Romênia pretende finalizar compra de caças F-16 de Portugal até junho
–
Ministros da Defesa dos dois países encontraram-se em Portugal para tratar do assunto
–
Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa da Romênia, o ministro da Defesa Mircea Duşa realizou uma visita oficial a Portugal na terça-feira passada, 16 de abril, atendendo a um convite de sua contraparte portuguesa, José Pedro Aguiar-Branco.
O tópico principal da agenda foi a aquisição, pela Romênia, de caças F-16 pertencentes a Portugal. Os dois ministros revisaram as negociações técnicas que já foram realizadas e concordaram em continuá-las, assim como em estabelecer o fim do mês se junho como prazo final para esse assunto.
Ministério da Defesa Nacional (Portugal) também divulgou informações sobre o encontro
Portugal e Roménia vão retomar as reuniões do Comité Misto de Defesa romeno-português, reafirmando assim a sua parceria sólida na área da defesa. O anúncio foi feito em comunicado emitido pelo Ministério da Defesa Nacional, após a visita oficial a Portugal do Ministro da Defesa Nacional da Roménia, Mircea Duşa, realizada a convite do seu homólogo português, José Pedro Aguiar-Branco.
Entre os assuntos abordados no encontro, “mereceu especial atenção (…) o processo da aquisição por parte da Roménia de aviões F16 a Portugal”, em que “os dois Ministros fizeram um ponto da situação sobre as conversações técnicas, desenvolvidas até ao momento por ambas as partes”. A este propósito, os Ministros “concordaram prosseguir as negociações, tendo estabelecido como objectivo desejável a sua conclusão até ao final do próximo mês de Junho”.
O comunicado refere também que o Ministro da Defesa Nacional romeno transmitiu o interesse do seu país “no desenvolvimento da cooperação ao nível de forças militares, da instrução, de estágios e de apoio técnico”.
Durante o encontro, foram ainda “debatidos os assuntos relacionados com o Afeganistão, a Cimeira de Chicago da NATO (nota do editor – OTAN: Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia” e “discutidos temas relacionados com a agenda do Conselho de Negócios Estrangeiros da UE, em formato de Ministros da Defesa, a ter lugar no Luxemburgo nos dias 22 e 23 de abril de 2013”.
FONTES: Ministério da Defesa da Romênia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês) e Ministério da Defesa Nacional (Portugal – também foto do meio)
DEMAIS FOTOS: Força Aérea Portuguesa
VEJA TAMBÉM:
- Veja belas imagens dos F-16 portugueses e conheça seu programa de MLU
- Ministro da Defesa de Portugal confirma negociações para venda de uma dezena de caças F-16
- Delegação chilena conhece instalações portuguesas de manutenção do F-16
- F-16 da FAP – o cão guarda o falcão
- Romênia compra 12 caças F-16 de Portugal por US$ 600 milhões
- A Defesa Aérea em Portugal
- Modernização dos F-16 da FAP: para o Tribunal de Contas, OGMA seria uma das culpadas pelo atraso
- Programa de modernização da FAP consumirá 1500 milhões de euros
- Os últimos dos moicanos, quer dizer, dos corsários
- No ar, a Força Aérea Portuguesa
- Aeronaves da Força Aérea Portuguesa serão vendidas como sucata
- 57 anos de Força Aérea Portuguesa
- Vai faltar F-16 usado no mercado
- Coreia pode levar T-50 para Portugal, em um centro de treinamento