Caças Gripen C suecos realizam testes de disparos de canhão na Suíça
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Verificação do desempenho da arma de 27mm faz parte do programa de testes após a seleção do Gripen E pelos suíços – demonstrador do Gripen F, que é um biposto, não é equipado com canhão interno
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O Departamento de Defesa da Suíça informou em nota nesta segunda-feira, 8 de abril, que dois caças Gripen C suecos pousaram na base suíça de Emmen nesta manhã. Durante a semana, as duas aeronaves realizarão disparos de verificação técnica com o canhão orgânico (interno) de 27mm, no campo de tiros de Axalp. Os caças chegaram à Suíça após um voo de duas horas a partir de Linköping, na Suécia.
Está planejado um total de cinco missões com diversas passagens de tiro, com as duas últimas missões empregando munição real. Os caças serão voados por pilotos de teste da Saab (fabricante sueca do caça) e da armasuisse (organização Suíça responsável pelo armamento das Forças Armadas).
Esta campanha utiliza modelos de um só lugar (Gripen C) porque os modelos bipostos (Gripen D e o demonstrador Gripen F) não são equipados com canhão interno. Até o momento, nenhum disparo de canhão do Gripen já havia sido realizado na Suíça. Após a seleção do jato sueco pela Suíça, é hora de realizar testes de disparo do canhão orgânico do caça na topografia suíça e, por essa razão, um piloto suíço recebeu treinamento no Gripen C.
Até o momento, o Gripen realizou os seguintes voos na Suíça:
- Julho/agosto 2008 – avaliação para o programa de substituição parcial do F-5 Tiger II (Tiger Partial Replacement – TTE) com duas aeronaves Gripen D;
- Outubro de 2012 – apresentação do demonstrador do Gripen F em Axalp;
- Janeiro de 2013 – apresentação do demonstrador do Gripen F no Programa de Armamento 12 (RP12)
As razões e as metas para os disparos de verificação técnica do canhão orgânico do Gripen na Suíça são:
- Realização na Suíça dado que a topografia suíça difere da sueca;
- Após a seleção do fornecedor, é a primeira oportunidade para testes técnicos com o canhão orgânico do Gripen na topografia suíça;
- Testes da mira e do canhão orgânico;
- Testes e verificações das funções, desempenho e confiabilidade.
Em nota a respeito dos testes, a Saab informou que o chefe de pilotos de testes da Saab, Richard Ljungberg, realizará os testes junto a um piloto suíço (nota do editor: como são dois jatos de um só lugar, subentende-se que voarão as missões juntos), e que o campo de provas de tiro de Axalp está localizado a uma altitude de 2.200 metros, na área montanhosa central da Suíça.
FONTE / FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça e Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)
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O que é um canhão “orgânico”?
Armamento orgânico é o que faz parte integral da aeronave, sem ter que ser instalado em pods, por exemplo. É o canhão interno. As metralhadoras instaladas internamente nas asas do Super Tucano são orgânicas. As instaladas no AT-6 da Beechcraft, em pilones subalares, não são orgânicas. O canhão do Gripen C é orgânico, faz parte da aeronave como sistema de armas. Um Gripen D que tenha, eventualmente, instalado um pod com canhão em um pilone não está com um canhão orgânico e sim com uma instalação opcional, instalada externamente (isso é só um exemplo – nem sei se há essa… Read more »
Grato!
Como anedota, o Saab Viggen, na versão JA-37 de defesa aérea, tinha um canhão suíço, o Oerlikon KCA de 30mm. É até hoje o mais potente canhão desse calibre de um tipo não rotativo (como o GAU-8 americano e o GSh-6-30 soviético), empregado num caça.
A instalação no Viggen foi uma das primeiras (se não a primeira) onde o piloto automático fazia correções para enquadrar e efetuar o disparo quando o alvo estivesse na mira.
Tecnologia é com a SAAB.
SAAB na cabeça……
Testar canhão porque a a topografia da Suíça é diferente da Sueca…
É o argumento mais idiota que já ouvi para um teste de armamento de aeronave…
Deve ter havido algum erro de tradução…
Não entendi a nota do editor, as aeronaves não são bipostas (não tem canhão orgânico) e sim monopostas, um caça vai com o piloto sueco e outra com o piloto suíço, são dois gripens C…
Falando nisso o Gripen biplace não tem canhão orgânico e ambos o Rafale biplacece e o Super Hornet biplace TEM seus canhões orgânicos….
Me parece um excelente ponto de eliminação do Gripen NG do FX-2…
Ou pelo menos uma CLARA desvantagem neste modelo…
Com o MESMO airframe o Gripen F terá ou não canhão orgânico ???
BOA perguntinha para a LAAD 2013…
Caro Gilberto
Vamos trazer a questão para realidade tupiniquim, não seria o tal canhão o fator preponderante para a eliminação do Gripen do velho FX made in verde amarelo, nessa altura campeonato podia até vir com par de espingarda que estava de bom tamanho, desde claro que não faltasse misseis.
Me parece um excelente ponto de eliminação do Gripen NG do FX-2…
Prezado Gilberto Rezende, esta questão do canhão no biposto parece-me que não é um dos requisitos obrigatórios do programa F-X2.
Com o MESMO airframe o Gripen F terá ou não canhão orgânico ???
A pergunta que cabe aqui é se haverá um Gripen F. A FAB definiu a necessidade de caças bipostos para conversão operacional. Se alguma das propostas não oferecer esta opção aí sim teríamos um “ponto de eliminação”. Mas me parece que não foi este o caso dos três concorrentes do short list.
“Gilberto Rezende disse: 8 de abril de 2013 às 22:23 Testar canhão porque a a topografia da Suíça é diferente da Sueca… É o argumento mais idiota que já ouvi para um teste de armamento de aeronave… Deve ter havido algum erro de tradução…” Gilberto, segue o trecho original em inglês e em três línguas como manda o figurino na Suíça (e que já estava disponível no final da matéria, onde se lê “Fontes”), para você mesmo traduzir e conferir, se quiser: “Performed in Switzerland since the Swiss topography differs from the one in Sweden” “réalisation en Suisse, la topographie… Read more »
Sobre a nota do editor entre parêntesis no final, de fato havia um erro de edição do texto e foi corrigido. Estava biposto ao invés de monoposto.
O sentido dela é interpretar o trecho original da declaração do piloto sueco de que faria as missões junto com o suíço.
Dado que são dois aviões de um só lugar, a nota faz uma suposição de que os pilotos participarão da missão ao mesmo tempo, o que permitiria um observar a passagem de tiro do outro, e não voando apenas um de cada vez, com o outro sujeito no solo. Só isso.
Os estantes de tiro na Suiça oferecem características próprias, senão perigosas e desafiadoras.
Nos alpes, os alvos são postos em linha perpendicular ao voo. Alguns entre as rochas, só são vistos em último momento.
Há ainda o sempre presente risco de ricochete dos projéteis, alvos em planícies as chances de escapar do ricochete é maior, por entre as montanhas, os projeteis ricocheteados podem vir de qualquer direção.
Mas há pilotos suíços qualificados no Gripen? Creio que não hein…
“Vader em 09/04/2013 as 11:16
Mas há pilotos suíços qualificados no Gripen? Creio que não hein…”
Vader,
Pilotos suíços já voaram o Gripen tanto na Suíça quanto na Suécia (há várias matérias sobre isso aqui no Poder Aéreo). Só que sempre foi o modelo biposto (tanto o D quanto o demonstrador F). Pelo jeito, será a primeira vez que um piloto suíço vai voar um Gripen monoposto na Suíça (que dá a entender que ele treinou no Gripen C na Suécia).
“Me parece um excelente ponto de eliminação do Gripen NG do FX-2…”
Na verdade é uma oportunidade única de se defenestrar Le Jaca do F X-2, afinal Le Jaca B não é um conversor-treinador operacional, nos moldes do M-2000B; mas uma aeronave operacional como o M-2000D.
Oba, agora só nos falta livrarmo-nos da Embraer!!!
#embraerforadofx2
É bom p/ a FAB e melhor ainda p/ o Brasil!!!
Amigos, Para mim também não faz sentido esse ensaio de tiro. Afinal, o avião Gripen C está operacional com este canhão há muitos anos. Padrão de dispersão de ricochetes? Não precisaria levar dois aviões à Suíça para isso. Certamente existiria alguma montanha semelhante na Suécia. Por falar nisso, como será que se pode avaliar o padrão de ricochete? Talvez filmando com IR em voo noturno? Outra hipótese seria ver como funciona o radar para medir a distância de tiro com uma parede ao fundo. Será que isso é problema? Enfim, deve ter outro objetivo essa missão. Acho que não é… Read more »