Saab oferece 16 caças Gripen para o Peru
A SAAB ofereceu à Fuerza Aérea del Perú (FAP) 16 caças Gripen C/D via leasing, com preço fixo. A empresa mantém em aberto outras formas de financiamento.
O anuncio foi uma surpresa, pois a FAP está totalmente voltada para a modernização dos seus caças MiG-29S/SE para o padrão SMP. Paralelamente a FAP segue executando melhorias pontuais na aviônica dos seus caças Mirage 2000P/DP.
Em outro campo, a SAAB e a Embraer continuam com uma campanha conjunta oferecendo a aeronave EMB-145 AEW&C para a FAP (pelo menos um exemplar). Mas a SAAB também pode oferecer o SAAB-340 e o SAAAB-2000 para atuar como plataforma AEW&C. Os representantes da empresa sueca foram enfáticos em afirmar que a proposta é conjunta com a Embraer.
A SAAB continua com a sua proposta de oferecer para qualquer força armada da América Latina o seu radar 3D Giraffe, com alcance de 180km e detecção de objetos até 20 mil metros de altitude, além de IFF integrado.
FONTE: Infodefensa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em espanhol)
COLABOROU: Galeão Cumbica
Olhae os nossos Gripen indo pros vizinhos 🙁
Ofereçam aqui pra nós. Vê se cola e compramos mais 36!
Provavelmente a SAAB fez uma oferta semelhante para a FAB/GF como gap filler até a chegada dos Gripen E. Mas como não existe decisão no GF, nada acontece.
[]’s
Caramba até o Peru passa nossa frente, porque o Brasil não compra os Gripens usados como tampão eles são baratos e da para conseguir uma boa quantidade?
A Espanha ofereceu essa semana ao Peru os Eurofighter Typhoon……estamos dormindo feio no ponto
O programa FX parece que é a compra de 360 caças……..pelo amor de Deus……..Dilma, são 36 avioes!! Só 36!!! Compra logo qualquer um…
Chupaaaaaaaaaaaaaaaaaa banânia! Mais um país a passar na nossa frente…
Só uma correção.
O Peru não “passa a frente”, ele muitas vezes esteve na frente.
Foi a primeira nação sul americana a contar com aviões mach-2.
Foi o primeiro comprador na América do sul de um caça de terceira geração, isto há quase 30 anos atrás.
Foi o primeiro operador sul americano de um AAM BVR guiado por radar ativo.
A FAP não é exatamente uma força aérea brilhante, reflexo de um país altamente corrupto e economicamente frágil é um tigre de papel, mas é pioneira em algumas capacidades na América do Sul.
@Soyuz
“Foi o primeiro comprador na América do sul de um caça de terceira geração, isto há quase 30 anos atrás”
Você se refere aos Mirage 2000 ou Su-22?
Oi Clésio, me refiro ao M2000 comprado na primeira metade dos anos de 1980.
A Venezuela recebeu o F-16 antes 🙂
Tem razão Clésio, minha memória me traiu. 🙂
Já virou humilhação faz tempo…
[…] Sursa: Poder Aereo […]
Gripen ou Eurofighter, tomara que venham.
Gripen E Eurofighter, ambos com motores EJ-200, que ótima combinação high-low!
Almeida, o Gripen C/D usa a GE F-404 (Volvo). A princípio seria possível usar a EJ-200, mas a troca sairia cara e os resultados seriam duvidosos: não se troca a turbina de um caça, ainda mais monomotor, sem muita dor de cabeça.
Não se trocam as turbinas nem de caças bi reatores, os Phantom da RAF que o digam.
Interessante que no F-15, funciona, troca-se a P&W fazedora de vidro pela GE e o ac até que fica bem lépido.