Sukhoi Su-35S deverá roubar a cena em Le Bourget

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Su-35 - foto 2 Sukhoi

Apesar de muitos considerarem que manobras de shows aéreos não se traduzem em capacidade de combate, elas desafiam sistemas de guiagem de mísseis, entre outras vantagens na luta aérea

Segundo artigo de Bill Sweetman publicado na Aviation Week na segunda-feira, 27 de maio, é esperado que o caça russo Sukhoi Su-35S roube a cena no Paris Air Show, em Le Bourget, neste mês de junho. Sweetman afirma que as apresentações de aviões de combate costumam cumprir esse papel no evento, mas que há um bom tempo não há uma “vedete” incontestável nas apresentações. O Su-35S promete ser essa vedete neste ano, em sua estreia em shows aéreos fora da Rússia.

Há dois anos, no evento MAKS de Moscou, o Su-35S mostrou manobras que nenhuma outra aeronave imitou publicamente, graças à comprovada manobrabilidade da família Flanker combinada um um novo sistema de controle de propulsão integrado, que inclui vetoração de empuxo 3D. Entre as manobras, estão uma transição direta de uma desaceleração dinâmica (a manobra “Cobra”) para uma curva de baixa velocidade, além de parafusos chatos sob total controle, em atitude normal ou invertida.

Su-35 - foto Sukhoi

Demonstração do tipo são seguidas do coro dos que dizem que “manobras de shows aéreos” não se igualam a capacidade de combate aéreo. Porém, demonstrações de voo não são truques de acrobacias. Cursos não previsíveis em voo desafiam os algoritmos de sistemas de guiagem de qualquer sistema de mísseis.

Além disso, a capacidade de poder apontar o nariz da aeronave rapidamente na direção de um alvo permite disparar um míssil de curto alcance com maior probabilidade de acerto, segundo Sweetman.

Su-35 - foto 3 Sukhoi

Possíveis presenças e ausências de outros caças

Quanto aos outros caças, evidentemente o Rafale estará em exposição estática e em voo. Embora a Dassault não tenha revelado planos específicos, será surpreendente se o novo radar AESA (varredura eletrônica ativa) desenvolvido para o caça pela Thales não estiver em exposição. Espera-se a presença de um Eurofighter Typhoon da Força Aérea Italiana, provavelmente com apresentações aéreas. Também são esperadas novidades quanto ao radar AESA do Typhoon, por parte dos parceiros internacionais do programa. O consórcio Eurofighter busca vender o caça aos Emirados Árabes Unidos, onde os esforços do Rafale foram brecados, participando também de seleções na Dinamarca e talvez no Canadá, e será essencial mostrar que um forte apoio dos parceiros para convencer clientes de que há um programa “robusto” de melhorias / modernizações.

A sueca Saab não divulgou se levará qualquer aeronave a Paris. Os testes no protótipo do Gripen Demo deveriam recomeçar neste mês e sua presença dependeria do progresso dos mesmos. Já a Boeing, que concorre com o Gripen e o Rafale no Brasil, não levará caças a Paris. Também não haverá presença oficial do escritório do projeto “Joint Strike Fighter” (F-35), assim como da Northrop Grumman.

Su-35 - foto 4 Sukhoi

Outra estreia russa, novidades e discussões

Além do Sukhoi Su-35S, o helicóptero russo Kamov Ka-52 Alligator deverá fazer sua estreia internacional em Le Bourget. Trata-se da nova versão de dois lugares lado a lado do Ka-50 (que esteve em Paris em 2003), equipado com armas ar-ar e ar-superfície guiadas por radar.

O treinador a jato Yakovlev Yak-130 voltará a Paris, agora em sua versão de produção, e poderá ser comparado ao seu agora distante primo italiano Alenia M-346.

A Alenia também mostrará sua versão “gunship” e de reconhecimento armado MC-27J, derivada do avião de transporte C-27J, desenvolvida em colaboração com a ATK, fornecedora do canhão Bushmaster de 30mm. Além dessa arma, a aeronave traz uma suíte de sensores multiespectrais, incluindo um radar com modos de abertura sintética e indicador de alvos móveis em terra, assim como um lançador paletizável de armas de precisão, montado na rampa traseira.

Também haverá novidades em sensores da Selex e em bombas guiadas da Rafael, e a discussões complicadas sobre programas conjuntos de aeronaves remotamente pilotadas na Europa deverão estar em pauta.

FONTE: Aviation Week (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Sukhoi

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