Mais notícias da Saab: modernização do Erieye para a FAB e sistema para Infraero
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Empresa informou sobre pedido adicional da Força Aérea Brasileira para a modernização do sistema de missão Erieye AEW&C e encomenda para dois aeroportos brasileiros, por parte da Infraero, do sistema avançado de controle e guiagem de movimentos de superfície A3000
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Em notas divulgadas nesta segunda-feira, 8 de abril, a Saab informou sobre dois contratos no Brasil, um com a Força Aérea Brasileira (FAB) e outro com a Infraero.
Sobre o contrato com a FAB, trata-se de um pedido adicional para o programa de modernização do sistema de missão Erieye AEW&C (Alerta Aérea Antecipado e Controle), num valor total de 325 milhões de coroas suecas – cerca de 50,4 milhões de dólares ou 101 milhões de reais. Por meio dessa modernização, a capacidade operacional do Erieye é aprimorada. Isso faz parte do programa de modernização das aeronaves modelo Embraer 145 AEW&C, denominadas E-99 na FAB.
A encomenda foi realizada pela “Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate” (COPAC) da FAB, e a Saab recebeu um pedido da Embraer no final de fevereiro referente ao mesmo programa de modernização. As entregas ocorrerão de 2014 a 2017.
O E-99 realiza um papel importante no controle do espaço aéreo brasileiro e de vigilância das fronteiras, como prevenção ao tráfico de drogas e outras atividades ilegais. O Erieye também deverá ser utilizado para prover segurança em dois grandes eventos esportivos, incluindo as Olimpíadas 2016, no Brasil.
Segudo Micael Johansson, chefe da área de negócios de sistemas eletrônicos de defesa daq Saab, “o sistema Erieye da Força Aérea Brasileira instalado no Embraer 145 tem estado em serviço operacional por aproximadamente dez anos e, com as novas características agora comissionadas, nosso cliente brasileiro terá um sistema ainda melhor para controlar o espaço aéreo e prevenir atividades criminosas.”
Sistema de controle de movimentos de superfície para a Infraero
Também nesta segunda-feira, a Saab informou que um consórcio entre sua subsidiária HITT Traffic e a Ambriex e RRJ Engenharia recebeu, por parte do operador brasileiro de aeroportos Infraero, um contrato para fornecer para dois aeroportos internacionais do Brasil o sistema avançado de controle e guiagem de movimentos de superfície A3000. O sistema, desenvolvido e oferecido pela HITT, será utilizado para apoiar os controladores de tráfego aéreo nos aeroportos internacionais do Galeão (Rio de Janeiro) e Afonso Pena (Curitiba).
O sistema é empregado para guiar o tráfego em aeroportos, especialmente em situações de baixa visibilidade como neblina e à noite. Segundo a Saab, o sistema é utilizado em aeroportos como Frankfurt, Cingapura e Shanghai. A HITT Traffic é o principal ponto de contato com a Infraero e a RRJ Engenharia realiza obras civis para esse projeto desafiador em ambientes ativos de aeroportos.
O sistema deverá estar operacional em 25 meses, segundo a nota da Saab.
FONTE: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)
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Precisamos mesmo em Curitiba um sistema deste, no inverno o aeroporto la parece um vaga-lume.
abraços
GC
OFF-TOPIC:
Boeing unveils updated F/A-XX sixth-gen fighter concept
http://www.flightglobal.com/news/articles/Boeing-unveils-updated-FA-XX-sixth-gen-fighter-concept-384291/
Curitiba precisa é de um ILS CAT III
Curitiba precisa é de um ILS CAT III, radar de solo, ampliação do terminal de passageiros, um novo terminal de cargas e mais uma pista, paralela à principal.
Ao invés disso, nossa Sapientíssima Presidenta decidiu incluir um novo aeroporto chinfrim a cinquenta quilômetros de distância da Capital paranaense, colado na Serra do Mar. Faz parte daqueles oitocentos aeroportos, que depois viraram duzentos e não sei quantos.
O Brasil precisa de países como a Suécia que realmente ajude no desenvolvimento tecnológico.
SAAB na cabeça…
Gostaria mesmo de saber se este contrato é só de atualização das unidades já adquiridas ou se existe alguma opção de aquisição de mais unidades do sensor erieye… Ainda não me conformo com esta limitação atual das aeronaves somente alocadas ao sistema Sivam sem que mais unidades sejam incorporadas a força para que este importante recurso faça parte do dia-a-dia de todos os esquadrões operacionais permitindo sua utilização ao máximo de operatividade… NADA poderia ser mais EFETIVO militarmente para a Defesa Aérea do Brasil enquanto se aguarda as aeronaves FX-2 e mesmo que fiquemos limitados por mais 4 a 5… Read more »
Enquanto a Embraer vendeu somente as células p/ o AEW&C c/ radar indiano da DRDO, os suecos emplacaram Paquistão, Tailândia e UAE.
Fizeram barba e cabelo, pois além do radar, tb venderam a aeronave.
Maurcio R. Tem a Grecia e acho que México.
ricardo_recife,
Esses foram bem antes, me referí somente a negocios recentes.
“Gilberto Rezende disse: 8 de abril de 2013 às 22:11 Ainda não me conformo com esta limitação atual das aeronaves somente alocadas ao sistema Sivam sem que mais unidades sejam incorporadas a força para que este importante recurso faça parte do dia-a-dia de todos os esquadrões operacionais permitindo sua utilização ao máximo de operatividade…” Gilberto, as aeronaves E-99 não estão “somente alocadas ao sistema Sivam”. É bastante comum treinamentos dos esquadrões de caça com participação de aeronaves E-99 ao longo do ano. Basta ficar de olho em informes da própria FAB para perceber isso. Por exemplo, no ano passado presenciamos… Read more »
Também concordo Marcos sobre as coisas que o aeroporto la precisa, mas dentro de todas que precisamos e o que realmente vamos conseguir já é um começo.
GC