Embraer recebe certificado de produção para o Phenom 300 nos EUA
Nesta quarta-feira, 15 de maio, a Embraer divulgou nota sobre cerimônia realizada na Unidade da Embraer em Melbourne, na Flórida, em que a autoridade aeronáutica americana Federal Aviation Administration (FAA) entregou à empresa o certificado de produção para a montagem do jato executivo Phenom 300 nos Estados Unidos.
Até o momento, os jatos Phenom 300 fabricados no local utilizavam a mesma certificação emitida aos jatos produzidos no Brasil. A Embraer celebrou a certificação com um almoço comemorativo que reuniu autoridades locais, representantes da FAA e funcionários para a apresentação do certificado.
Ernest Edwards, Presidente da Embraer – Aviação Executiva, declarou: “Há menos de um ano, nossa fábrica em Melbourne recebia o seu primeiro certificado de produção emitido pela FAA para a montagem do Phenom 100. Agora, temos o nosso segundo certificado, dedicado ao Phenom 300, o que é mais um marco significativo para a Embraer. Essas instalações têm pouco mais de dois anos e essas conquistas representam o trabalho duro e a dedicação dos nossos funcionários.”
A Embraer iniciou a produção do Phenom 300 na fábrica de Melbourne em setembro de 2012. A primeira aeronave foi entregue ao Departamento de Voo da Empresa em janeiro de 2013 e está sendo utilizada como demonstrador. A primeira entrega a um cliente ocorreu no mês de março. Recentemente, a Embraer entregou o primeiro Phenom 300 Signature SeriesTM à NetJets, empresa líder mundial na operação de jatos executivos, que adquiriu 50 aeronaves com opção para mais 75. Em 2014, a produção do Phenom 300 Signature SeriesTM será transferida para as instalações em Melbourne.
Ainda segundo a empresa, a apresentação do certificado de produção do Phenom 300 reconhece o trabalho de uma equipe dedicada de profissionais da Embraer e da FAA, nos escritórios da Direção Regional de Inspeção de Fabricação (Manufacturing Inspection District Office, MIDO) em Orlando e na Diretoria de Pequenas Aeronaves (Small Aircraft Directorate) em Kansas City, que inspecionam e certificam a fabricação de produtos por fabricantes de aeronaves de acordo com um projeto de tipo aprovado pela FAA.
“É uma satisfação receber esse novo certificado, pois ele reconhece um trabalho que foi realizado em um espaço tão curto de tempo, já que o primeiro Phenom 300 entrou na linha de montagem em setembro”, disse Phil Krull, Diretor de Produção da Embraer em Melbourne. “Quando chegamos em Melbourne, prometemos a contratação de 200 funcionários, e agora estamos bem acima desse número, com muitos deles provenientes do Kennedy Space Center. Os nossos funcionários validaram com sucesso o processo de produção digital ‘paperless’, permitindo uma operação mais Lean e mais eficiente, e que o Phenom 300 seja produzido na mesma linha que o Phenom 100.”
O certificado de produção é uma aprovação de acordo com a parte 21 do 14º título do Código de Regulamentação Federal (Code of Federal Regulation, CFR) e gerenciado pela Diretoria de Pequenas Aeronaves. As equipes da Embraer e da FAA trabalharam em manuais de qualidade, procedimentos e auditorias do produto, bem como em visitas a fornecedores internos e externos para garantir que todos os aspectos da produção satisfizessem os mais altos padrões de qualidade e segurança.
FONTE / FOTOS: Embraer
VEJA TAMBÉM:
- Voa primeiro Phenom 300 ‘made in USA’
- Phenom 300 estabelece três recordes de velocidade nos EUA
- Embraer usará experiência do Phenom para entregar Super Tucano em tempo à Força Aérea dos EUA
- Embraer dá início às obras do Centro de Pesquisa na Flórida
- Embraer aluga hangar por 10 anos para montar Super Tucano nos EUA
- Plataformas ISR da Embraer: atualizações e novidades pela frente