Substituição dos CF-18 canadenses: em breve os candidatos informarão os custos
–
Cinco fabricantes candidatos, Boeing, Dassault, EADS, Lockheed Martin e Saab, enviarão comentários sobre rascunho de questionário de custos elaborado pelo Canadá, que após revisão será finalmente respondido pelas empresas
–
O Governo do Canadá, em nota divulgada na terça-feira (16 de abril), informou que está enviando um rascunho de questionário sobre custos aos fabricantes interessados em submeter propostas para substituir os caças CF-18 canadenses. Esta etapa ocorre após esses candidatos terem respondido questionário anterior, sobre as características técnicas de seus produtos.
O novo rascunho de formulário sobre custos, enviado pelo Secretariado Nacional para a Aquisição de Caças (National Fighter Procurement Secretariat) é “um elemento chave na avaliação das opções para substituir a frota de CF-18 do Canadá”, diz a nota.
Foi solicitado às cinco empresas com aeronaves disponíveis para enviarem comentários sobre o formulário e seu conteúdo, que busca saber estimativas de magnitude de preços. Conforme nota sobre o questionário anterior, as cinco empresas são a Boeing (F/A-18 Super Hornet) e a Lockheed Martin (F-35 Lightning II) dos Estados Unidos, a Dassault (Rafale) francesa, a europeia EADS (Eurofighter Typhoon) e a sueca Saab (JAS-39 Gripen)
Após as respostas das empresas serem revisadas e incorporadas, um questionário final será enviado às companhias para ser respondido, como foi feito no primeiro questionário sobre as capacidades técnicas dos seus caças.
Mais tarde, haverá um terceiro questionário sobre benefícios industriais. Essa avaliação de opções para substituir a frota de caças CF-18 da Força Aérea Real Canadense faz parte do plano de sete pontos que o Governo lançou, como resposta a um relatório de 2012 da Auditoria Geral. O plano visa ajudar o Governo em tomar a melhor decisão possível para substituição dos CF-18 e, até que seus sete pontos sejam completados, não será tomada uma decisão a respeito dessa substituição.
FONTE: Governo do Canadá (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Canadá divulga características desejadas para substitutos dos CF-18 Hornet
- Reportagem faz comparações entre disputa canadense de caças e o F-X2
- Dassault conversa sobre Rafale com o Canadá desde janeiro, diz CEO
- Governo do Canadá solicita à Saab dados sobre o Gripen
- Relatório do Pentágono diz que F-35 oferece visibilidade ruim para os pilotos
- Canadá cogita estender vida útil de seus caças CF-18 Hornet
- Boeing oferece Super Hornet ao Canadá pela metade do preço do F-35
- F-35: demonstração do sensor DAS (Distributed Aperture System)
- F-35 no Canadá: ministra confirma que haverá quatro outros concorrentes
- Para Dassault, Rafale tem chances no Canadá
- Boeing volta a explorar atrasos do F-35 para promover o Super Hornet
- Governo Canadense volta atrás, oficialmente, na compra do F-35
- F-35 para o Canadá: já era ou ainda será?
- Canadá estuda alternativas ao F-35
- Se o Canadá comprar o F-35 sem concorrência, não estará sozinho
- Super Hornet e Rafale podem concorrer com o F-35 no Canadá
Vai sair antes do FX-2 BR.