Do Su-27SK ao Su-35, em três vistas
SUKHOI Su-27SK
SUKHOI Su-30MK
SUKHOI Su-33 (caça naval)
SUKHOI Su-35
IMAGENS: OAK – Объединенная авиастроительная корпорация (UAC – United Aircraft Corporation) – clique nas imagens para ampliar
SUKHOI Su-27SK
SUKHOI Su-30MK
SUKHOI Su-33 (caça naval)
SUKHOI Su-35
IMAGENS: OAK – Объединенная авиастроительная корпорация (UAC – United Aircraft Corporation) – clique nas imagens para ampliar
Pode-se dizer que é uma evolução semelhante do F-15A até o F-15SE. 🙂
[]’s
Uma belíssima linhagem de caças com baixo custo de aquisição e razoável custo operacional para o que oferecem em capacidade. Se o poder de decisão estivesse em minhas mãos: – 36 Su-35 estariam aqui em 2016 somente com a transferência das peças de manutenção básicas para mantê-los voando, aquelas do dia a dia, sob a responsabilidade de um grande centro de manutenção(PAMA) em Manaus e colocaria essas belezinhas no Esquadrão Pacau e no GDA sendo responsáveis por toda a fronteira norte e centro-oeste. – 72 Gripen E/F, dois lotes de 36 aviões, com ampla participação de nossa industria para no… Read more »
Nick,
Sim, mas para missões diferentes.
O Su-35 será prioritariamente de defesa aérea, mas multifuncional.
O F-15E é prioritariamente de interdição, mas também multifuncional.
Talvez o F-15SE Silente Eagle, dependendo do país que o encomendar, venha a priorizar a defesa aérea, mas, a princípio também vai priorizar as missões ar-terra.
Abç.,
Ivan.
Ivan…
Ja li q os F15E, “apenas”, inclui a capacidade de interdição, porém, toda a capacidade de defesa aérea é mantida…
Não seria o F15E, um equivalente ao multifuncional Su-30 ?
Um belo par de asas sem duvida.
A maioria das boas forças aéreas do mundo não abre mão de um caça com elevada persistência em combate, onde as versões do F-15 e Su-27 são exemplos.
Nos projetos de quinta geração, seja na dupla F-22, F-35, no T-50 e nos projetos chineses a ideia de um caça com elevada quantidade de combustível a bordo, grande alcance e persistência em combate também é muito clara.
Na pratica seja o F-15 ou Su-27,seguem uma velha máxima da engenharia aeronáutica.
Construa um caça com boa capacidade ar-ar que ele será um caça com capacidade ar-solo convincente. Já o oposto raramente é verdadeiro.
Alfredo,
É por aí!
Su-30, Su-35, F-15E e F-15SE são todos multirole, ou seja, são capazes de executar diferentes missões, tanto ar-ar como ar-superfície, mas entendo que os russos dão enfase às missões de superioridade aérea e os americanos às de interdição, ao menos com estas aeronaves.
Possivelmente porque já possuem nos seus inventários aeronaves apropriadas para as outras missões.
Abç.,
Ivan.
Vlw Ivan =D
Falando em SU-35, uma bela arte:
Caro Ivan,
Concordo com sua observação. 🙂
É bom lembrar que o F-15E tem origem em um programa específico para caça-bombardeiros, ou seja, Strike. Mas apesar disso, não perdeu as qualidades como caça de Superioridade Aérea, apenas adicionou mais capacidades ao mesmo. O F-15SE só refletirá essas qualidades com mais furtividade.
Sobre o SU-35S, concordo com sua opinião também. É um caça de Superiodade Aérea, com capacidade também de ataque à solo.
No frigir dos ovos, qualquer um dos dois são excelentes, seja para Superioridade Aérea ou Strike. 🙂
[]’s
A família Flanker é com certeza a mais notável aeronave da 4ª geração. Tudo nele é notável, engenharia, desempenho, carga de armas, sensores.
Só não é mais bonito que um caça cujo nome começa com T e termina com T…
Tomcat
O Clésio Luiz é um eterno fã do Tomcat.
TF-14T ?
Republic P-47 Thunderbolt ???
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/04/P-47s-da-FAB-na-Itália-da-Esquadrilha-Azul-do-1-Grupo-de-Caça-prestes-a-decolar-para-uma-missão-na-Itália.jpg
🙂
Soyuz, “…não abre mão de um caça com elevada persistência em combate…” Sem dúvida! Mas estas alinham também um bom número de caças e aviões de ataque (strike) mais leves para dispor de guantidade suficiente a um custo possível. É o Hi / Low Mix que defendo desde sempre, apesar dos modismos de uma única aeronave para todas as missões, os multi-tudo. Austrália, China, Estados Unidos da América, Índia, Israel e até mesmo o Vietnam (Flankers + Fishbed + Fitters) adotam esta solução. Construa um caça com boa capacidade ar-ar que ele será um caça com capacidade ar-solo convincente. Foi… Read more »
F-22 TRaptoR 🙂
Anytime baby 🙂
O que é isso na ponta de asa dele? Tip Tank? 🙂
Ou pods de guerra eletrônica?
2?
Caro Vader,
São pods de guerra eletrônica. No caso interferidores/jammers.
[]’s
São pods de interferência eletrônica, mais precisamente o L005S Sorbtsiya-S
Este tipo de jammer fornece proteção contra radares monopulso. A localização nas pontas das asas é em função do tipo de técnica de interferência empregada, normalmente variações de uma técnica chamada “Cross Eye Jammer” onde a distância entre as antenas é fundamental.
Esta posição também favorece a proteção em 360°da aeronave.
O Typhoon tem um esquema semelhante de pods nas pontas das asas.