EmbraerEm nota divulgada nesta segunda-feira, 13 de maio, a Embraer S.A. informou que definiu mais alguns fornecedores para importantes sistemas que equiparão a segunda geração de E-Jets, cuja entrada em serviço está prevista para 2018. A Embraer selecionou a Moog para fornecer o sistema de controle fly-by-wire, composto por um computador de comandos de voo e todos os atuadores hidráulicos das superfícies primárias, spoilers e ground spoilers.

A Rockwell Collins foi selecionada para fornecer o sistema de controle do estabilizador horizontal, composto por um controlador eletrônico e um atuador mecânico.

O sistema de controle das superfícies flap & slat, composto por um controlador eletrônico, atuadores mecânicos, uma unidade de transmissão de potência, tubos de torques e sensores, será fornecido pela Liebherr, empresa que também foi selecionada para os sistemas ambientais ou AMS (Air Management System). Fazem parte do AMS os sistemas de sangria de ar do motor (bleed), proteção contra gelo, ar-condicionado e pressurização da cabine.

A segunda geração de E-Jets representará um passo significativo no compromisso da Embraer de investir continuamente nessa linha de jatos comerciais. Motores de última geração, juntamente com novas asas de aerodinâmica avançada, moderno sistema eletrônico de comandos de voo fly-by-wire, assim como outras evoluções de sistemas, resultarão em melhorias de dois dígitos no consumo de combustível, bem como nos custos de manutenção, emissões e ruído externo das aeronaves.

O objetivo da Embraer é oferecer sempre o melhor produto e manter sua liderança no mercado de 70 a 120 assentos, no qual mais de 900 E-Jets estão em serviço em todo o mundo. Atualmente, mais de 60 clientes de 40 países já operam ou estão prestes a receber os E-Jets da Embraer.

FONTE: Embraer

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