A-29 Super Tucano da FAB emprega quatro bombas simultaneamente
O teste balístico do emprego simultâneo de quatro bombas BAFG-230, armamento de emprego geral utilizado pela aeronave de caça A-29 Super Tucano, foi realizado na quinta-feira (09/05) no Campo de Provas Brigadeiro Velloso durante a Operação Cachimbo A-29, que reúne os Esquadrões Escorpião (1°/3° GAV), Grifo (2°/3°GAV) e Flecha (3°/3° GAV) da Força Aérea Brasileira (FAB).
Esta configuração na aeronave A-29 nunca havia sido empregada antes.
A aeronave FAB 5960, A-29 Super Tucano, decolou às 15h, da Serra do Cachimbo, para realizar o lançamento das 4 bombas nas áreas já preparadas para treinamento de armamento real pelas aeronaves da FAB. No cookpit estava o comandante do Grifo, Tenente-Coronel Franco.
Desde a preparação da aeronave, pela equipe de manutenção e armamento, ao lançamento dos artefatos pelo piloto, diversos militares dos três Esquadrões e do efetivo do Campo foram peças fundamentais neste acontecimento, tendo o emprego das 4 bombas sido realizado com sucesso.
Os resultados colhidos desta missão serão agora aplicados em quaisquer planejamentos operacionais que a FAB almeje no futuro.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Brasileira (1°/3° GAv, 2°/3° GAv e 3°/3° GAv)
Esse negócio de ficar usando bombas para lá e para cá é perigoso. A FAB deveria parar com isso. Amanhã vão acusar a FAB de ter matado as fomiguinhas lá do campo de provas.
kkkkk Legal a assinatura da bomba na 3 foto Força = armamento, será um recado p/ alguém???
O que querem dizer com o escrito na bomba :
“Em atenção aos Ec-502 e 533/A-3 da FAc” ???
Sds.
Esse “Em atenção…” Deve ser o requerimento do teste, ordem ou coisa do tipo.
Baschera disse:
10 de maio de 2013 às 18:09
Acho que caberia um “Desafio Poder Aéreo” aqui. Parece-me que está escrito:
“Em atenção aos EE 502 e 533/ A-3 III FAe”.
EE 502 e 533 => “Elementos de Ensaio”??? (isto é chute meu)
A-3 => 3ª Seção de Estado-Maior (Operações) da Aeronáutica
III FAe => 3ª Força Aérea