juntamente com a referência em tempo real a um banco de dados de elevação de terreno digital, permite um voo de baixa altitude preciso, em qualquer condição, independentemente do terreno ou da presença de obstáculos feitos pelo homem, diz Gil Russo, um diretor sênior da divisão aeroespacial da Elbit.
O SVS, por sua vez, mostra uma imagem sintética tridimensional do ambiente externo em um display de voo.
A Elbit recentemente foi contratada pelo Ministério da Defesa de Israel para atualizar as aeronaves de transporte C-130H, da Força Aérea Israelense. O projeto de modernização irá estender a vida operacional das aeronaves e melhorar significativamente sua capacidade operacional, particularmente durante voos de precisão, voos noturnos à baixa altitude e operações em condições climáticas adversas.
A atualização irá substituir sistemas analógicos de cockpit obsoletos, que se se tornaram inseguros e caros de se manter após quatro décadas de serviço intenso.
FONTE: Flightglobal (Tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês) / FOTOS: Elbit Systems
NOTA DO EDITOR: poderia esta atualização ameaçar ou postergar as possíveis encomendas do KC-390?
Creio que não, pois o painel, é o menor os problemas da frota de 130, o dodói são as células que com o bate e decola ao longo dos anos com cargas full literalmente acaba coma estrutura, a FAB tem cinco células que provavelmente não voam mais,e a maioria das ex italianas estão no limite da vida operacional.
Grande abraço
Tb não creio que somente esse upgrade de cockpit, justifique o investimento.
Especialmente se o cliente em potencial, possuir poucas células e não for operador do -130J.
Se não vier acompanhado de uma zerada da célula, não tem tanta razão assim de ser.
Qnto as vendas do KC-390, bem a campanha do Iraque acabou, a do Afeganistão será encerrada em breve, então fica difícil justificar uma aeronave totalmente nova, qndo as que estão aí, dão conta do recado.
No Kc-390 vejo um problema a falta de desenvolvimento de sensíveis nacional, sistemas de integração desta aeronave com inteiramente domínio nosso, mesmo que continuamos a comprar os avionicos internacionalmente ou seja americano, sendo que qualquer melhoria ou qualquer coisas que possamos utilizar nesta aeronave como elemento surpresa de um desenvolvimento nacional de uma arma ou um míssil algo do tipo não será implantado sem ajuda de outra nação tornando o elemento surpresa ineficaz. Ate acho o KC-390 interessante seu desenvolvimento mas vejo que o único ganho e financeiro da EMBRAER, ganho de tecnologia nacionalização dos sistema para nossa total autonomia… Read more »
O que Israel vem dia a dia mostrando e que depois que tiveram acesso aos sistemas embarcados fornecidos pelos americanos,(israelense e americanos são tudo farinha do mesmo saco e único saco), o desenvolvimento tecnológico juntos com investimentos e organização e o caminho pra crescer nacionalizar e se despontar tecnologicamente mundialmente. Brasil anda na contra mão de tudo isso sem o domínio dos sistemas embarcado todo o resto em pouco tempo se torna inútil. Brasil antes de apostar na FAB primeiro precisa de uma reestruturação imensa, trocar comando e focar em objetivos e como principal objetivo sistemas embarcados nacionais dar alma… Read more »
Vejo bons e favoráveis ventos em relaçao ao kc-390 e creio que abocanhará boas vendas, além de servir prontamente a FAB. A Embraer não é boba e com certeza juntamente com a Boeing construirá o futuro de nossa aviação de caça/ataque com excelência assim como todos os seus produtos hoje em atuação mundo afora e localmente. Sou patriota, porém tenho o pé no chão e creio que se adquiri tecnologia de ponta da noite pro dia, melhor aprender compartilhando com/do conhecimento de outros em 15 anos do que nao aprender nada/ou quase nada em 50 sozinho .
Sobre nossos Hercules, eles ja estao em fim de carreira creio eu ,velhinhos e desgastados, basta opera-los até serem substituidos pelos kc-390, sem gastar em aviônicos e tal .
“eduardo pereira em 11/06/2013 as 13:25”
Eduardo, a modernização dos aviônicos dos nossos C=130 Hercules já é recente, e por isso mesmo não faz sentido cogitar em novos gastos em modernizações dos mesmos. Já houve gastos em “aviônicos e tal”, para o padrão de painéis do tipo “glass cockpit” mostrados na matéria.
Nunão, em conversa que tive com pilotos do C-130, a diferença da nossa modernização dos Hércules para os do Chile, por ex, foi que o pacote que compramos da Astronautics foi o mais “básico” para que nossas aeronaves tivessem condições de realizar vôos IFR, pois já estávamos sendo proibidos de acessar certos espaços aéreos por conta da aeronave operar apenas em VFR. Esse glass cockpit da Elbit, em minha opinião, realmente é interessante para os casos que o Maurício citou, em que a Força opere vários C-130 H, como no caso de Israel. Mas isso pode ser também o caso… Read more »
Sem a alma das aeronaves de guerra, transporte ou seja la para qual uso for, a FAB no mínimo já deveria ter um centro tecnológico para estudo e desenvolvimento, absolvição destas tecnologia, esta tecnologia tem que esta na mão da FAB não da Embraer. Desenvolvimento de sistemas avançados tem que ser o Foco da FAB o resto a Embraer faz ou outra empresa nacional a ser criada em áreas estratégicas, vejo um mostro consumidor de recursos financeiro com INPE e ITA sem foco nenhum nestas áreas estratégicas. Sem resultado nenhum. FAB a vergonha de nossas forças armadas e olha que… Read more »
Sozinha mas O AMX não foi sozinho, o super tucano não foi sozinha. cadê a autonomia nesta aeronaves não temos nada, para implantar um radar no super tucano o que realmente seria um diferencia nesta aeronave e alavancaria de vez as vendas ainda dependemos totalmente dos americanos se um dia quiserem fazer isso implantar um radar nesta aeronave, e nosso velho interesse não dos americanos. Se não quisermos deter o domínio destas tecnologia agora para no futuro nos desenvolver, pé no chão e a única coisa que a FAB sabe FAZER ficar com o pé no chão e a mente… Read more »
“O Patriota em 11/06/2013 as 13:34
…cadê a autonomia nesta aeronaves não temos nada, para implantar um radar no super tucano o que realmente seria um diferencia nesta aeronave e alavancaria de vez as vendas ainda dependemos totalmente dos americanos se um dia quiserem fazer isso implantar um radar nesta aeronave”
Patriota,
Consta que o desenvolvimento do radar do Super Tucano é realizado por uma empresa brasileira, não por uma empresa norte-americana, e que a mesma faz parte do grupo Embraer:
http://www.aereo.jor.br/2013/03/21/radar-para-o-super-tucano/
http://www.aereo.jor.br/2013/04/06/uma-ideia-sobre-como-podera-ser-instalado-o-radar-do-super-tucano/
http://www.aereo.jor.br/2011/08/16/brasil-tera-seu-primeiro-vant-com-radar-sar-aeroembarcado/
http://www.aereo.jor.br/2011/03/15/embraer-defesa-e-seguranca-compra-fatia-de-divisao-de-radares-da-orbisat-da-amazonia/
Mermão, nao aguento mais essa lenga lenga do tal do Patriota…. Cara, muda o disco!!! Ninguem aguenta mais essa lamuria sem fim, essa mesma implicancia eterna!! “OS AMERICANOS” na tua boca é dôce, caba!! Putz!! Essa turmina do FSPV (forum de sao paulo virtual) tá fogo!!