Já imaginaram um F-20 com o F414-EPE com 12.000 kgf de empuxo? Não tinha pra ninguém no dogfight 🙂
rommelqe
Visitante
11 anos atrás
O Clesio, realmente, nem precisava(ria) do proprio Chuck Yager como piloto! Que avião!
Naqueles tempos em que foi oferecido ao Brasil teria sido um up-grade enorme!!!!
ci_pin_ha
Visitante
11 anos atrás
Será que não há um espacinho para uma versão F-20 moderna para fazer companhia ao F/A-18 SH?
Quem sabe os EUA não nos venda o projeto como compensação tecnológica, até a própria Embraer pode fazer um projeto baseado nos aprendizados com a modernização do F-5.
Luis
Visitante
11 anos atrás
O F-20 do século 21 se chama Gripen NG, mas o GF não o quer.
Almeida
Visitante
11 anos atrás
Muito bacana, mas nunca foi páreo para seu nêmesis, o F-16.
É bem conhecido a personalidade forte e direta de Chuck Yeager e sua impaciência nas entrevistas. Entretanto, o velho brigadeiro-general protagonizou um festival de grosserias e má vontade em certa entrevista. Ao final da primeira parte da entrevista, Yeager comete uma grande injustiça quando diz que o maior ás americano na Europa,Francis Gabreski, não “abateu” aviões e sim “destruiu” aviões, metade no solo! Não sei se antigo desafeto, inveja ou mesmo senilidade, uma acusação dessas não só depõe contra um homem que já está morto e não tem como se defender, mas também contra toda a credibilidade dos outros ases.… Read more »
Clésio Luiz
Visitante
11 anos atrás
Essa não é a única alegação polêmica de Yeager: The aircraft was evaluated by famed USAF test pilot Chuck Yeager, who made a number of arguable statements about it in his autobiography, suggesting not only that it was extremely dangerous in a dive, but that Soviet pilots he had chatted with during later trip to the USSR agreed with him. When the said pilots found out about this claim, they all replied: “BULLSHIT!”. One Russian source suggested that the claim was an invention of Yeager’s co-author — apparently being unaware of Yeager’s notorious windiness and inclination to exaggerate accomplishments that… Read more »
Clésio Luiz
Visitante
11 anos atrás
E se for para cutucar ainda mais Yeager, pode ser dito que ele entrou na Guerra quando o negócio estava mais favorável para os aliados, enquanto Gabreski chegou junto com as primeiras unidades de P-47 na Europa e teve que enfrentar todos os crônicos problemas da aeronave e da doutrina de combate então vigente na USAAF.
Nick
Visitante
11 anos atrás
Caro Clésio,
Se colocassem um GE F-414 EPE no F-20 teríamos um verdadeiro sucessor do F-104. 🙂
Seria um míssil tripulado. Não duvido que pudesse alcançar algo em torno de mach 2.8 quase 3… hehehe.
Mas ele teria um calcanhar de aquiles, que seria o alcance.
Hoje em dia, acredito que o Gripen E/F é verdadeiro sucessor desse conceito de caça pequeno mas efetivo.
Por volta de 10:51 min tem uma cena no vídeo que parece que foi filmada no mesmo local de outra cena do filme “Os Eleitos”.
Renato Oliveira
Visitante
11 anos atrás
E pensar que 30 anos atrás perdemos essa máquina, recentemente o Jobãn perdeu o F-35… banânia continua uma draga!!
Rafael M. F.
Visitante
11 anos atrás
“E se for para cutucar ainda mais Yeager, pode ser dito que ele entrou na Guerra quando o negócio estava mais favorável para os aliados, enquanto Gabreski chegou junto com as primeiras unidades de P-47 na Europa e teve que enfrentar todos os crônicos problemas da aeronave e da doutrina de combate então vigente na USAAF.” Lembrem-se também que quando Gabreski termimou as 50 missões, ao invés de retornar para casa – como era vigente na época – optou por ficar. Resultado: em uma das missões, teve seu P-47 danificado e foi obrigado a pousar em território alemão, ficando prisioneiro… Read more »
rommelqe
Visitante
11 anos atrás
Pelas histórias que contam a respeito do tal do Chuck de fato ele não era nem um pouco “amigável”. Pelo contrario. Mas que foi um golpe publicitário de alto nível da LM isso foi. Afinal o mundo ve o Yeager como o primeiro a bater a barreira do som e não aquele cara que destratou seu colega Gabreski. Quanto ao F-20 temos que concordar que o Galante tem razão: era (é) um P____ avião. É pena que nunca vamos saber se ele teria uma vida tão longa quanto o seu avô F-5. Tb acho que um par de F-414 seria… Read more »
Almeida
Visitante
11 anos atrás
Galante, imagine um F-16M! Ops, os chilenos já imaginaram, são os MLU que receberam! 😛
Já imaginaram um F-20 com o F414-EPE com 12.000 kgf de empuxo? Não tinha pra ninguém no dogfight 🙂
O Clesio, realmente, nem precisava(ria) do proprio Chuck Yager como piloto! Que avião!
Naqueles tempos em que foi oferecido ao Brasil teria sido um up-grade enorme!!!!
Será que não há um espacinho para uma versão F-20 moderna para fazer companhia ao F/A-18 SH?
Quem sabe os EUA não nos venda o projeto como compensação tecnológica, até a própria Embraer pode fazer um projeto baseado nos aprendizados com a modernização do F-5.
O F-20 do século 21 se chama Gripen NG, mas o GF não o quer.
Muito bacana, mas nunca foi páreo para seu nêmesis, o F-16.
É bem conhecido a personalidade forte e direta de Chuck Yeager e sua impaciência nas entrevistas. Entretanto, o velho brigadeiro-general protagonizou um festival de grosserias e má vontade em certa entrevista. Ao final da primeira parte da entrevista, Yeager comete uma grande injustiça quando diz que o maior ás americano na Europa,Francis Gabreski, não “abateu” aviões e sim “destruiu” aviões, metade no solo! Não sei se antigo desafeto, inveja ou mesmo senilidade, uma acusação dessas não só depõe contra um homem que já está morto e não tem como se defender, mas também contra toda a credibilidade dos outros ases.… Read more »
Essa não é a única alegação polêmica de Yeager: The aircraft was evaluated by famed USAF test pilot Chuck Yeager, who made a number of arguable statements about it in his autobiography, suggesting not only that it was extremely dangerous in a dive, but that Soviet pilots he had chatted with during later trip to the USSR agreed with him. When the said pilots found out about this claim, they all replied: “BULLSHIT!”. One Russian source suggested that the claim was an invention of Yeager’s co-author — apparently being unaware of Yeager’s notorious windiness and inclination to exaggerate accomplishments that… Read more »
E se for para cutucar ainda mais Yeager, pode ser dito que ele entrou na Guerra quando o negócio estava mais favorável para os aliados, enquanto Gabreski chegou junto com as primeiras unidades de P-47 na Europa e teve que enfrentar todos os crônicos problemas da aeronave e da doutrina de combate então vigente na USAAF.
Caro Clésio,
Se colocassem um GE F-414 EPE no F-20 teríamos um verdadeiro sucessor do F-104. 🙂
Seria um míssil tripulado. Não duvido que pudesse alcançar algo em torno de mach 2.8 quase 3… hehehe.
Mas ele teria um calcanhar de aquiles, que seria o alcance.
Hoje em dia, acredito que o Gripen E/F é verdadeiro sucessor desse conceito de caça pequeno mas efetivo.
[]’s
PS:Não estou dizendo que seria barato.
Caras, alguém compra um F-20 e dá de presente pro Galante.
Nunca vi alguém tão viciado numa aeronave como ele por esse aí… 🙂
Hehehhe, já comprei meu kit do F-20, Lord Vader!
Senhores, se um F-5EM dá trabalho, imaginem um F-20M…
Por volta de 10:51 min tem uma cena no vídeo que parece que foi filmada no mesmo local de outra cena do filme “Os Eleitos”.
E pensar que 30 anos atrás perdemos essa máquina, recentemente o Jobãn perdeu o F-35… banânia continua uma draga!!
“E se for para cutucar ainda mais Yeager, pode ser dito que ele entrou na Guerra quando o negócio estava mais favorável para os aliados, enquanto Gabreski chegou junto com as primeiras unidades de P-47 na Europa e teve que enfrentar todos os crônicos problemas da aeronave e da doutrina de combate então vigente na USAAF.” Lembrem-se também que quando Gabreski termimou as 50 missões, ao invés de retornar para casa – como era vigente na época – optou por ficar. Resultado: em uma das missões, teve seu P-47 danificado e foi obrigado a pousar em território alemão, ficando prisioneiro… Read more »
Pelas histórias que contam a respeito do tal do Chuck de fato ele não era nem um pouco “amigável”. Pelo contrario. Mas que foi um golpe publicitário de alto nível da LM isso foi. Afinal o mundo ve o Yeager como o primeiro a bater a barreira do som e não aquele cara que destratou seu colega Gabreski. Quanto ao F-20 temos que concordar que o Galante tem razão: era (é) um P____ avião. É pena que nunca vamos saber se ele teria uma vida tão longa quanto o seu avô F-5. Tb acho que um par de F-414 seria… Read more »
Galante, imagine um F-16M! Ops, os chilenos já imaginaram, são os MLU que receberam! 😛