Governo estuda transformar base de Alcântara em polo turístico
–
Projeto é similar ao já utilizado nos EUA e Guiana Francesa – Plano inclui construção de hotel próximo ao CLA e reforma de aeroporto
–
Os ministérios do Turismo (Mtur), e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) começaram a discutir um plano de revitalização turística para Alcântara. A ideia é transformar o município num polo de turismo espacial, em torno do centro de lançamentos.
O plano se espelha no exemplo de outras bases espaciais, como Cabo Canaveral, nos EUA, e Kourou, da Guiana Francesa, que também transformaram suas atividades em atração turística. Para Alcântara, cidade que integra o patrimônio histórico nacional e que viu o turismo minguar nas últimas décadas, a proposta traz uma oportunidade de atrair turistas também para seu centro histórico.
O plano inclui a construção de um hotel na vizinhança do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), a reforma do aeroporto da base, com a construção de um terminal de passageiros que possa receber voos civis, e a reforma no cais do Jacaré, principal ponto de embarque e desembarque de passageiros que vêm e vão entre São Luís e Alcântara, que hoje funciona com limitações. “Essa é uma grande reivindicação da população de Alcântara. Hoje o atracadouro do Jacaré já não atende mais, as lanchas têm problemas mecânicos e até de segurança”, afirmou o ministro Gastão Vieira (Mtur).
Em uma reunião com Marco Antonio Raupp (MCTI) e o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Mussi, o ministro do Turismo propôs que as lanchas da Aeronáutica que trazem os funcionários da base espacial possam ser usadas pela população civil em dois horários ao longo do dia. Ao mesmo tempo, seriam feitos reparos no atracadouro existente.
“Nós ofertaríamos à população um novo meio de transporte, mais moderno, que aliviaria muito a tensão que todo mundo tem por falta de deslocamento”, prosseguiu o ministro. Paralelamente caminharia o projeto de construção de um cais em Cujupe, a 14 km de Alcântara, que atenderia tanto ao programa espacial quanto à população civil.
A proposta também visa consolidar a reaproximação da agência espacial com o município, após um relacionamento tenso no passado. “As operações de lançamento têm características específicas, mas fora das campanhas de lançamento não há problema nenhum em usar as instalações durante o resto do ano”, afirmou Marco Antonio Raupp.
FONTE / FOTO: G1
VEJA TAMBÉM:
- Brasil quer lançar satélite com foguete nacional até 2021
- Atraso emperra projeto espacial
- FAB lança com sucesso o foguete VS-30 Orion
- Brasil e Ucrânia discutem cooperação na área espacial
- Centro de Lançamento de Alcântara realiza simulação de acidente
- Concluída montagem do VLS-1 na nova torre de lançamento
- Projeto para lançar satélite de base no Maranhão trava
- EUA tentaram impedir programa brasileiro de foguetes, revela WikiLeaks
- A ressurreição de Alcântara
- Governo toma 11,3 mil hectares de quilombolas para bases em Alcântara
- Centro de lançamento de Alcântara lança pela primeira vez Foguete de Treinamento Intermediário
- Foguete nacional só deve decolar em 2015
- IAE e CLA trabalham em novo SISPLAT
- Base da ACS recebe autorização do Ibama
- Alunos da UnB iniciam intercâmbio na Ucrânia na área de foguetes
- Presidente da Ucrânia diz que lançamento de foguete a partir de Alcântara ocorrerá em 2013
- AEB: 18 anos e poucos resultados
- FAB destaca lançamento de foguetes brasileiros na Suécia e no CLBI
- Congresso: retomada do programa VLS e investimentos para o Inpe estão em pauta
- DCTA testa motor do VLS
- O céu não pode esperar
A região parece ser propícia. Não sei sobre Kourou, mas no Cabo há uma História para se contar, algo que muito mal (e mal) começamos.
Imagino que isso deva ser uma prioridade dos gênios que conduzem nosso patético Programa Espacial…
Pólo turístico pra ver o que mesmo? Uma torre de lançamento vazia?
Acabei de voltar dos EUA, passei no Kennedy Space Center (como sempre rs) e ali tem muito o que se ver: vários artefatos do programa Apollo, o VAB, astronautas de verdade guiando os passeios, agora tem até um ônibus espacial em exposição (ainda tava fechado para minha infelicidade). Mas em Alcantara? Sério?
Rir para não chorar…. programa espacial de ‘índio”….
Sds.