Jatos de treinamento Saab-105 suecos em visita à Suíça
Entre os dias 13 e 17 de maio, conforme nota divulgada pelo Departamento de Defesa da Suíça, uma delegação da escola de pilotos da Suécia efetua uma visita à Base Aérea de Sion, da Força Aérea Suíça. Quatro jatos de treinamento Saab-105* foram deslocados, acompanhados de uma aeronave de transporte, com um total de 20 participantes da delegação sueca.
No programa da visita, estão previstos treinamentos conjuntos e troca de experiências. A visita é uma retribuição de outra, realizada à Suécia por pessoal e aeronaves da escola de pilotos da Força Aérea Suíça em setembro de 2012, para uma semana de treinamento.
A escola suíça atualmente baseada em Vallese, que utiliza turboélices PC-21, acompanhará a delegação sueca. Na agenda, estão voos com equipagens mistas (suecas e suíças) para apresentação dos respectivos meios de instruções. Um acordo técnico (MoU – memorando de entendimento) para atividades comuns de instrução entre Suíça e Suécia constituem a base legal deste intercâmbio.
FONTE: Departamento de Defesa da Suíça (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em italiano)
FOTO: Força Aérea Sueca
*NOTA DO EDITOR: a denominação da aeronave na Força Aérea Sueca é SK60. Para ver mais imagens e saber mais sobre este jato treinador sueco, assim como sobre o turboélice de treinamento PC-21 suíço, também citado na matéria, clique nos links abaixo.
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Estou sentindo um cheirinho de PC-21 Flygvapnet daqui a alguns anos.
Força aérea focada em combate é isto.
Eles focam a primeira linha e se faltar recursos transferecem o “sacrifício” para a aviação de treinamento. Os Saab-105 estão ai há mais de 3 décadas. Já treinaram pilotos para 3 modelos de caças diferentes.
Em Israel, os Piper e Folga também fizeram a mesma coisa por uns 40 anos.
Nos EUA os Talon também vão até o osso.
Pois é, Soyuz, também estou sentindo esse “cheirinho” no ar. A última revitalização dos Saab 105 / SK60 visava mantê-los em operação até perto do final desta década. Por mais que o foco seja a primeira linha, acaba chegando o dia em que as aeronaves de treinamento, usadas até o osso por dezenas de anos, precisam dar baixa e ser substituídas. Saindo o contrato do Gripen E na Suíça e com o cumprimento de suas contrapartidas de uso, pelos pilotos de caça suíços, das áreas de treinamento e campos de tiro na Suécia, faz sentido também o inverso, assim como… Read more »